Nestes meses mais quentes em que gostamos de estar mais lá fora, queremos o jardim, varanda ou terraço cheio de cor.
Aqui ficam algumas sugestões de plantas para todos os gostos e que poderá plantar já para ainda neste verão usufruir das florações exuberantes que estas plantas proporcionam. Escolha as que melhor se adequarem às suas condições de exposição solar e não se esqueça de lhes colocar um substrato adequado, adubar e regar regularmente.
BRINCOS-DE-PRINCESA — FUCHSIA HYBRIDA
Arbusto de folha persistente, mas que, nas zonas mais frias, fica caduco. Cresce até 1,5 metro de altura, é fácil de cultivar em canteiro, em vaso ou em floreira.
Floração: primavera, verão em vários tons de cor-de-rosa, encarnado e roxo.
Condições de cultivo: Zonas com meia-sombra, substrato fresco, bem drenado mas com matéria orgânica.
Manutenção: Regas regulares sem deixar encharcar as raízes. Devem ser adubadas mensalmente, ou mesmo quinzenalmente no período de floração com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas a seguir à floração, podem deixar-se os troncos com 30 cm apenas, tendo o cuidado de podar sempre acima de um par de gomos.
DIPLADÉNIA — MANDEVILLA SPLENDENS
Uma planta trepadora, muito resistente e de floração exuberante, facilmente cresce até dois ou três metros de altura. Ideal para cultivar no jardim e mesmo em vaso ou floreira na varanda.
Floração: Primavera, verão, outono em vários tons de cor-de-rosa, encarnado e branco.
Condições de cultivo: Zonas com meia-sombra, substrato bem drenado mas com matéria orgânica. Não tolera frio extremo nem geadas.
Manutenção: Regas regulares nos períodos de calor. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas a seguir à floração, durante o inverno, devendo remover-se os ramos florais do ano, bem como as flores e folhas velhas.
BUGANVÍLIA
Arbusto trepador que pode atingir 3 ou 54 metros de altura. Normalmente é de folha persistente, mas, nas zonas mais frias, pode perder as folhas. Fácil de cultivar no jardim, varanda ou terraço.
Floração: Primavera, verão, outono em vários tons de cor-de-rosa, encarnado e roxo, branco, amarelo, etc.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol, substrato bem drenado mas com matéria orgânica.
Manutenção: Regas regulares nos períodos de calor, bastante resistente à secura. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas a seguir à floração para garantir um bom desenvolvimento na época seguinte.
HORTÊNSIA — HYDRANGEA MACROPHYLA
Um arbusto de folha caduca que faz uns maciços muito bonitos e também é fácil de cultivar em vasos grandes e bem drenados.
Floração: Verão e início do outono, cor-de-rosa, roxa, branca, azul.
Condições de cultivo: Zonas com meia-sombra (poucas horas de sol de manhã ou ao final da tarde), substrato com pH ácido e rico em matéria orgânica.
Manutenção: Não resistem à secura, devem ser regadas regularmente. Necessitam de ser adubadas mensalmente no período de floração com adubo específico para plantas acidófilas. Se as quisermos azuis, temos de adubar com um azulador (adubo rico em alumínio). Devem ser podadas no inverno até à altura que pretendamos que fiquem.
GAURA — GAURA LINDHEIMERI
Uma herbácea de folha persistente que faz uns maciços floridos muito bonitos com 50-80 cm de altura. Ideal para canteiros e floreiras de baixa manutenção.
Floração: Primavera, verão, outono em vários tons de cor-de-rosa e branco.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol, substrato bem drenado mas com matéria orgânica. Não toleram frio extremo nem geadas.
Manutenção: Regas regulares nos períodos de calor, bastante resistente à secura. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração, com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas ligeiramente a seguir à floração.
HIBISCO — HIBISCUS ROSA-SINENSIS
Um arbusto de folha persistente que pode facilmente crescer até dois ou três metros de altura. Fácil de cultivar no jardim e em vaso.
Floração: Primavera, verão, outono em vários tons de cor-de-rosa e branco, amarelo, cor de laranja, etc.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol, substrato bem drenado mas com matéria orgânica.
Manutenção: Regas regulares nos períodos de calor para garantir que as flores não caem antes de abrir, bastante resistente à secura. Podem ser adubados pelo menos uma vez na primavera ou verão com um adubo orgânico para plantas com flor. Devem ser podadas a seguir à floração.
PANDOREA — PANDOREA JASMINOIDES
Arbusto trepador de crescimento moderado, mas que facilmente atinge três metros de altura. Rústico e fácil de cultivar no jardim e em vaso. Original com as suas flores em forma de campânula e sempre com dois tons.
Floração: Primavera, verão e início do outono, cor-de-rosa, roxo, branco.
Condições de cultivo: Zonas com sol pleno. Substrato rico em matéria orgânica mas com boa drenagem.
Manutenção: Toleram a secura, mas devem ser regadas regularmente. Necessitam de ser adubadas pelo menos duas vezes no período de floração. Devem ser podadas a seguir à floração.
PETÚNIA — PETUNIA SP
Há vários tipos de petúnias, todas elas herbáceas anuais; a Petunia surfinia, com os caules pendentes, é a mais usada em floreiras de janela e cestos suspensos. A Petunia grandiflora tem o caule mais ereto e é usada em canteiros e floreiras.
Floração: Primavera, verão, cor-de-rosa, encarnada, roxa, branca, amarela, riscas, etc.
Condições de cultivo: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado mas com matéria orgânica.
Manutenção: Não são resistentes à secura, devem ser regadas regularmente para não secarem. Devem ser adubadas mensalmente durante a floração, de preferência com um adubo orgânico para plantas com flor.
RAPAZINHOS — SALVIA MICROPHYLLA
Um arbusto perene de folha persistente muito rústico e fácil de cultivar, no jardim, na horta e também em vaso ou floreira. As flores são aromáticas e têm propriedades medicinais.
Floração: Primavera, verão, outono, cor-de-rosa, encarnada.
Condições de cultivo: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado mas com alguma matéria orgânica.
Manutenção: São resistentes à secura, mas crescem mais se forem regadas regularmente. Devem ser adubadas pelo menos uma vez na primavera e outono, de preferência com um adubo orgânico para plantas com flor.
SARDINHEIRA — PELARGONIUM SP
As sardinheiras são herbáceas perenes; as mais usadas em Portugal são os Pelargonium peltatum, com os caules pendentes e ideais para floreiras penduradas e cestos suspensos, e os Pelargonium zonale e Pelargonium graveolens, de caule mais ereto.
Floração: Primavera, verão e outono, cor-de-rosa, encarnada, roxa, branca.
Condições de cultivo: Zonas com muitas horas de sol direto com solo ou substrato bem drenado mas com matéria orgânica.
Manutenção: Muito resistente à secura, devem ser regadas quando está calor e o substrato está seco. Devem ser adubadas mensalmente no período de floração com um adubo orgânico para plantas mediterrânicas ou com flor. Podem ser ligeiramente podadas a seguir à floração.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.