Conheça algumas plantas que atraem a sorte.
Com a evolução da civilização, as plantas, além de alimento ou abrigo, passaram a ser relacionadas com sensações e emoções como o amor, a felicidade, a sabedoria, a saúde, a prosperidade e a sorte. A ligação do Homem às plantas tornou-se cultural e ainda hoje encontramos manifestações desta relação em princípios do feng shui, uma arte chinesa milenar.
Mas não só no Oriente é encontrada esta correlação: em várias culturas se acredita no poder “energético” das plantas mesmo que moldada pelas suas visões, modos de vida ou mesmo pela religião.
Mas, se há correntes e culturas que acreditam que determinadas plantas têm o poder de atrair saúde, dinheiro, amor, prosperidade ou sorte, por que não considerá-las no início de um novo ano que se prevê repleto de desafios?
Leia também:
Conselhos do mês para plantas de interior
TREVO-BRANCO
(TRIFOLIUM REPENS)
O trevo-de-quatro-folhas é uma das mais conhecidas plantas associadas à sorte. O que não é tão frequente é saber-se que esta relação provém da cultura celta, em que se acreditava que a planta afastava o diabo e que, quem encontrasse um trevo com quatro folhas poderia esperar algo bom.
Na Natureza, o trevo surge apenas com três folhas, sendo os exemplares com quatro folhas normalmente variedades cientificamente alteradas. A crença nesta planta é anualmente celebrada na Irlanda e nos Estados Unidos, no Dia de São Patrício, santo que acreditava que cada folha tinha um significado: fé, esperança, amor e sorte. Crenças à parte, é uma planta frequentemente utilizada em pastagens, e em sementeiras de relvados para jardins urbanos. Esta espécie não deve ser confundida com o falso trevo – Oxalys tetraphylla – uma planta mais frequentemente encontrada nos centros de jardinagem, sempre com quatro folhas, mas pertencente a outra família, das Oxalidaceae.
BAMBU-DA-SORTE
(DRACAENA SANDERIANA)
Conhecido por atrair saúde, alegria, sorte, unidade e amor, esta é uma planta usada no feng shui há mais de 5000 anos. Tornou-se muito comum na sociedade ocidental porque, além de elegante e fácil de cuidar, era frequentemente oferecida a um jovem casal ou no início de uma nova união comercial como símbolo de prosperidade, encontrada metaforicamente na união entre dois elementos: a água e a madeira. De acordo com a tradição chinesa, quanto mais pés, mais prosperidade
Esta Dracaena é das melhores opções para quem não quer deixar de apostar na sorte, mas não tem disponibilidade para cuidar de plantas: a água é o requisito fundamental − se for cultivado apenas neste meio, o ideal é utilizar água filtrada e livre de cloro (deixar repousar a água 24 horas antes de regar).
FILODENDRO
(PHILODENDRON SCANDENS)
Conhecida por atrair sorte e riqueza, é uma planta tropical que se desenvolve como trepadeira. Acredita-se que, para atrair prosperidade, esta planta não deve ser suspensa, mas induzida a crescer na vertical de forma a permitir a continuidade da energia. É muito procurada para interiores com luz e é muito simples de cuidar. É facilmente confundida com a jiboia ou hera-do-diabo − Epipremnum aureum ou Pothos.
ÁRVORE-DO-DINHEIRO
(PACHIRA AQUATICA)
Uma das plantas mais antigas a ser relacionada com a fortuna e que ainda hoje predomina na ornamentação de escritórios, casas, lojas e centros comerciais na Ásia devido a esta associação. Diz-se que a origem desta crença reside nas suas folhas: palmadas com cinco folíolos que se associam aos cinco elementos do feng shui: terra, fogo, madeira, água e metal.
Reza outra lenda que um camponês pediu ajuda a Deus para sair da sua vida de pobreza e que Deus lhe colocou no caminho uma árvore. O camponês, que levou a planta para sua casa, percebeu esta crescia sem grandes cuidados e resolveu comercializar a planta, passando a viver disso.
Nos centros de jardinagem, esta planta encontra-se disponível em vários tamanhos e formatos, sendo frequentemente comercializada com o tronco entrançado. Não precisa de muitos cuidados além de luz abundante e regas regulares.
PLANTA-DO-DINHEIRO
(PLECTRANTHUS NUMMULARIUS)
É muito frequente em Portugal a procura da tradicional planta do dinheiro. Normalmente referem-se ao Plectranthus coleoides (também procurado como incenso), uma planta de fácil cultivo, frequentemente utilizada na ornamentação de jardins, sobretudo em coberturas de solo. Pensa-se que esse nome comum derive da forma redonda das suas folhas, que se assemelham a moedas.
PLANTA-CHINESA-DO-DINHEIRO
(PILEA PEPEROMIOIDES)
Denominada também planta missionária, deve o seu nome à forma como chegou da China à Europa, nos anos 40, através de um missionário norueguês. Trata-se se uma planta de interior, de folhas arredondadas e crescimento rápido e tornou-se bastante popular como planta de casa porque requer poucos cuidados e confere um aspeto simples e contemporâneo a qualquer decoração.
Independentemente das crenças que tenhamos, as plantas vivas contribuem para a nossa saúde e bem-estar, melhorando a qualidade de vida, por isso, a escolha é simples: e•scolha ter plantas e feliz 2021!
Leia também:
Árvores para o jardim
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.