Sugestões de plantas que, sendo fáceis de manter, pouco exigentes em água e fertilização e resistentes a pragas e doenças, podem ser a escolha certa para quem quer ter um jardim bonito, mas sem grandes custos e trabalhos na sua manutenção. Há muitas outras, mas escolhi estas seis, às quais chamo muitas vezes plantas de combate ou plantas todo-o-terreno, pois são sempre uma escolha segura.
MAÇAROCO
ECHIUM CANDICANS
Este é um arbusto endémico da ilha da Madeira, de folha persistente e muito ornamental pela sua floração exuberante. Muito usado em jardins, taludes, jardins rochosos e também grandes vasos e floreiras. Resulta bem isolado e também em maciço.
Altura: 1-2 metros.
Floração: Inflorescências azuis que chegam a atingir 60 cm, de abril a agosto.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol e solos arenosos bem drenados. Prefere o calor e aguenta ar do mar.
Cuidados de manutenção: Regas só muito esporadicamente. Devem remover-se as folhas e flores secas. Pode fertilizar-se na primavera, antes do início da floração.
ALOÉ
ALOE VERA
É uma planta suculenta fácil de cultivar no jardim, em vaso ou em floreira. Há muitas espécies e variedades de aloé, mas este é aquele que tem mais propriedades medicinais; o seu gel , que se retira do interior das folhas é calmante de queimaduras e muito hidratante.
Altura: 1 metro.
Floração: Amarela na primavera e verão.
Condições de cultivo: Sol ou meia-sombra desde que tenha muita luz. Solos arenosos bem drenados, se plantar em vaso, utilize substrato para catos e suculentas. Prefere o calor, não aguenta geadas.
Cuidados de manutenção: Regas esporadicamente. Fertilização mensal nos meses de primavera e verão com adubo para catos e suculentas. Devem remover-se as folhas velhas, secas e amareladas. Resistente a pragas e doenças.
PITÓSPORO-ANÃO
PITTOSPORUM TOBIRA NANA
Este é um pequeno arbusto muito resistente que tem uma forma naturalmente arredondada, é muito usado em maciços, bordaduras, taludes e também em vaso ou floreira desde que tenha 40 cm de altura, para ter espaço suficiente para o desenvolvimento das raízes.
Altura: 40-70 centímetros.
Floração: Branca e muito perfumada na primavera e verão.
Condições de cultivo: Muito sol e solos bem drenados mas com alguma matéria orgânica. Prefere o calor, mas aguenta o frio desde que não seja muito prolongado.
Cuidados de manutenção: Regas só nas épocas de maior calor. Fertilização com adubo orgânico no início da primavera e final do verão. Deve podar-se durante o inverno, quando não está em floração, para rejuvenescer e manter a forma.
ZIMBRO
JUNIPERUS HORIZONTALIS
É uma planta conífera, rasteira que é excelente como planta de cobertura, para taludes e zonas onde se quer pouca manutenção, também se cultiva facilmente em vãos ou floreiras. A folhagem é muito densa e aromática; consoante a variedade, pode ser mais ou menos azulada e pode ser mais ou menos compacta.
Altura: 20-30 centímetros.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol direto. Solos leves, bem drenados, ligeiramente ácidos e com alguma matéria orgânica.
Cuidados de manutenção: Regas só quando está muito calor. Deve ser fertilizado no início da primavera com húmus e/ou um fertilizante orgânico. Pode ser ligeiramente podado no inverno, mas não aguenta podas radicais. Pode usar-se um mulching como a casca de pinheiro para evitar o crescimento de infestantes e conservar a humidade.
LOENDRO
NERIUM OLEANDER
É um arbusto mediterrânico muito resistente e usado um pouco por todo o País. Excelente para sebes floridas e de baixa manutenção. Atenção que todas as partes desta planta são venenosas, devem lavar-se bem as mãos após o seu manuseamento.
Altura: 1-2 metros.
Floração: Branca ou cor-de-rosa, da primavera até ao outono.
Condições de cultivo: Zonas com muito sol direto. Solos leves, bem drenados. Não aguenta bem geadas. Resistente aos ventos, incluindo o marítimo.
Cuidados de manutenção: Regas só quando está muito calor. Deve ser fertilizado na primavera e verão com húmus e/ou um fertilizante orgânico. Devem podar-se os ramos que floriram no inverno para garantir novas florações e controlar o tamanho.
AGAVE-DRAGÃO
AGAVE ATTENUATA
É uma planta tropical, suculenta fácil de cultivar no jardim, usada para sebes dissuasoras, ninguém se atreve a passar no meio dela. Resulta bem em taludes, maciços e zonas de pouca acessibilidade onde não se pretende muita manutenção. Pode ser cultivada em vasos grandes.
Altura: 1-2 metros.
Floração: Lança uma haste floral de 2-3 metros de altura, uma única vez na vida; a seguir a planta morre. Como demora 8-10 anos a florir, nessa altura já há muitos rebentos em volta da planta-mãe.
Condições de cultivo: Sol e solos arenosos bem drenados. Prefere o calor e não aguenta geadas.
Cuidados de manutenção: Regas esporadicamente. Fertilização com adubo adequado uma vez por ano. Devem remover-se as folhas velhas, secas e amareladas. Resistente a pragas e doenças.
Pode encontrar este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.