No inverno, as plantas também podem sofrer problemas que lhes causam graves danos. Selecionámos os seis males que deve combater agora em cada parte do jardim para o manter em perfeito estado de saúde.
1. Árvores
Vigie a processionária. A partir de meados do inverno, esta lagarta forma bolsas nas copas das árvores, secando as guias onde se instala e detendo o crescimento do exemplar. Se estão em ramos acessíveis, corte e queime as bolsas. Se optar pela luta química, deve combater com inseticidas na fase inicial.
2. Maciços de flores
Atenção às daninhas. Embora com o frio as daninhas não cresçam com tanta energia, estragam a estética do jardim e competem com as restantes plantas, convertendo-se no refúgio ideal de pragas e doenças. Para evitar esta situação, elimine-as com as mãos, molhando o solo no dia anterior, ou utilizando a enxada se as raízes forem muito profundas. Também pode recorrer a herbicidas de contacto ou sistémicos.
3. Relvados
Perigo de musgos. O aparecimento do musgo no relvado deve-se à ausência de Sol e ao excesso de humidade e os seus danos são bem mais estéticos. Pode prevenir a sua presença arejando o solo, pelo menos uma vez por ano, no outono. Se o relvado já se encontra invadido, aplique anti-musgo. Volte a semear a zona estragada.
4. Bolbos
Cuidado com o bolor. Os bolbos que florescem na primavera já devem estar plantados. São espécies muito sensíveis à humidade e ao ataque dos fungos de podridão, como a botritis. Para os combater, não regue em excesso e favoreça a ventilação, respeitando a distância de plantação. A drenagem deve ser eficaz.
5. Rosas
Ferrugem é letal. As suas rosas ainda podem sofrer um ataque de ferrugem. Trata-se de um fungo incurável que deixa a planta muito débil. A ação preventiva é o remédio mais eficaz de luta: favoreça a ventilação dos exemplares, não faça plantações muito densas; elimine as esporas invernantes com óleo mineral e faça fumigações preventivas com fungicida antes da nova brotada.
6. Arbustos
Atenção aos troncos. Alguns insetos esburacam os ramos e os troncos dos arbustos, causando graves danos. Espalhe no terreno granulado anti-insetos do solo para prevenir o seu aparecimento. Pode e queime as partes afectadas, aplicando injeções de inseticida nos furos.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.