Jardins, palácios & encantos naturais da Transilvânia

Transilvânia

20 – 28 junho 2026

Jardins, palácios e encantos naturais da Transilvânia

A Revista Jardins convida-o para esta nova extraordinária viagem que o leva a um dos territórios mais enigmáticos da Europa de Leste – a fantástica Transilvânia, rodeada de imensos bosques e aninhada nos Montes Cárpatos ao longo dos Balcãs. Esta região algo desconhecida por alguns, para além do deslumbrante cenário natural, possui um riquíssimo património de antigos mosteiros medieval, fortalezas, deslumbrantes palácios com seus notáveis jardins, sendo alguns deles Património Mundial da UNESCO.

Após a chegada a Bucareste, a dita ‘Little Paris’, a nossa rota começará pelo coração da enigmática TRANSILVÂNIA, começando por visitar a charmosa cidade histórica de Sinaia, com destaque para o Mosteiro de Sinaia, o sempre encantador Palácio Peles (residência real de Verão) e o famoso Bran Castle, castelo do Conde Drácula. Exploraremos a cidade de Brasov, o centro cultural da Transilvânia na Idade Média, com a Igreja Negra, a maior igreja gótica entre Viena e os Montes Urais! Continuando o circuito, passaremos ainda por Prejmer, visitando a sua Igreja Fortificadas, das mais famosas da Transilvânia e presentes na listagem da World Heritage da UNESCO, destacando ainda a pitoresca Cidadela de Sighisoara, onde pernoitaremos, com a sua famosa Torre do Relógio e a casa natal do Conde Drácula. Ainda na zona oriental, visitaremos o Jardim Botânico de Alexandru Borza (com 10,000 plantas de todo o mundo, com destaque do seu Jardim Japonês) e o clássico Giardino di Zoe, em estilo Italiano renascentista, em Banpotoc.

Passaremos ainda por Sibiu, um dos locais mais carismáticos da Transilvânia (tendo já sido Capital Europeia da Cultura em 2007), e atravessando os Montes Cárpatos, paragem em Curtea de Arges para visita à sua bela catedral. De regresso a Bucareste, faremos a apresentação da cosmopolita e charmosa capital romena, a ‘Pequena Paris’ da Europa de Leste, onde visitaremos o magnânimo Palácio do Parlamento, assim como o seu Jardim Botânico do Prof. Dimitrie Brândza.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da Diretora da revista e Arquiteta Paisagista Teresa Chambel. Um programa aliciante com cenários deslumbrantes e rico em Tesouros Naturais singulares, que esperam pela sua visita.

Voos

LH.1167 – 20 JUN – Lisboa – partida 12h40 – Frankfurt – chegada 16h45 – duração 3h05
LH.1422- 20 JUN – Frankfurt – partida 20h20 – Bucareste – chegada 23h40 – duração 2h20
LH.1417- 28 JUN – Bucareste – partida 17h15 – Frankfurt – chegada 18h50 – duração 2h35
LH.1172 – 28 JUN – Frankfurt – partida 21h15 – Lisboa – chegada 23h30 – duração 3h15

Programa

Dia 1 | 20 Junho (Sáb.) | Lisboa – Bucareste

Comparência pelas 10h00 nas partidas do Terminal 01, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo LH.1167, partida às 12h40 com destino a Frankfurt. Chegada a Frankfurt às 16h45 e após formalidades de trânsito, embarque no voo LH.1422 às 20h20, com destino a Bucareste. Jantar livre.
Chegada à capital romena às 23h40. Recepção e assistência pelo nosso representante local e transporte em autocarro privativo ao hotel perto ao aeroporto. Alojamento no Hotel Hilton Garden Inn Bucharest Airport 4*.

Dia 02 | 21 Junho (Dom.) | Bucareste – Sinaia – Azuga – Brasov

Após pequeno-almoço no hotel, saída pelas 09h00 em direção a Sinaia, onde iremos desfrutar de toda aquela atmosfera aristocrática desta fascinante cidade. Começamos por visitar o Mosteiro de Sinaia, fundado em 1695 pelo Príncipe Mihail Cantacuzino, batizado em honra do Mosteiro Sta. Catarina no Monte Sinai, no Egipto. Consiste num complexo com dois pátios, cada um com uma pequena igreja em estilo Bizantino; a “Biserica Veche”  (a Igreja Antiga) de 1695 e a “Biserica Mare” (A Igreja Nova) de 1846. Hoje habitado ainda por monges ortodoxos, são os guardiões duma excelente biblioteca com autênticas jóias da literatura (algumas pertencentes à família Cantacuzino), como a edição mais antiga da Bíblia, traduzida para romeno, de 1668, que está hoje em dia em exposição no Museu do Mosteiro, inaugurado em 1895, com uma colecção de objetos religiosos da Roménia desde o séc. XVII. De seguida visitaremos os jardins e o respectivo fantástico Palácio Peles Castle, uma verdadeira obra-prima da Arquitetura Neo-Renacentista alemã, considerado como um dos exemplares mais espetaculares de Castelos da Europa. Este Palácio serviu como a residência de Verão da família real e os seus 160 quartos estão decorados com os melhores exemplares da Arte Europeia da época, bem como alguns belíssimos candelabros de cristal.

Seguiremos para a região vitivinícola de Azuga, nos Montes Cárpatos, onde visitaremos a Adega Rhein Azuga, os antigos fornecedores da Corte Real da Roménia, desde 1892, que desde 2006 passou a ser designada como fornecedor de sua majestade Miguel I. é também considerada a mais antiga adega produtora de vinho espumante usando o método tradicional da região francesa Champagne. Faremos uma saborosa Degustação de Vinhos, seguida de almoço na propriedade.

De tarde seguiremos em direção a Brasov. Chegada ao final da tarde e algum tempo livre para explorar o centro. Jantar e alojamento no Hotel Aro Palace 5*.

Dia 03 | 22 Junho (2ª F.) | Brasov

Após pequeno-almoço no hotel, saída pelas 09h00 em direção á pitoresca cidade medieval de Brasov, um polo cultural e comercial que remonta ao séc. XIII, que ainda preserva aos dias de hoje aquele espírito medieval, sendo a capital de distrito da Transilvânia. Pela sua localização nos Balcãs e apesar da sua maioria populacional ser romena, também possui alguns húngaros e uma minoria de alemães. Visitaremos o monumento mais emblemático, a Igreja Negra, um magnífico exemplo da Arquitetura Gótica, tendo sido construída pela comunidade alemã da cidade entre os séc. XIV-XVI, permanecendo até hoje o principal monumento gótico da Roménia, assim como dos maiores nos Montes Urais e dos mais importantes locais de culto luterano da região.

Faremos uma pausa no agradável centro histórico, seguida de um almoço tradicional da Transilvânia no Restaurante Sergiana. De tarde, subiremos ao topo do Monte Tampa, através do seu funicular, para disfrutar duma excelente panorâmica sobre Brasov. Regresso ao centro histórico e após check-in no hotel, restante final de tarde livre a gosto pessoal. Saída pedestre para jantar no Restaurante Gaura Dulce. Alojamento no Hotel Aro Palace 5*

Dia 04 | 23 Junho (3ª F.) | Brasov – Bran – Rasnov – Brasov

Após pequeno-almoço no hotel, saída pelas 09h00 em direção ao coração da Transilvânia, para a região de Bran, ainda no Condado de Brasov, para a visita ao sempre místico Castelo de Bran. Envolto em misteriosas lendas, este Castelo-Fortaleza, é um monumento nacional e marco histórico da Roménia, albergando hoje em dia o Feudal Art Museum. A fortaleza situa-se na fronteira entre a Transilvânia e a Valáquia, encravado na floresta no sopé dos Cárpatos. Conhecido habitualmente como o “Castelo do Drácula”, é promovido como a residência da personagem do Conde Drácula, criada pelo escritor Bram Stoker, obra que conduziu à persistência do mito de que este castelo terá servido, em tempos, de residência ao Príncipe Vlad III (Vlad Tepes), governador da Valáquia e conhecido pelo ‘O Empalador’, devido ás punições excessivamente cruéis e sádicas que impunha aos seus prisioneiros a quando das lutas contra a invasão dos turcos do Império Otomano, durante os seus três reinados (em 1448, entre 1456-62 e em 1476). Vlad III herdou o apelido de seu pai, Vlad II: guerreiro da Ordem do Dragão, símbolo de seu principado e destinada à defender o cristianismo e o Império da ameaça dos Otomanos. Em romeno “drac” significa dragão e “ulea”, filho de; assim, Vlad II foi chamado de Vlad Drácula, ou seja “o filho do Dragão”. A palavra “drac” também pode significar demónio.

Almoço na charmosa Tea House nos jardins do castelo. De tarde, no regresso a Brasov, paragem em Rasnov para visitar a sua fortaleza, uma das mais importantes cidadelas medievais da Roménia que está em restauro, mas sendo possível visitar o seu jardim. Regresso a Brasov ao final da tarde. Jantar e alojamento no Hotel Aro Palace Hotel 5*.

Dia 05 | 24 Junho (4ª F.) | Brasov – Prejmer – Sighisoara  

Pequeno-almoço no hotel. Saída pelas 09h00, em direção a Prejmer, uma das mais famosas igrejas fortificadas de toda a Transilvânia, datada do séc. XIII, sendo uma das sete igrejas saxónicas fortificadas, classificadas como Património Mundial pela UNESCO. Trata-se dum igreja em estilo gótico protegida por uma muralha circular com 4m de espessura, junto à qual estão construídas cerca de 164 casas, com pelo menos 300 anos, sendo consideradas monumentos históricos, onde os seus residentes viviam e guardavam víveres para sobreviverem em caso de algum cerco prolongado durante as constantes invasões, estando Prejmer na linha da frente dos ataques inimigos, pela sua localização mais a Oriente. As igrejas fortificadas que surgiram por toda a Roménia e em especial nesta região mais recôndita, tinham um papel vital, o de proteção das vilas contra os ataques dos Turcos ou Tatares. Continuaremos a nossa rota para Sighisoara.

Chegada e almoço no centro histórico, no Restaurante Casa Vlad Dracul. De tarde visitaremos o seu centro histórico, estabelecido no séc. XII, sendo uma das mais bem preservadas cidades amuralhadas e ainda habitadas, da Europa e hoje em dia também classificada de Património Mundial pela UNESCO. O seu ex-libris de visita é a Torre do Relógio (Turnul cu Ceas), construído no séc. XIII, com 64m de altura, que é imperdível de se ver enquanto percorremos as ruas calcetadas dentro da cidadela. Hoje em dia é o Museu de História da cidade. Mesmo ao lado encontramos a Igreja do Mosteiro (Biserica Mânastirii Dominicane), de estilo gótico e datada do séc. XIII. A Praça da Cidadela foi outrora habitada pelas famílias nobres da cidade, destacando a Casa da Rocha (construída após o grande incêndio de 1676); os Paços do Concelho (datado de 1888) e a Casa de Vlad Dracul (onde viveu Vlad II Dracul entre 1431-35 e onde nasceu o seu filho Vlad, o Empalador, que inspirou a persona Conde Drácula). Check-in no hotel e distribuição dos quartos. Jantar e alojamento no Hotel DoubleTree by Hilton Cavaler 4*.

Dia 06 | 25 Junho (5ª F.) | Sighisoara – Turda – Cluj Napoca

Após pequeno-almoço no hotel, saída pelas 09h00, em direção à região de Turda, uma das mais antigas da Roménia, repleta de histórias e lendas. Um dos seus tesouros naturais, são as Minas de Sal, composta por várias minas, sendo a entrada pela Franz Josef Gallery realizada entre 1853-70, para facilitar o transporte do sal até à superfície. Consideradas como a mais espetacular formação natural subterrânea, escavada pelo Homem, serviu durante a II Guerra Mundial foi um abrigo para a população local dos raides aéreos e mais tarde entre as décadas de 60 & 80, um armazém de queijos pelas suas excelentes condições naturais de preservação! Possui várias galerias, batizadas de Mina Rudolf; Mina Theresa; Mina Gisela; Mina Joseph (ou do Eco); Mina Anthony e ainda as 3 câmaras; The Crivac, The Registry e a Extraction Shaft.

Seguiremos para Cluj Napoca. Almoço em restaurante local a designar. De tarde visitaremos o Botanical Garden Alexandru Borza, que ocupa 14 hectares e alberga cerca de 10,000 plantas oriundas dos quatro cantos do Mundo. Possui colecções diversas, estufas e jardins temáticos, destacando-se o Jardim Japonês.
É gerido pela Universidade Babes-Bolyai, tendo como missão 3 pontos; a pesquisa, o ensinamento e a educação sobre botânica, possuindo um Museu Botânico com um Herbário com uma colecção de mais de 800 ervas medicinais, uma colecção de madeiras, outra de sementes e dois raros espécimes (1 macho
e 1 fêmea) da planta Welwitschia mirabilis do deserto da Namíbia (de 1900). Ao final da tarde, check-in no hotel e distribuição dos quartos. Jantar e alojamento no Hotel DoubleTree by Hilton Cluj City Plaza 4*.

Dia 07 | 26 Junho(6ª F.) | Cluj Napoca– Banpotoc– Sibiu

Pequeno-almoço no hotel. Após check-out, saída às 09h00 em direção a Banpotoc, onde se encontra o jardim I Giardino di Zoe, um elegante jardim em estilo aristocrático italiano renascentista, Ímpar em toda a Roménia, criado pelo Italiano Giovanni Salvatelli (oriundo de Ancona que aqui chegou aos 18 anos e fez fortuna), como uma prenda para a sua primeira neta ‘Zoe’, que sem uma formação académica de Arquitetura Paisagista, apenas inspirado no seu amor pela sua neta e pelo mundo da jardinagem, em especial nos jardins visitados em Itália. Centenas de árvores ornamentais, arbustos e floreiras, cada um colocados em local específico com um apurado cuidado estético, fontes atraindo aves que criam uma banda sonora natural, formam um puzzle de diferentes padrões criando assim um cenário de conto de fadas com charme da Toscana italiana!

Seguiremos em direção a Sibiu, um dos locais mais bonitos e carismáticos da Transilvânia. Faremos uma primeira paragem no Palácio Bruckenhall para almoço. De tarde, início do Tour pedestre guiado pela antiga capital Europeia da Cultura 2007 e joia cultural da Transilvânia, começando pela Praça Maior, onde veremos a Câmara, a Torre do Concelho e visitaremos o Museu Brukenthal. Depois passaremos pela Praça Menor, a Praça Huet, a Ponte do Mentiroso, terminando com visita à Igreja Evangélica. Check-in no hotel e restante final de tarde livre. Jantar e alojamento no Hotel Continental Forum 4*

Dia 08 | 27 Junho (Sáb.) | Sibiu – Curteade Arges – Bucareste

Após o pequeno-almoço no hotel, pelas 09h00, continuaremos o nosso trajeto, por entre um belo cenário com os Montes Cárpatos como fundo, parando na margem direita do rio Arges, para visitar a cidade Curtea de Arges, um marco na História da Idade Média do país. Visitaremos a bela catedral do Mosteiro de Curtea de Arges, construído pelo príncipe da Valáquia Bassarabe V (reinou entre 1512-1521), sendo o santuário da família real romena, estando aqui os santuários de Carlos I da Roménia e sua esposa Isabel de Wied; Fernando I da Roménia e sua esposa Maria Saxe-Coburgo-Gota; Miguel I da Roménia e sua esposa Ana Boubon-Parma e ainda Carlos II. Datada do séc. XVI, é um dos mais antigos e mais valiosos monumentos da Arte Medieval de toda a Roménia. Almoço em pleno centro histórico, no Restaurante Curtea Veche.

De tarde seguiremos de regresso à capital romena, fazendo um tour panorâmico pela cidade, vendo os locais mais emblemáticos desta dinâmica cidade também conhecida como ‘A Pequena Paris’, sendo a 6ª maior capital da União Europeia. Passaremos pelo Arco do Triunfo, atravessando a famosa Rua Kissellef, conhecida como os ‘Champs-Elysées Romenos’. Veremos ainda a Praça da Universidade, a Praça Romana, a Praça da Constituição e a Praça da Victória. Após check-in, algum tempo livre para explorar a área comercial envolvente no centro histórico, com muita oferta de lojas internacionais ou marcas locais, muitos cafés acolhedores, restaurantes simpáticos, dos mais pequenos aos mais frequentados, belos monumentais… um pouco de tudo para todos os gostos! Em hora a indicar, comparência no hotel e saída pedestre para o nosso Jantar Especial de Despedida, em restaurante emblemático no centro histórico (NOTA: sugerimos indumentária casual florida). Alojamento Hotel Novotel Bucharest City Centre 4* Sup.

Dia 09 | 28 Junho (Dom.) | Bucareste – Lisboa

Após o pequeno almoço no hotel e respetivas formalidades de Check-out, saída em autocarro privativo para visitaremos o gigantesco Parlamento (conhecida como ‘A Casa de Ceausescu’), o segundo maior edifício parlamentar do Mundo, a seguir ao Pentágono nos EUA. Faremos ainda uma paragem junto
à Igreja Patriarcal para a foto de despedida do Grupo JdM. Seguiremos para uma exclusiva visita guiada ao Jardim Botânico de Bucareste. Criado em 1874, este jardim passou a ser gestão da Universidade de Bucareste, sendo que o mérito do seu estabelecimento e do respectivo desenvolvimento pertencem ao Professor Dimitrie Brândza. Atualmente, possui várias colecções de plantas (ora vivas ora preservadas) que estão bem documentadas, sendo utilizadas como ferramentas na instrução dos estudantes de Botânica, nas suas pesquisas científicas. Entre elas destacamos a sua colecção de sementes e frutas, de
cogumelos, de vegetais, mais de 1500 gravuras representando plantas da flora romena, para além de dioramas e exposições de valor histórico-botânico. De regresso ao centro da cidade, Almoço de Despedida em restaurante local.

Comparência no lobby do hotel às 14h30, para transporte privativo ao aeroporto de Bucareste. Chegada e formalidades de embarque, para partida no voo LH.1417 às 17h15 com destino a Frankfurt. Chegada a Frankfurt ás 18h50 e após novas formalidades de trânsito, embarque no voo LH.1172, ás 21h15, com
destino a Lisboa. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado às 23h30.

Alojamento

BUCARESTE (ARREDORES) – Hotel Hilton GardenInnBucharestAirport4*
SINAIA – Hotel Aro Palace5*
SIGHISOARA – Hotel DoubleTreebyHilton Cavaler4*
CLUJ NAPOCA – Hotel DoubleTreebyHilton ClujCityPlaza4*
SIBIU – Hotel Continental Forum4*
BUCARESTE (CENTRO) – Hotel Novotel BucharestCityCentre 4*

Preços

PVP Assinante*PVP Normal*
Em Quarto Duplo3390 €3490 €
Supl. individual310 €370 €

*Preços p/ Pessoa (c/mínimo de 30 participantes)

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 31 de dezembro de 2025 
Para reservar o seu lugar, envie email para: paulo.pinto@cooltravel.pt
Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.
Sinalização mínima: 390€ (não reembolsável se cancelar após 1 ABRIL/26)
1ª Reforço: 500€ até 31/JAN/26
2ª Reforço: 1000€ até 31/MAR/26
Liquidação do remanescente: até 20 MAIO/26
Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para o NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390
Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt