Nome científico: Monstera deliciosa
Nome comum: Costela-de-adão
Família: Araceae
Origem: Florestas tropicais do Sul do México e Panamá
Ciclo de vida: Perene
Dimensão: Até 10 metros de altura
Época de floração: Verão, mas raramente floresce em espaços interiores
Propagação: Por estaca caulinar e mergulhia
Época de plantação: Primavera, Verão e Outono
Utilização paisagística: Planta de interior ou no exterior se protegida
Características
A Monstera deliciosa é uma planta com folhas grandes, recortadas, lustrosas e sempre-verdes que fazem dela uma das preferidas para colocar no interior de casa. Quanto mais velha a planta, mais perfurações as folhas irão ter. Na natureza pode crescer até aos 20m de altura, mas em ambiente doméstico apenas alcança 2 ou 3m. As inflorescências são cremes e aromáticas. O fruto é comestível e saboroso.
Condições de cultivo
A costela-de-adão é uma planta tropical. Gosta de solos com textura leve-média, húmidos e ricos em matéria orgânica. Deve estar exposta a uma luz abundante mas indireta. Não é tolerante a geadas ou temperaturas negativas sem proteção. A temperatura deve estar entre os 20 a 30 ºC. Temperaturas próximas de zero graus podem ser toleradas desde que se encontre abrigada.
Manutenção
Regar ocasionalmente sempre que a superfície do solo estiver seca ao toque. Fazer fertilização de cobertura ou foliar a cada 2 meses desde a primavera ao outono. Proteger de correntes de ar fortes e evitar expô-la a janelas frias e ensombradas durante o Inverno.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.