Saiba como reduzir, reutilizar e reciclar.
Nos dias de hoje, a sustentabilidade é para nós um tema que terá de fazer parte, cada vez mais, do nosso dia a dia, do nosso ADN. Com pequenas ações podemos fazer grandes mudanças. Há uma necessidade urgente de mudança pelo bem de todos. Tornar a nossa varanda sustentável pode ser mais um contributo. Reparem, num prédio, a quantidade de soluções diferentes e em altura que podem fazer a diferença.
Nós já reciclamos, reutilizamos e reduzimos de tantas formas, mas ainda, precisamos e podemos fazer mais, do interior das nossas casas para o exterior.
Através da política dos 3R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar –, lanço o desafio de cada um de nós, aplicar pelo menos um R nas nossas varandas. O que acha da ideia? Juntos podemos fazer a diferença!
Partilho algumas ideias muito simples de decoração, materiais que nos trazem mais benefícios em detrimento de outras, escolha das plantas certas, etc.:
Reduzir
• Optar por plantas autóctones – melhor adaptação às condições atmosféricas, menos necessidades hídricas. Não tenha vergonha e peça ajuda no viveiro para escolher as plantas da nossa flora. Já partilhei previamente, mas reforço a Sigmetum como viveiro de referência para as plantas autóctones. Um trabalho louvável de arquitetos paisagistas que se preocupam com a nossa identidade e ambiente.
• Optar preferencialmente por vasos de terracota e/ou madeira – mantêm de forma mais ecológica a humidade do solo. A tradição combinada com a ecologia.
• Optar por um doseador de água em vidro no solo – diminuir o desperdício de água, a planta absorve a água à medida que vai precisando.
• Ter uma pequena horta de aromáticas e alguns legumes a uma pequena distância. Ecológica e didática ao mesmo tempo.
Reutilizar
• Utilizar as garrafas de vidro como vasos ou suportes de iluminação.
• Uma ideia, mais fora da caixa, é dar uso à água acumulada dos desumidificadores.
• Utilizar a lenha também como motivo decorativo: Uma palete bem arrumada dá sempre mais formas ao nosso espaço.
Reciclar
• Escolher um local para fazer compostagem doméstica, através de restos de folhas, papel, restos de fruta e hortaliças, e transformar em composto. Enriquecimento natural do solo.
• Pode sempre dar uma nova vida a algum objeto de que queira desfazer-se através do seu restauro.
O mais importante neste momento é começar. Com pequenos gestos, vamos contagiando e apelando para o cuidado com a nossa Natureza.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.