Saiba quais são as principais características desta praga e como combatê-la.
Praga
Ácaro dos gomos ou ácaro das gemes do limoeiro (Eriophyes sheldoni)
Características
Os adultos são de cor amarelo-claro com corpo vermiforme, anelado, medindo (0,1-0,3 mm)
Ciclo biológico
Este ácaro, refugia-se nas gemas durante o inverno, reproduzindo-se durante todo o ano. No verão desenvolve uma geração em 15 dias e no inverno em 30, preferindo sempre humidades relativas altas (100%).
Plantas mais sensíveis
Citrinos, em especial nos limoeiros.
Danos/sintomas
Vive e alimenta-se dos gomos florais e foliares. Nos gomos terminais, interrompe o crescimento dos ramos, crescendo estes com formas em zig-zag. Verifica-se uma deformação das folhas, que ficam assimétricas, pequenas e distorcidas. O ataque nos gomos florais, causa uma distorção nos frutos. Em ataques severos, pode deformar 50% dos limões.
Combate biológico
Prevenção/aspetos agronómicos
Reduzir a fertilização azotada e pulverizar a planta com produtos contento estratos naturais de alho; arrancar as infestantes hospedeiras destes ácaros; comprar material vegetal isento desta praga.
Luta química
Aplicação de enxofre molhável. Pulverizar as plantas com inseticida biológico à base de neem, sabão de potássio ou macerado de urtiga e 4 dias. Aplicar um inseticida contendo “óleo de verão” no outono-inverno.
Luta biológica
Efetuar largadas dos auxiliares com as Crisopas, uma pequena coccinela e o Stethorus punctillum. O ácaro Enseius stipulatus é também utilizado na luta contra esta praga.
Foto: Pedro Rau
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.