Pragas e Doenças

Ácaro dos gomos

Saiba quais são as principais características desta praga e como combatê-la.

Praga

Ácaro dos gomos ou ácaro das gemes do limoeiro (Eriophyes sheldoni)

Características

Os adultos são de cor amarelo-claro com corpo vermiforme, anelado, medindo (0,1-0,3 mm)

Ciclo biológico

Este ácaro, refugia-se nas gemas durante o inverno, reproduzindo-se durante todo o ano. No verão desenvolve uma geração em 15 dias e no inverno em 30, preferindo sempre humidades relativas altas (100%).

Plantas mais sensíveis

Citrinos, em especial nos limoeiros.

Danos/sintomas

Vive e alimenta-se dos gomos florais e foliares. Nos gomos terminais, interrompe o crescimento dos ramos, crescendo estes com formas em zig-zag. Verifica-se uma deformação das folhas, que ficam assimétricas, pequenas e distorcidas. O ataque nos gomos florais, causa uma distorção nos frutos. Em ataques severos, pode deformar 50% dos limões.

Combate biológico

Prevenção/aspetos agronómicos

Reduzir a fertilização azotada e pulverizar a planta com produtos contento estratos naturais de alho; arrancar as infestantes hospedeiras destes ácaros; comprar material vegetal isento desta praga.

Luta química

Aplicação de enxofre molhável. Pulverizar as plantas com inseticida biológico à base de neem, sabão de potássio ou macerado de urtiga e 4 dias. Aplicar um inseticida contendo “óleo de verão” no outono-inverno.

Luta biológica

Efetuar largadas dos auxiliares com as Crisopas, uma pequena coccinela e o Stethorus punctillum. O ácaro Enseius stipulatus é também utilizado na luta contra esta praga.

Foto: Pedro Rau

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar