Vídeos

Árvores de Fruto Fáceis de Cultivar

 

Hoje explicaremos tudo acerca das fruteiras, que são todas as espécies de árvores de fruto que naturalmente se cultivam não só nas hortas e jardins mas também em vaso, na varanda ou terraço.

 

Mas afinal, de que precisam estas plantas e quais são as espécies mais fáceis de cultivar em sua casa?

 

Necessidades

Todas as plantas têm um ambiente ideal para prosperarem e requerem alguns cuidados. No caso das fruteiras, suprir essas necessidades é essencial para que elas cumpram o seu propósito, ou seja, produzir fruta em quantidade e qualidade. Por outras palavras, uma árvore de fruto sem nutrientes, água ou luz solar suficiente não terá recursos para frutificar. Vejamos algumas necessidades destas plantas:

  • Várias horas de exposição solar;
  • Substrato bem drenado;
  • Rega durante a frutificação;
  • Fertilização uma ou duas vezes por ano

 

Leia também:

Por que motivo bebemos café?

 

Agradecimentos à Viplant. Filmado na Viplant Oeiras Garden.

Veja todos os vídeos aqui.

 

Árvores para cultivar em casa

 

Abacateiro (Persea americana) – Árvore tropical cultivada um pouco por todo o país. Não gosta de temperaturas abaixo dos 12ºC nem de geadas. Deve ser cultivado em solos bem drenados, pois não tolera o encharcamento das raízes. Apesar de ser uma espécie hermafrodita, convém ter pelo menos duas árvores para garantir a frutificação. O fruto deve ser colhido verde pois caem facilmente quando maduros e estragam-se.

Figueira (Ficus carica) – Árvore mediterrânica muito rústica. Precisa de muitas horas de sol direto e de um solo bem drenado. Não resiste ao frio, à geada nem ao encharcamento das raízes. Deve ser regada durante a frutificação e podada na estação fria. Pode ser plantado num vaso grande.

Oliveira (Olea europaea) – Árvore muito fácil de cultivar, tanto no terreno como em vaso. Resistente à secura, a oliveira dispensa rega mas frutifica melhor se for regada nos meses mais quentes. Cuidado para não regar demasiado e cultive-a sobre solos bem drenados de modo a não encharcar as raízes. Escolha um local, no mínimo, com cinco ou seis horas de sol direto diárias. Quanto à manutenção, basta uma poda anual e uma fertilização no início da primavera.

Laranjeira (Citrus sinensis) – Pode ser cultivada no terreno ou em vaso, para fins ornamentais ou produtivos, em locais expostos ao sol, com um substrato bem fertilizado e bem drenado. Tenha atenção às pragas e doenças!

 

Leia também:

Uso de cal em fruteiras

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar