Saiba quais são as principais características desta praga e como combatê-la.
Praga
Broca, Broca dos ramos ou Zeuzera (Zeuzera pyrina)
Características
O adulto é uma borboleta de 45-70 mm de abertura alar, de cor branca com manchas pretas. As larvas são amarelas com pontos pretos e atingem os 50-60 mm de comprimento.
Ciclo Biológico
A Zeuzera completa o seu ciclo em 1-2 anos. No estado adulto as borboletas, voam desde fins de maio até agosto/setembro, sempre ao fim da tarde e à noite. Colocam os ovos (cor rosa), nas axilas das folhas, galerias já feitas, lesões nos ramos jovens e gretas das arvores, nascendo as larvas passado 12-14 dias. As larvas escavam e desenvolvem-se no interior das galerias do tronco ou ramos, durante o 1º e eventualmente no 2º Invernos.
Plantas mais sensíveis
Macieiras, pereiras, marmeleiros, damasqueiros, pessegueiros, ameixeiras, nogueiras, nespereiras, videiras, oliveiras e muitas outras árvores fruteiras e florestais.
Danos/Sintomas
Escavam galerias, primeiro nos ramos mais jovens, passando sucessivamente para ramos mais grossos e velhos, chegando mesmo ao tronco. Estes órgãos lenhosos atacados, acabam por secar e morrer e os frutos acabam por cair mais cedo. Podem bastar duas ou três larvas para levar à morte da árvore.
Combate biológico
Prevenção/aspectos Agronómicos
Quando detectar serradura e excrementos rosados a sair dos ramos, tente introduzir o arame nas galerias para matar a larva; captura em massa, utilização de armadilhas sexuais na densidade de 10/ha, instaladas de maio a setembro; Utilização da técnica de confusão sexual, colocando 300 difusores/ha.
Luta biológica
Utilização de microorganismos-nemátodos entomoparasitas do género Neoaplectana e Beauveria bassiana e Hirsutella thompsonii. Existem ainda parasitoides como: Pristomerus vulnerator, Horogens punctrius, Schreineria zeuzerae, entre outros.
Foto: Pedro Rau
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.