Notícias

Carnaval 2019: Cascais mais ecológico e sustentável

 

A partir de agora, a Câmara Municipal de Cascais e os parceiros responsáveis de cada evento pretendem promover medidas ecológicas para um planeta mais saudável e limpo. Carnaval Malveira-Janes: Uma festa = um copo = melhor ambiente! É este o novo mote para este Carnaval Malveira-Janes. 

“A transição rumo a eventos sustentáveis tem de ser feita em conjunto: é um caminho que todos temos o dever de fazer. Mas se o esforço for partilhado os resultados serão sempre melhores. Este Carnaval é um marco fundamental dessa onda de mudança e os protagonistas são as coletividades organizadoras (Malveira e Janes), que não hesitaram em abraçar este desafio piloto. Vamos testar uma solução ecológica – os copos reutilizáveis – para reduzir o uso de copos de plástico descartáveis. Estes são produzidos com base em petróleo, usados durante poucos minutos e raramente reciclados levando centenas de anos a decompor-se”, explica Joana Balsemão, vereadora do Ambiente na Câmara Municipal de Cascais. “A necessidade de começar a fazer alguma coisa tornou-se incontornável e Cascais quer fazer a diferença.”

Neste evento, os copos reutilizáveis vão ser disponibilizados mediante um custo simbólico e podem ser guardados para recordação do Carnaval.

O objetivo é minimizar a pegada ecológica dos mais de 200 eventos que se realizam anualmente em Cascais. Pretende-se inspirar as pessoas a deixar de usar plásticos descartáveis no seu dia-a-dia. Duas alternativas ecológicas são os sacos de pano quando vão às compras ou os cantis para transportar água.

Para além disso, a Câmara irá aplicar já em 2020 um Regulamento de Eventos Sustentáveis.

Gostou deste artigo? Subscreva o nosso canal no Youtube e siga-nos no Facebook, no Instagram e no Pinterest.

Poderá Também Gostar