Jardins & Viagens

Conheça a beleza e originalidade da Ville d’Hiver em Arcachon

Vim passar os últimos dias do ano a Bordéus e um dos locais que vim visitar foi Arcachon, uma cidade balnear a cerca de 60 km de Bordéus. Queria muito vir cá, pois tinha curiosidade de visitar a Ville D’Hiver, uma das grandes atrações da cidade e uma verdadeira maravilha para quem gosta da arquitetura da Belle Époque, pois aqui encontra um verdadeiro catálogo de casas da época.

São cerca de 10 hectares com mais de 300 casas construídas entre o século XIX e o início do século XX, grande parte dela verdadeiramente bonitas e originais. Para além de passear pelas ruas, visitei também o Parc Mouresque, o miradouro de Santa Cecília com uma fantástica vista sobre a baia de Arcachon e o passadiço de São Paulo, que nos permite desfrutar de maravilhosas vistas sobre a paisagem.

Podemos aceder à Villa d´Hiver através de um elevador que vem da zona mais baixa da cidade até ao parque e a partir daqui visitar as ruas e procurar as casas, eu fui de carro até lá cima e depois percorri a pé o parque e as várias ruas, em busca das casas, cada uma mais bonita que a outra!

VILLA ALEXANDRE DUMAS

Villa Alexandre Dumas

Estas ruas e estas casas formam um mosaico de construções excêntricas que foi começado pelos irmãos Pereire no século XIX, eles eram banqueiros e os proprietários dos caminhos de ferro do Midi e foram os grandes impulsionadores de Arcachon. Com a construção do casino (que infelizmente ardeu) e do parque e das primeiras casas, deram origem a um local que era procurado pela aristocracia e monarquia da Europa, para férias.

Tornou-se moda ter uma casa aqui, e quanto mais excêntrica e original, melhor… há de tudo: chalés suíços, pavilhões mouriscos, casas neoclássicas, arquiteturas extravagantes, escadarias monumentais, varandas, terraços e jardins exóticos.

Há algumas casas notáveis como a “Villa Alexandre Dumas”, a “Villa Teresa” ou a “Villa Bremontier”, que impressionam pela sua dimensão e opulência. Mas eu fiquei igualmente encantada com algumas casas mais pequenas, mas de uma beleza e equilíbrio extraordinários como a “Villa Antonina”, “Villa Les Boutons D’Or”, “Les Coquelicots “, “Villa Decartes “, etc.

VILLA TERESA

Villa Teresa

São centenas de casas, e podemos passar horas a deambular pelas ruas e a observar as casas, e em cada esquina nos vai aparecer uma mais encantadora, pela dimensão, pela forma, pela arquitetura, pela envolvente, pelas cores.

Grande parte dela está impecavelmente mantida e vê-se que ainda são casas de família, muitas delas estão fechadas, pois imagino que sejam casas de férias. Algumas de maior dimensão como a Villa Teresa, foram convertidas em pequenos condomínios e transformadas em apartamentos.

VILLA MARGUERITE

Villa Marguerite

Para quem quiser conhecer cada recanto e a sua história, há visitas guiadas organizadas ao longo do ano e para saber quando são podem consultar o site.

A Basilica de Arcachon, também merece uma visita, bem como um passeio à beira mar, onde também há algumas casas bonitas muitas delas com ligação direta para a praia. Mas o verdadeiro encanto, está quanto a mim nas encostas repleta de casas Arte Nova, em que o ambiente da Belle Époque se faz sentir e nos faz viajar no tempo, um ambiente que sentimos também em Sintra.

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


 

Poderá Também Gostar