Angers, 14 a 16 janeiro 2025
É uma feira única em França e na Europa especializada nas técnicas de produção do mundo vegetal. Aqui podemos encontrar todo o tipo de produtores de plantas: horticultores, fruticultores, viticultores, produtores de sementes, soluções para a saúde das plantas, adubos, de energias alternativas maquinaria, ferramentas, tecnologia, consultoria, etc.
Há grandes desafios no mercado no que toca às alterações climáticas, à produção sustentável, à produção biológica e às energias alternativas, e esta feira pretende dar resposta a muitas destas preocupações dos produtores.
Conferências e a mesas-redondas
Durante a feira decorrem conferências, apresentações e mesas-redondas. Tive ocasião de assistir a algumas delas, nomeadamente sobre os desafios que se apresentam aos agricultores em França, caso das constantes alterações no mercado, da exigência dos consumidores.
Produção de legumes e frutas
Apercebi-me da importância da fileira dos legumes e frutas e das grandes reflexões que o mercado e alguns produtores estão a fazer.
As alterações climáticas são um grande tema. Muitos produtores têm de perceber se as variedades que estão a produzir fazem sentido, porque, com as alterações climáticas, têm de se adaptar.
Empresas que surpreenderam
Num universo de 700 empresas, destaco alguns que me chamaram à atenção.
Haberschill
Um produtor de plantas jovens com um enorme catálogo de variedades. A forma como apresenta e organiza a comunicação das plantas é muito original: plantas com sabores surpreendentes, plantas melíferas, plantas úteis para o jardim, plantas pet-friendly, plantas para o bem-estar, plantas com flores grandes, plantas para flores de corte, para cobertura do solo, etc.
- Plantas aromáticas
- Sementes
Fruits Rouges @ CO.
Uma empresa que reúne 370 produtores de frutos vermelhos. Produz morangos, framboesas, groselhas, amoras e mirtilos, vendendo grande parte do ano toda uma gama de frutos frescos e também transformados em coulis, congelados, purés, etc.
Os produtos são 100% naturais, sem corantes, sem açúcares adicionados, sem aromas nem conservantes.
Chicorium
Uma empresa francesa com mais de 30 anos, especializada e certificada na produção de endívias biológicas., Fornece raízes de endívias biológicas aos agricultores para que estes possam começar a sua produção.
Philipe Blanquet, o seu diretor-geral, é especialista na área que já fez consultoria nos quatro continentes para ensinar os agricultores a cultivar esta hortícola.
Havia muitas empresas de plantas como a Ducrettet, a Voltz, a Selecta de sementes, de sementes em geral como Agrosemens, especialistas em batatas como a Douar Den, empresas de estufas, de energias alternativas, produtos biológicos para tratamentos das culturas, etc.
- Produtor de vinho
- Máquinas
Alterações bioclimáticas
Nesta feira estão refletidas as preocupações com as alterações climáticas e falta de água, sendo apresentadas muitas soluções para a gestão de água e rega inteligente, assim como muitas opções de energias alternativas e soluções bio para fertilização – os bioestimuladores são um dos grandes temas.
- Controlo biológico
- Tecnologia de monitorização de insetos
Visita a produtores
Tivemos oportunidade de visitar dois produtores, uma cooperativa de produtores de fruta e um produtor biológico de plantas aromáticas.
Cooperativa de verduras de Angers (Vergers d’Anjou)
Teve origem em 1945, tem 85 produtores de cássis (groselha-preta), groselha, pera e maçã; os frutos vermelhos são apenas para a produção industrial.
Especializaram-se na produção da maçã Pink Lady, sendo um dos principais produtores da Europa desta variedade australiana.
Os produtores selecionam as variedades que produzem e decidem se vão produzir as mais vulgares ou se optam pelas variedades premium, que têm mais valor.
A cooperativa tem uma capacidade de armazenamento de 40.000 toneladas.
A calibragem das maçãs é feita de forma automatizada por uma calibradora enorme, que pode calibrar até 150 toneladas por dia.
Bioplant
A empresa-mãe é suíça e existe desde 1929. Trata-se duma empresa subsidiária em França que foi criada em 2021 e que só produz plantas aromáticas biológicas em vasos, também eles recicláveis. Estas plantas destinam-se à grande distribuição em França. Tem cerca de 11 hectares e 1,5 hectares de produção em estufa.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.