Jardim

Conheça melhor a sua Alfazema

Lavandula é um género de 47 espécies de plantas com flor da família das mentas, Lamiaceae. São nativas da África, Ásia e Europa e muitas espécies são cultivadas extensivamente em climas temperados como plantas ornamentais para uso em jardins, uso como ervas culinárias e também para a extração de óleos essenciais.

A espécie mais amplamente cultivada, Lavandula angustifolia, costuma ser chamada de lavanda e tem sido usada ao longo dos séculos na medicina tradicional e cosmética.

Outras espécies ornamentais comumente cultivadas são L. stoechas, L. dentata e L. multifida. Como as formas cultivadas são plantadas em jardins em todo o mundo, ocasionalmente são encontradas crescendo selvagens por extravio em zonas onde não são autóctones.

Esse crescimento espontâneo geralmente é inofensivo mas nalguns casos as espécies de Lavandula tornaram-se invasoras, como na Austrália e em partes da Espanha.

A alfazema floresce melhor em solos secos, bem drenados, arenosos ou com cascalho, sob pleno sol. Todos os tipos precisam de pouco ou nenhum fertilizante e muito boa circulação de ar.

Clique aqui para comprar esta planta na Loja Online da Viplant.

Em zonas com humidade elevada, o apodrecimento das raízes devido à infecção por fungos pode ser um problema. Mulching pode reter muita água ao redor da base das plantas, causando o apodrecimento das raízes.

Ela cresce melhor em solos com pH entre 6 e 8. A alfazema é colhida manualmente e os tempos de colheita variam dependendo dos usos pretendidos.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar