Jardim

Conheça melhor a sua Buganvília

Bougainvillea é um género de trepadeiras ornamentais espinhosas, arbustos ou árvores. É nativo da zona Este da América do Sul, Brasil, Peru e sul da Argentina.

A inflorescência consiste em grandes brácteas coloridas semelhantes a sépalas que circundam três flores cerosas simples.

As espécies crescem em qualquer lugar, atingindo 1 a 12 m de altura, escalando outras plantas usando os seus espinhos pontiagudos. São perenes onde a precipitação ocorre durante todo o ano, ou caducifólias se houver uma estação seca.

As folhas são alternadas, acuminadas ovais simples, com 4–13 cm de comprimento e 2–6 cm de largura. A verdadeira flor da planta é pequena e geralmente branca, mas cada cacho de três flores é cercado por três ou seis brácteas com as cores brilhantes associadas à planta, incluindo rosa, magenta, roxo, vermelho, laranja, branco ou amarelo.

Bougainvillea glabra é às vezes referida como “flor de papel” porque as brácteas são finas como papel. O fruto é um aquênio estreito de cinco lóbulos.

As buganvílias são plantas ornamentais populares na maioria das áreas com climas quentes, como em toda a Bacia do Mediterrâneo.

Embora seja sensível ao frio, a buganvília pode ser usada como planta de casa ou cesta suspensa em climas mais frios. Na paisagem, é uma excelente planta para a estação quente e a sua tolerância à seca torna-a ideal para climas quentes o ano todo.

Clique aqui para comprar esta planta na Loja Online da Viplant.

Pode ser podada em formas criativas mas também é cultivada ao longo de linhas de cerca, paredes, recipientes e cestos suspensos ou como planta de destaque.

As buganvílias crescem melhor em solo seco, em sol pleno e com fertilização frequente mas requerem pouca água uma vez estabelecidas, e não florescerão se forem regadas em demasia. Podem ser facilmente propagadas por estaca.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar