Notícias

Conheça o Grupo Novagril

Esta é uma empresa familiar de referência no sector da distribuição de produtos para a agricultura, casa e jardim e pragas.

Esta é uma empresa familiar com mais de 35 anos. Como e por quem foi fundada e como é que se tem desenvolvido ao longo das últimas décadas?

O projeto das empresas do grupo Novagril foi iniciado pelo meu pai, Luís Corte-Real, engenheiro agrónomo de formação, que decidiu montar o seu próprio negócio de distribuição nos inícios dos anos 80. Apesar de na sua génese o projeto estar ligado ao sector agrícola, desde sempre houve em finais dos anos 1990. O facto de termos formações académicas distintas (eu formado em Direito e a minha irmã, em Economia), foi e continua a ser um fator de complementaridade importante no contributo para o desenvolvimento do projeto.

São um player de referência do mercado na distribuição de produtos para a agricultura, casa e jardim e pragas. Qual destes sectores é aquele que tem maior presença no mercado?

O mercado agrícola continua a ser aquele que tem maior peso em termos de volume de negócio. No entanto, a nossa posição relativa nos restantes mercados é mais relevante, tendo em conta a dimensão dos mercados. É importante dizer que o facto de sermos um especialista no mercado agrícola dá-nos uma grande vantagem como distribuidor de produtos para jardim.

O conhecimento que temos das soluções profissionais dá-nos um know-how e uma capacidade crítica relativamente às soluções a adotar no mercado do jardim, ímpares.

No sector Casa & Jardim, representam várias marcas líderes de mercado e muito conhecidas dos consumidores, quais são e quais os tipos de produtos que comercializam?

Representamos marcas de referência como as Luvas Rostaing, as sementes ViImorin/Vita, os raticidas e inseticidas da VEBI e, como grande marca de referência do sector específico do jardim, a marca KB que disponibiliza uma série de adubos, substratos, produtos para proteger as plantas e a casa das pragas.

Com este último ano em que as pessoas estiveram mais em casa, notou algum crescimento na procura de produtos de horticultura e jardinagem?

A situação que vivemos atualmente, fez com que dedicassem mais tempo a cuidar da casa em geral e do jardim em particular e, nesse sentido, procurassem mais este tipo de produtos. Será interessante perceber nos próximos tempos se esta situação é momentânea, fruto da conjuntura, ou se é algo que se vai instalar nos hábitos e cultura das pessoas.

Com esta tendência de aproveitamento do espaço exterior das casas (jardins, quintais, varandas e terraços) de cultivar alimentos, de ter plantas em casa, houve com certeza marcas que lançaram no mercado novidades para dar resposta a estas necessidades. Pode dar-nos alguns exemplos?

Essa tendência existe de facto e é na verdade uma tendência pré-pandemia. É algo que temos vindo a assistir nos últimos anos, com uma preocupação cada vez maior das pessoas de cuidar das plantas, do jardim e até de produzir alguns dos seus alimentos, mesmo quando vivem em ambientes urbanos.

Isto tem a ver com uma crescente preocupação pelo ambiente, mas também pela busca de hábitos de vida saudáveis, em que a jardinagem surge como uma atividade “terapêutica”, que, além do mais, permite produzir alimentos com total controlo do processo de produção.

Não é por isso estranho que a KB, como marca de vanguarda neste sector, tenha como principal foco disponibilizar produtos que sejam de fácil utilização, seguros, sem esquecer a sua eficácia. São exemplo disso o lançamento de produtos para legumes e plantas aromáticas, produtos para tratamento de plantas prontos a aplicar com fecho de segurança para crianças e as armadilhas para insetos que podem ser utilizadas sem que haja contacto do produto com o ambiente e o utilizador.

Manuel Corte-Real

Com a crescente preocupação ambiental e de sustentabilidade, marcas como a KB lançaram uma série de produtos biológicos no mercado para dar resposta a esta necessidade. Quais as grandes novidades neste sector da agricultura e jardinagem biológica e quais os objetivos e preocupações da KB ao criar esta gama de produtos?

A preocupação de sustentabilidade é desde há muito uma preocupação da marca KB e, por isso, não é de estranhar que hoje encontremos no catálogo da marca uma imensa diversidade de produtos com base em substâncias orgânicas que são utilizáveis em agricultura biológica. Atualmente, mais de 90% do investimento em investigação da marca KB é direcionado para produtos de origem natural, sem esquecer a eficácia dos produtos.

Acredita que as tendências de casa e jardim vão ser cada vez mais viradas para a sustentabilidade e preocupações ambientais? Existem novidades de mercado neste sector para 2021?

É nessa direção que a marca KB coloca a esmagadora parte do seu investimento. Mas é importante notar que esta cultura da marca baseada numa lógica de desenvolvimento sustentável não se fica pelos produtos em si mesmos. Todo o modelo de atuação da marca tem esse princípio como base, nomeadamente no que respeita às embalagens.

O princípio dos 3 R (reduzir, reutilizar, reciclar) é levado muito a sério, reduzindo a quantidade de material usado nas embalagens e introduzindo mais componentes recicláveis. Estas preocupações transpostas para as boas práticas da companhia fazem com que esta detenha o selo de “Carbon Neutral Company” desde outubro de 2020. Para a próxima campanha, além do herbicida Roundup Rapiderba (à base de ácido pelargónico, uma substância presente na Natureza), completaremos a oferta dos inseticidas biológicos, com um produto fungicida, KB Fungicida Ultra Xofre AL, e um produto com tripla função (inseticida, acaricida e fungicida), o KB Tratamento Total Bio Combo AL.

A Novagril é líder de mercado nacional neste sector de distribuição, mas sei que também trabalham com o mercado da exportação. Com que tipo de produtos e para que países?

Trabalhamos essencialmente os PALOP, com grande parte da gama que temos disponível para o mercado nacional (produtos fitossanitários profissionais, produtos para jardim, produtos para controlo de pragas domésticas, etc.).

Qual o futuro que imagina para a Novagril, no mercado nacional e internacional?

Nós imaginamos um futuro de crescimento e desenvolvimento da organização, baseada na nossa matriz, que é a busca da satisfação do cliente, percorrendo o caminho da inovação, sem nunca esquecer a sustentabilidade das soluções e uma preocupação de impacto positivo em todo o nosso meio envolvente (clientes, fornecedores, colaboradores, meio social e ambiente).

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar