Jardins Varandas e Terraços

Cultivar em pouco espaço: as vantagens das floreiras verticais

Aproveite para ver: Como fazer um jardim vertical com rega

Este é um conceito de floreira que consegue ficar bem em todo o lado! Consegue pôr a jardinar os mais céticos e consegue revolucionar o conceito de jardinagem urbano, elevando-o para outro nível! Em muito pouco espaço conseguimos ter muitas plantas, e com a rega gota-a-gota a manutenção é muito baixa.

Doze vantagens das floreiras verticais

  1. Bonitas
  2. Práticas.
  3. Resistentes
  4. Versáteis.
  5. Fáceis de usar no interior e no exterior.
  6. Fáceis de montar.
  7. Boa relação preço/qualidade.
  8. Poupam tempo de manutenção.
  9. Otimizam o espaço.
  10. Têm kit de rega que permite uma autonomia total, de muito fácil montagem e que com um pequeno depósito e bomba nos consegue levar água a todo o lado.
  11. Economiza água. O sistema de rega gota-a-gota tem ainda a vantagem de nos economizar muita água pois a rega é subterrânea e localizada.
  12. Garante as suas aromáticas, hortícolas e flores sempre à mão.

Grow your own

As floreiras em geral e as verticais em particular, são uma excelente forma de cultivar alguns dos seus alimentos na cidade e poder fazer a diferença no meio da “selva de betão” que muitas vezes são as cidades em que vivemos.

Este é sem dúvida o tema do momento, cultivar aromáticas e hortícolas em casa é bem mais fácil do que parece. A maior parte das hortícolas são fáceis de cultivar, para não falar das aromáticas que se dão em quase todo o lado.

O que cultivar

Para cultivar as escolhas podem ser várias e todas legítimas, há quem opte por cultivar variedades de hortícolas e aromáticas difíceis de encontrar no mercado (alguns tipos de tomate, feijão, tomilhos ou manjericão diferentes). Há quem opte por produzir aquilo que consome mais, há quem opte por produzir aquilo que é mais caro.

Com a produção na varanda ou terraço não vamos ser autossuficientes (para isso necessitamos de uma horta mais a sério) mas passamos a ter uma série de produtos sempre à mão e a saborear hortícolas biológicas deliciosas.

Desta forma temos a origem dos produtos controlada. Não é preciso grande experiência para cultivar plantas em floreiras. Os princípios básicos são sempre os mesmos, o mais importante é a vontade de começar.

É tão bom sentirmo-nos próximos da natureza na cidade…agricultores de apartamento!

Podemos optar por fazer uma horta/jardim em que as flores, as hortícolas e as aromáticas convivem entre si, misturam-se e criam todo um ambiente de jardim na cidade. Esta mistura acaba por beneficiar todas as plantas, pois as hortícolas para estarem saudáveis precisam de plantas com flores que chamem os insetos bons e que sirvam de “isco” aos insetos maus.

Grow more, eat more…Quanto mais hortícolas cultivar mais hortícolas vai consumir e isso só pode ser bom para a sua saúde.

Aproveite o espaço na vertical e dê um novo verde à sua vida!

Fotos: Gardena

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram

Poderá Também Gostar