Na sexta feira dia 11 de janeiro foi apresentada de forma muito original a mais recente criação da linha DELAKTIG, a cama. No ano passado tinha sido lançado o sofá, com grande sucesso.
Toda esta apresentação esteve rodeada de ambiente de festa como se estivéssemos num lounge de um hotel. Música ao vivo, bebidas e comida foram servidas ao longo da tarde.
Durante a apresentação Tom Dixon, o cocriador desta coleção, esteve à conversa com James Futcher. Explicaram ao público o porquê desta coleção, desta criação e o porquê da cama e desta possibilidade de cada um personalizar as peças à medida das suas necessidades.
“Estou fascinado pela cama como um tipo de artigo básico de que todos precisam. É essencial: passamos mais tempo em contacto com as nossas camas do que com qualquer outro móvel. Então, porque não levá-las mais longe?” Tom Dixon, Designer
A cama DELAKTIG chega ao mercado em fevereiro de 2019
Com lançamento em fevereiro de 2019, a estrutura de cama DELAKTIG é uma continuação da gama de sofás, igualmente aberta à personalização e transformação.
“A colaboração e a cocriação estiveram na base deste projeto e inspiraram-nos a ir mais além. Ao aliar a qualidade, funcionalidade e sustentabilidade do design democrático IKEA, com distintas possibilidades de personalização, percebemos que DELAKTIG poderia ser uma cama fantástica. E que a plataforma base poderia ser também utilizada em espaços públicos, para além da casa. Quando decidimos continuar a explorar esta gama, imaginámos as soluções DELAKTIG em pequenos hotéis, escritórios, salas de espera”, explica James Futcher, responsável criativo de IKEA of Sweden.
A estrutura de cama DELAKTIG é uma continuação deste projeto de cocriação, aberta à personalização e transformação. Disponível em tamanho queen (200 x 160 cm), trata-se de uma plataforma que pode ser personalizada de acordo com o conforto pretendido e o estilo de vida de cada um: é possível adicionar, remover e trocar os acessórios.
A estrutura da cama é em alumínio extrudido, feita com alumínio 50% reciclado, é cortada em peças ligadas por juntas dobradas para conseguir estabilidade máxima, um método de produção também usado na indústria da aviação, e que torna o design extremamente leve e duradouro.
Também feita em alumínio 50% reciclado, a ferragem para cabeceira, vendida em separado, é o que permite ligar a cabeceira à estrutura, dando de imediato um novo estilo à sua cama.
A acompanhar a nova estrutura de cama e cabeceiras DELAKTIG, chega também uma atualização de capa para a plataforma existente. Com uma maior resistência à abrasão e ao desvanecimento da cor.
Várias configurações possíveis foram apresentadas no Pop Up Hotel DELAKTIG, em Lisboa.
“Queremos mostrar como a sensação de conforto de um quarto de hotel pode ser criada nas nossas casas, com DELAKTIG. E que cada plataforma pode ser personalizada com as ideias de cada pessoa, porque foi pensada para ser uma cocriação”, acrescenta James.
Para além da área de bar de almofadas e de lounge, foram criados cinco quartos temáticos, mostrando a versatilidade deste mobiliário: o Everyday fabulous room, para quem adora viver o quarto, The green room, para quem gosta muito do verde e da natureza, The family room, um espaço onde cabe a família toda. The minimalist room, para quem gosta de ambientes simples e depurados, e o The comfort room, para quem o conforto é o mais importante.
Uma excelente iniciativa por uma boa causa
No dia seguinte ao evento, dia 12 de janeiro, das 12h às 17h, no Armazém L, no Lx Factory, a IKEA teve à venda, a preços especiais, todos os artigos desta nova coleção e do Hotel DELAKTIG, cujo valor reverte para a CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, para ajudar a dar mais conforto e comodidade a quem não o tem no seu dia a dia.
1DELAKTIG – palavra sueca para ‘em conjunto’. Simboliza, para a IKEA, a importância da personalização dos espaços e objetos, presentes no nosso dia-a-dia, em casa. E para o qual todos podemos criativamente contribuir, através da plataforma de cocriação concebida pela IKEA para o efeito: DELAKTIG.
Fotos: Teresa Chambel e IKEA
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.