Foi nesta 8.º edição do Prémio Archiprix Portugal que historicamente, pela primeira vez, uma dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista foi premiada.
A dissertação de Mestrado em Arquitetura Paisagista da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (FCT/UAlg) da autoria de Filipa Rabaça debruça-se sobre o tema “Contributos para o inventário de Jardins Históricos no Algarve: Faro”.
O prémio reconhece a excelência do ensino e premeia o aluno, o seu orientador e a instituição de ensino.
Sob orientação da Prof.ª Sónia Talhé Azambuja, Professora Auxiliar Convidada de Arquitetura Paisagista da FCT/UAlg, esta tese venceu assim o prémio de Menção Especial, de acordo com deliberação do júri do Prémio Archiprix Portugal 2020 – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura, Arquitetura Paisagista e Urbanismo.
Esta decisão foi tornada pública a 4 de julho de 2020.
De entre todos os trabalhos a concurso, o Prémio Archiprix Portugal distinguiu o coletivo de Finalistas que melhor espelha a excelência de cada uma das Instituições de Ensino a concurso.
Do coletivo de 24 Finalistas foi distinguido 1 trabalho vencedor, 1 menção especial e 9 menções honrosas, que têm assegurada a presença no Anuário Archiprix Portugal 2020.
Sobre o prémio
O Prémio Archiprix Portugal 2020 – Prémio Nacional para o Ensino de Arquitetura , Arquitetura Paisagista e Urbanismo foi instituído em 2012 pela Fundação Archiprix (Roterdão) e pela Fundação Serra Henriques, envolvendo de forma plural e independente a Ordem dos Arquitetos, a Trienal de Arquitetura de Lisboa, a Casa da Arquitetura, o Docomomo Internacional, a Associação Portuguesa de Urbanistas, a Associação Portuguesa dos Arquitetos Paisagistas (APAP), e o Corpo Docente das Instituições de Ensino de Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista portuguesas.
O Archiprix Portugal enquadra-se na Rede Internacional Archiprix, fazendo também parte da rede Archiprix o prémio de abrangência global – Archiprix Internacional.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.