O pão é presença assídua em muitas das nossas refeições, do pequeno-almoço à ceia. No entanto, também não deixa de ser verdade que não há uma cozinha portuguesa, com certeza, onde não se encontre um resto de pão encostado a um canto da bancada. Duro, sem graça e a meio caminho para o caixote do lixo. Contudo, se a regra é reaproveitar, fiquem já a saber que existem deliciosas receitas, sejam doces ou salgadas, que aguardam por estas sobras.
Como os dias frios já se sentem, fazendo-nos desejar os pratos de forno que nos aquecem a alma, decidi preparar este reconfortante empadão de pão e peixe. Nesta alternativa ao empadão tradicional, mas nem por isso menos deliciosa, o pão de véspera ganha um lugar de destaque.
Eis a prova de que tudo nesta vida merece uma segunda oportunidade!
Ingredientes
8 fatias de pão
200 ml de leite
4 ovos
400 g de filetes de peixe (sem pele nem espinhas)
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
1 cebola picada
1 dente de alho
2 cenouras raladas
1 curgete
Salsa ou coentros picados q.b.
Passo a passo
Comece por saltear a cebola com um fio de azeite. Quando estiver dourada, adicione um dente de alho, duas cenouras raladas e uma curgete ralada. Tempere com sal e pimenta e deixe soltar alguma água.
Algum tempo depois, adicione o peixe, tape e deixe cozinhar três a quatro minutos. Desfaça grosseiramente os filetes com uma colher de pau e salpique com salsa ou coentros.
Bata os ovos com o leite e um pouco de sal.
Disponha as fatias de pão sobre um tabuleiro e coloque o recheio de peixe. Disponha por cima o restante pão, desta vez em cortado em pedaços pequenos e irregulares. Verta a mistura de ovos por cima.
Leve ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 25 minutos.