Notícias

Exponor continua a apostar muito nas práticas sustentáveis

Depois de mais de três décadas a ser o anfitrião de tantas das maiores feiras e exposições que versam sobre variados setores industriais, a Exponor – Feira Internacional do Porto vai investir mais de 65 mil euros em boas práticas de sustentabilidade.

A eficiência energética e o aproveitamento de águas naturais são os dois projetos em marcha.

Exponor investe mais de 65 mil euros em práticas sustentáveis, integrando uma nova política de eficiência energética e aproveitamento de águas. A Feira Internacional do Porto visa assim a redução significativa do impacto ambiental e melhoria da performance financeira da empresa.

De olhos postos na diminuição da sua pegada ecológica, uma das medidas passa por otimizar a sua eficiência energética:

Serão substituídas todas as armaduras e candeeiros antigos que darão lugar a lâmpadas LED. Uma prática que permitirá a diminuição do consumo energético em 10 vezes e melhoria da performance financeira do recinto.

Mas diga-se que o caminho a fazer ao encontro de uma política de gestão “mais verde” não se limitará ao consumo energético.

Sendo o maior parque de exposições em Portugal, abrange 200 mil metros quadrados, divididos em 6 pavilhões, 1 auditório com capacidade para 945 pessoas e mais de 5000 metros quadrados de galerias e salas polivalentes.

Novos Projectos

Por isso, a Exponor tem em curso um projeto de aproveitamento das águas naturais, pela captação em poços de água subterrâneos, assim como implementação de boas práticas — colocação de bombas nos furos de água já existentes, canalização de água de nascente para as centrais do empreendimento, análise, em tempo real, da qualidade da água e ainda aproveitamento de água natural para o consumo humano e exterior, entre outras.

Estas medidas, como explica Diogo Barbosa, Diretor-geral da Exponor, “estão alinhadas com o compromisso da empresa em desenvolver uma política de gestão mais eficiente a todos os níveis, o que permitirá um crescimento mais sustentado e sustentável do negócio. Tendo em conta que recebemos, anualmente, mais de 30 feiras especializadas e centenas de eventos de variadas dimensões e tipologias, pretendemos também liderar pelo exemplo e contribuir para a adoção de boas práticas pelos nossos parceiros e expositores”.

Em 2018, a Exponor registou um volume de faturação de 8,1 milhões de euros, o que representou um crescimento de 5% face ao ano anterior. No total, a empresa emprega 39 colaboradores.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar