‘Março, marçagão, manhã de inverno, tarde de verão’, o mês ideal para aproveitar as tardes em passeio e as manhãs para estar em casa.
Se há falta de ideias para entreter os mais pequenos, aqui estou eu novamente com uma atividade que alia a Natureza à criatividade: uma forma maravilhosa de combinar uma caminhada e um projeto simples para fazer em família recorrendo a materiais muito fáceis de encontrar.
Trata-se de uma atividade que pode ser feita em qualquer altura do ano, mas que na primavera ganha mais cor: vamos fazer fantoches de folhas! Inspirados pela Natureza tão diversificada, podemos fazer fantoches de fadas – os meus preferidos –, de animais, reis e rainhas, bailarinas, dragões ou pequenos monstros! Tudo quanto a imaginação deixar!
Fazer os fantoches, criar um cenário e desenvolver um teatrinho ou simplesmente brincar livremente com os fantoches são formas divertidas de celebrar a primavera. Durante a atividade, as crianças vivenciam várias experiências: passeiam, recolhem os materiais naturais, imaginam as personagens e os seus acessórios; desenham figuras, pintam e desenham em folhas; cortam-nas em novas formas e colam e adaptam flores ou bagas ao fantoche idealizado. O encontro com a Natureza e a arte é sempre uma fonte de surpresas e, embora estas atividades pareçam comuns, trazem sempre novas reflexões e desafios, que estimulam a imaginação, o engenho e a criatividade.
MATERIAL NECESSÁRIO
Folhas diversas, bagas e flores
Galhos
Papel ou cartolina para desenhar o corpo da figura
Fita-cola ou cola quente
Marcador preto e lápis de cor
Tesoura
COMO FAZER
DICAS:
Se quiserem, podem fazer um cenário ou um teatrinho usando uma caixa de cartão e desenvolver uma pequena história passada na floresta ou no parque. Depois de cada participante saber as suas falas, podem apresentar o mini-espetáculo à família e amigos.
Estes fantoches também podem ser usados como topos de cupcakes ou de bolos numa Festa da Floresta, por exemplo. Aproveitem a ideia e já têm o tema da próxima festa de aniversário, com atividade e tudo –basta organizar os materiais para cada participante!