Com o arranque da primavera, as visitas guiadas da Aveleda têm um foco especial naquela que é uma das suas principais atrações, as cameleiras em flor. A Aveleda oferece, todos os dias do mês de março, uma visita que explica as particularidades das camélias, quais as suas características, como se diferenciam e a origem de alguns nomes.
As visitas realizam-se nos jardins da Quinta da Aveleda em Penafiel, a partir dos 13€ para adultos e dos 4€ para as crianças, em quatro horários, disponíveis em português (10h, 11h30, 15h e 16h30) e inglês (11h30 e 16h30).
Nesta época do ano, é possível observar estes exemplares únicos em total floração, colorindo o verde dos 8 hectares de jardins históricos da Aveleda, bem como o chão que fica coberto de tons rosados e avermelhados.
Mais conhecidas como japoneiras em algumas zonas do país, estas magníficas árvores encontram-se espalhadas pelos jardins da Aveleda, somando um total de 429 exemplares de 94 espécies diferentes. Sabia que a camélia Maria Helena Van Zeller data de 1889 e, além de ser homenagem a uma das mulheres da família Guedes, é a espécie mais antiga presente na Quinta? Nesta visita pode também ficar a descobrir onde foram feitos os primeiros catálogos de camélias em Portugal e quais as exportações mais importantes para a cultura de camélias no mundo.
A Aveleda deixa assim o convite para que programe a sua visita, acrescentando uma prova de vinhos e/ou um almoço na Varanda do Roseiral, passando pela loja onde, além dos vinhos e queijos habituais a quem nos visita, poderá levar consigo camélias retratadas de outras formas, como sabonetes, saquetas perfumadas, livros, etc.
Deverá efetuar as suas reservas através do site www.company.aveleda.com ou enviando email com dados da reserva para [email protected].