Notícias

Flora Toscana, 50 anos de história de uma grande empresa

A Flora Toscana comemora este ano o seu 50.º aniversário. Surgiu com este nome em 2004, quando duas cooperativas da Toscana: Toscoflora e Geo-Flor Toscana se juntaram. Estas cooperativas tinham surgido nos anos 70 e trabalhavam exclusivamente com flores de corte como as cravinas e gladíolos, e faziam também a comercialização e distribuição de produtos como substratos e adubos, para os seus sócios.

Ao longo dos anos estas cooperativas começaram a diversificar o seu negócio, tendo inicialmente introduzido na sua produção outros tipos de flores de corte e ornamentais, e nos finais dos anos 90, a Toscoflora começou também a produzir e comercializar próteas em vaso.

Ao longo dos anos também os sócios produtores aumentaram de 15, em 1971, para os 230 da atualidade, e os funcionários passaram de zero nos primeiros anos a 130 em 2021.

No início foi alugado um pequeno espaço ao lado do Mercado das Flores de Pescia e, hoje em dia, também em Pescia a cooperativa tem dois armazéns com mais 15.000 m2. Tem ainda um Cash & Carry para floristas na zona de Florença, e três lojas de venda de flores em Lucca, Pistoia e Bolonha, bem como um armazém em Latina para venda de produtos para os produtores profissionais.

A sua atividade cresceu muito e além de comercializar as plantas que produz, comercializa produtos da Holanda, Quénia, Equador, etc., principalmente no sector das flores de corte, para fazer os bouquets de flores para venda nos supermercados. Hoje em dia, o Grupo Flora Toscana tem uma faturação de 50.000.000€.

Todos os anos, novos produtores juntam-se à Flora Toscana e assim a diversidade e quantidade de plantas e flores produzidas é cada vez maior. Em termos de produção, a cooperativa tem a exclusividade de muitas variedades protegidas com royalties e também exporta para toda a Europa.

A Flora Toscana tem um cuidado especial com o ambiente e as condições laborais das pessoas, tendo sido a primeira empresa Italiana no ano de 2006 a importar flores de África com a certificação Fair Trade. Todos os sócios produtores de plantas são certificados pela Global Gap e há sempre a preocupação de procurar soluções mais ecológicas e amigas do ambiente, por exemplo, a partir do outono de 2021 vão-se substituir todos os suportes de etiquetas de plástico por madeira.

A Flora Toscana começou a vender próteas para o mercado português na primavera de 2004, e neste momento a oferta de plantas aumentou, estando disponíveis para o mercado português: catos, citrinos, flores de cera, várias plantas de interior e exterior, sendo todas estas plantas de produção de sócios da Flora Toscana.

Poderá Também Gostar