10 fatias doses | 5 minutos preparação | 15 minutos cozedura
Uma receita clássica para dar uma segunda vida ao pão.
Eis-nos chegados ao Natal: época de celebração, de reunião familiar e, é claro, de banquetes fartos. Não há imagem que descreva melhor esta quadra do que uma mesa onde não faltam os pratos mais tradicionais com as suas variações de norte a sul. A isso juntamos aquela receita de família que passa, em segredo, de geração em geração, a sobremesa que só aquela tia sabe fazer ou a novidade que a prima decidiu arriscar depois de ver no programa de televisão. Vai daí, abrimos as portas a uma esquizofrenia gastronómica, combinando doces e salgados em elaborações extravagantes, com a desculpa de que “a vida é curta e o estômago não tem prateleiras”.
No entanto, todos conhecemos o lado menos reluzente destas festividades: o exagero na preparação de alimentos. O cenário clássico das mesas repletas de iguarias
deliciosas dá lugar a um dia 26 dedicado inteiramente a abrir tupperwares, a desdobrar pratinhas e a descolar guardanapos das sobras que, entretanto, se deixaram ficar.
Uma maneira prazerosa de combater o desperdício alimentar, especialmente quando se trata de pão duro, é transformá-lo em French toast. Esta receita clássica não apenas dá uma nova vida ao pão, que provavelmente acabaria no lixo, como também é uma alternativa saborosa e versátil para aproveitar os ingredientes disponíveis na despensa.
A receita básica é tão simples quanto mergulhar fatias de pão numa mistura de ovos, leite e especiarias e grelhar até ficarem douradas e deliciosamente caramelizadas.
A versatilidade da French toast é impressionante já que pode ser servida com uma variedade de coberturas, desde os clássicos mel e açúcar em pó até opções mais sofisticadas, como frutas frescas, chantilly ou até mesmo uma bola de gelado. Uma opção incrível para um pequeno-almoço mais pecaminoso ou um lanche da tarde
mais reforçado. A união perfeita de sabor e sustentabilidade.
Ingredientes
1 pão com cerca de 500 g
2 ovos grandes
1/2 chávena de leite
1 colher (de sopa) de xarope de ácer
1 colher (de sopa) de mel
1/2 colher (de chá) de gengibre em pó
1/2 colher (de chá) de canela
Uma pitada de noz-moscada
Uma pitada de cravinho moído
1/2 colher (de chá) de extrato de baunilha
Uma pitada de sal
Para servir (opcional)
Groselhas frescas
Manteiga
Mel
Açúcar em pó
Preparação
Numa taça, junte o leite, os ovos e a baunilha e misture bem. De seguida, acrescente as especiarias e volte a bater até obter uma mistura homogénea. Transfira o preparado para um prato de sopa onde consiga mergulhar o pão.
Corte o pão em fatias com cerca de 2 cm e mergulhe os dois lados de cada fatia na mistura anterior para que fique encharcado, mas não empapado. O processo deve ser relativamente rápido, sem deixar o pão muito tempo envolto neste líquido.
Numa frigideira grande, em fogo médio, derreta uma colher de sopa de manteiga. Coloque uma fatia de pão e cozinhe 1-2 minutos de cada lado até dourar. Repita o processo com as restantes fatias, tendo o cuidado de untar a frigideira com mais manteiga nos intervalos.
Sirva as French toasts ainda quentes, com um pouco de mel, manteiga ou polvilhadas com açúcar em pó, se desejar.
Sugerimos também:
Veja mais receitas aqui.
Leia também a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.