A fundação European Plant Support (EPS) concedeu mais uma vez contribuições financeiras para projetos inovadores na indústria de viveiros de árvores, como parte da terceira ronda de financiamento. Durante a reunião do conselho de 10 de março, foi decidido apoiar três iniciativas que contribuem para a sustentabilidade, inovação e partilha de conhecimento dentro da indústria. Os projetos serão apresentados no GrootGroenPlus 2025 e fornecerão uma contribuição tangível para o desenvolvimento posterior da indústria de viveiros de árvores.
Como acontecido anteriormente, foi dada consideração cuidadosa à seleção de projetos que melhor beneficiariam a indústria. No total, três projetos foram escolhidos.
Certificação de Miscanthus como material de substrato sustentável
Este projeto se concentra na certificação de Miscanthus como um material de substrato certificado pela RHP. Com esta certificação, os agricultores poderão cultivar uma nova cultura renovável, os produtores de substrato terão acesso a matérias-primas de origem local e os viveiros de árvores acharão mais fácil a transição para substratos sem turfa. Esta iniciativa contribui para a redução de CO₂ e promove uma cadeia de suprimentos mais sustentável. O processo de certificação deve começar no início de 2025 e continuar até meados de 2026. Este projeto foi enviado pela Miscanthus-Agri, que reconhece como esta certificação pode beneficiar toda a cadeia de suprimentos. Para conseguir isso, eles irão colaborar com a RHP e outros parceiros da indústria.
Evento do Garden Center no GrootGroenPlus 2025
Após o sucesso do tema do varejo em 2024, a EPS apoiará a organização de um evento especial para centros de jardinagem da Holanda e da Bélgica. Este evento contará com um seminário focado em sustentabilidade. Além disso, uma Green Climate Square será criada para centros de jardinagem, destacando quatro tópicos principais: telhados verdes, gestão de água em jardins, remoção de pavimentação (com o que substituí-la?) e biodiversidade. Esta iniciativa já está ativa na Holanda e está sendo implementada na Bélgica. O objetivo é reunir centros de jardinagem, governos e organizações da natureza para promover o design de jardins sustentáveis. O evento na feira comercial terá como alvo principal participantes da Holanda e Bélgica, mas a tradução simultânea via auriculares de ouvido o tornará acessível a visitantes internacionais. Vários parceiros de mídia estarão envolvidos neste evento.
Criação de conteúdo direcionado e fornecimento de informações via GGP.News
Para melhorar a partilha de informações dentro da indústria de viveiros de árvores e aumentar a visibilidade do GrootGroenPlus, muito é investido na criação de conteúdo de alta qualidade para o GGP.News. Esta plataforma fornecerá atualizações durante todo o ano para participantes, visitantes e tomadores de decisão na indústria, garantindo que o GGP permaneça internacionalmente relevante e bem posicionado como a principal plataforma de rede para a indústria de viveiros. Este projeto ir-se-á concentrar principalmente em atingir públicos-alvo importantes, incluindo produtores e comerciantes de viveiros internacionais e holandeses como potenciais participantes e visitantes, tomadores de decisão nas indústrias relevantes que beneficiariam da participação no GGP, e organizações de mídia e indústria que podem ajudar a divulgar o conteúdo.
A EPS continua comprometida com a inovação e a sustentabilidade
Com essas alocações de fundos, a EPS ressalta sua visão de longo prazo para sustentabilidade, educação e inovação com a indústria de viveiros. A fundação incentiva empreendedores e organizações a continuarem investindo em iniciativas inovadoras que garantirão uma indústria de viveiros de árvores à prova do futuro.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram, Pinterest e TikTok.