Notícias

Geopark Naturtejo com voto positivo da UNESCO por mais 4 anos

Os Geoparks ou Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são geridos de acordo com conceitos holísticos de protecção, educação e desenvolvimento sustentável.

Geoparques: porque existem e o que representam?

Estes geoparques são desenvolvidos de acordo com uma estratégia de baixo-para-cima, combinando conservação com desenvolvimento sustentável com o envolvimento das comunidades locais.

O Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO é responsável por analisar as avaliações de Geoparques Mundiais da UNESCO e de novas candidaturas, que depois são submetidas à Comissão Executiva da UNESCO para endosso.

A cada 4 anos, a classificação da UNESCO é avaliada nos Geoparques Mundiais, de modo a analisar a evolução destes territórios sob um Programa UNESCO de grande exigência quanto à valorização do património geológico de referência em benefício do desenvolvimento sustentável dos territórios.

Na sua quarta reunião que ocorreu em Lombok, na Indonésia, o Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO analisou 13 novas candidaturas a Geoparques Mundiais da UNESCO.

A avaliação

Como resultado de um exame detalhado dos documentos enviados e das missões de avaliação no terrenos, na presença de observadores e de representantes de vários estados-membro, o Conselho dos Geoparques Mundiais da UNESCO propuseram um cartão verde ao Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO por mais 4 anos.

A avaliação muito positiva é resultado das políticas de desenvolvimento sustentável aplicadas no território do Geopark Naturtejo, que inclui os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, assim como do dinâmico trabalho da equipa da Naturtejo, entidade responsável pela gestão da classificação UNESCO, com os seus municípios e as empresas locais que cada vez mais aderem à estratégia para a valorização geográfica dos seus produtos e serviços.

A Comissão Executiva da UNESCO aceitará as recomendações do Conselho dos Geoparks Mundiais da UNESCO na sua reunião da primavera onde serão declarados 161 Geoparks Mundiais da UNESCO existentes em 44 países, incluindo parques em novos países como Nicarágua, Federação Russa e Sérvia.

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar