Foi inaugurado a 30 de maio o projeto Tiny House, uma residência modular desenvolvida entre a IKEA Braga e o Grupo Casais, para dar a conhecer soluções simples e acessíveis que promovem, a partir de casa, a adoção de uma série de comportamentos mais sustentáveis e um dia a dia mais amigo do planeta.
Além das três entidades envolvidas no desenvolvimento do projeto – o Centro Comercial Nova Arcada, o Grupo Casais e a IKEA Braga, o evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
Para o líder autárquico, “é uma grande satisfação poder comprovar o trabalho conjunto destas três entidades, num projeto bastante inovador, que nos relembra a importância de, em todas as áreas da nossa vida, recorrermos a soluções e a comportamentos cada vez mais sustentáveis”.
Ricardo Rio considera que este projeto “é a prova de que este tipo de construção não tem de representar um sacrifício do valor económico, mas sim a criação de uma nova oportunidade de negócio, induzindo novas formas de competitividade e abrindo novas portas no mercado”.
“Esta casa chama-se Tiny House, mas deveria ser chamada de Cozy House. Não se trata de uma casa pequena, ou de uma casa com limitações, mas sim de uma casa acolhedora, criada, pensada e equipada, para responder às necessidades de quem nela queira ou necessite de viver. Independentemente das características do seu agregado familiar, e sempre com a preocupação em proteger o planeta”, concluiu.
Situada no Centro Comercial Nova Arcada (Braga), a Tiny House integra o conceito de residências profissionais First Evolutionary Buildings, e alia a construção sustentável às últimas tendências de mobiliário e decoração, assegurando sustentabilidade, conforto e funcionalidade. Para uma vida melhor dentro e fora de casa, mesmo em espaços muito pequenos.
António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, mostrou a sua satisfação por poder “juntar num mesmo projeto, soluções e sistemas construtivos que de facto servem as necessidades das pessoas e do planeta”.
“Aceitámos este desafio com todo o empenho e entusiasmo, no seguimento de uma série de projetos que temos vindo a desenvolver no âmbito da construção sustentável. A nossa indústria existe para servir as pessoas, melhorar o seu dia-a-dia e proporcionar-lhes bem-estar. E este projeto é o exemplo perfeito desta nossa filosofia”, concluiu.
Para este projeto, a IKEA Braga privilegiou a utilização de produtos com matérias-primas de origem renovável e recicladas, tanto nas soluções de mobiliário, como nos diferentes elementos decorativos. A casa conta com soluções inovadoras e gamas de produto, que permitem reduzir o consumo de água, minimizar o consumo de energia e combater o desperdício alimentar, beneficiando tanto o planeta como as nossas carteiras.
Ao combinar design cuidado e com atenção ao pormenor, dicas práticas para comportamentos mais sustentáveis e otimização do espaço disponível, este conceito de casa inspira os visitantes a criar espaços que, não só são esteticamente agradáveis e funcionais, como também são responsáveis em termos ambientais.
Elisabete Marinho, Market Manager na IKEA Braga, explicou que “com a evolução do conceito tradicional de casa, que cada vez mais valoriza aspetos como o sentimento de pertença, o conforto ou a expressão pessoal, pretendemos criar um espaço flexível e multifuncional, ajustado aos mais diversos tipos de rotina e priorizando sempre o fator sustentabilidade”.
“Ao criar uma casa com dimensões reduzidas, dar prioridade à multifuncionalidade e à flexibilidade torna-se crucial. Maximizando as potenciais utilizações de cada canto e integrando móveis e acessórios adaptáveis, podemos otimizar a utilização do espaço. Isto permite transformações contínuas do interior para servir vários propósitos, minimizando a necessidade de grandes renovações e, também assim, promovendo um futuro mais sustentável”, concluiu.
A Tiny House pode ser visitada no Centro Comercial Nova Arcada, junto à entrada principal da IKEA Braga.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.