A jardinagem não tem que ser um hobbie caro. Uma forma de poupar dinheiro é dividindo as plantas que já tem. Saiba como multiplicar as suas plantas através de sementeira, estaca e divisão de tufos.
Veja todos os vídeos aqui.
Multiplicação de plantas
Sementeiras
Fazer sementeiras permite ter muitas plantas de uma só vez. Isto é eficaz, por exemplo, nas plantas aromáticas anuais como o manjericão.
Local: Pode fazer logo em local definitivo ou não, tendo que transplantar quando a planta estiver maior. Chamada a sementeira direta ou indireta. Devem ser mantidas num local com luz, mas sem sol direto, até crescerem as folhas definitivas.
Substrato: Usar um substrato leve próprio para sementeiras.
Rega: A rega deve ser feita com um pulverizador e não com um regador.
Estacaria
Este é um método de multiplicação das plantas usado desde há muitos anos e cuja principal característica é a obtenção de uma planta geneticamente idêntica à planta-mãe. A estacaria consiste em provocar o enraizamento de partes destacadas da planta-mãe.
Antes de fazer estacas, deve pesquisar sobre a planta-mãe para perceber se é possível este tipo de multiplicação, pois não funciona com todas as espécies. Além disso, deve observá-la atentamente para garantir que esta se encontra isenta de pragas e doenças. Caso a planta-mãe esteja em floração, deve aguardar.
A estaca deve cortada com uma ferramenta que tenha lâminas afiadas e desinfetadas. Remova as folhas dos nós que vão ficar enterrados e onde irá ocorrer o enraizamento. Regra geral, deve colocar dois terços da estaca dentro do substrato e um terço de fora.
Local: Com bastante luz, mas sem sol direto, protegido do vento e com temperatura amena.
Substrato: De granulometria fina e isento de doenças.
Rega: Com pulverizador.
Divisão por tufos
Esta técnica é especialmente útil para plantas que não produzem sementes e garante que obtemos plantas com características iguais às da planta-mãe. Muitas herbáceas perenes e anuais podem ser multiplicadas por divisão de tufos, plantas de exterior como os agapantos, cebolinho, cana-da-índia, erva-príncipe ou fetos e muitas plantas tropicais que usamos no interior como calatheas, espadas-de-São-Jorge ou lírios-da-paz.
Escolha uma planta grande, bem desenvolvida e saudável. Antes de a levantar, regue umas horas antes para que esteja bem hidratada. Remova as partes secas da planta. Remova a planta do solo ou vaso e comece a dividir o tufo destacando as diferentes partes de forma a que todas elas venham acompanhadas de raízes. Pode fazê-lo com as mãos ou com recurso a ferramentas.
Após plantar os tufos, pode reduzir o tamanho das folhas a metade (no caso das aromáticas e herbáceas perenes de exterior) para reduzir a transpiração. Regue bem.
Dar vida ao jardim pode ser barato e amigo do ambiente!
Veja também:
Gostou deste vídeo? Siga-nos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube, e nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.