Jardins do Mundo 2024 – Madeira

viagem madeira jardins do mundo

 

Viaje connosco!

 

Madeira

17 a 22 Setembro

Costa Norte

 

A Revista Jardins convida-o a visitar a nossa pérola do Atlântico… a ilha da Madeira!

Será uma agradável escapadinha para dar a conhecer um lado menos explorado desta magnífica ilha portuguesa, que atrai tantos amantes da natureza, tanto pela sua beleza natural, como pela simpatia dos madeirenses e pela sua gastronomia única de característica insular. Começando por ser diferente na questão dos locais do nosso alojamento, sempre fora do Funchal, começaremos por explorar o extremo noroeste da Costa Norte, utilizando como ponto de partida o charmoso Porto Moniz e as suas belas piscinas naturais de água oceânica, para darmos a conhecer locais singulares como a Reserva Natural do Fanal, visitando a freguesia das Achadas da Cruz e em especial a pacata Fajã da Quebrada Nova, através dum teleférico, um verdadeiro miradouro panorâmico em movimento com uma magnífica vista sobre esta paisagem costeira com uma flora autóctone ímpar. Já no outro extremo noroeste da ilha, na freguesia de Santana, visitaremos o Parque Florestal das Queimadas, local de excelência para observação da riqueza biológica singular da Floresta Laurissilva e ainda iremos ao extremo mais oriental da ilha, Ponta de São Lourenço, que poucos a visitaram mas muitos o desejaram.

Estão também incluídas visitas a magníficas quintas, o que de melhor a Madeira possui em termos naturais e gastronómicos, como a Quinta do Barbusano; a Quinta do Furão; a Quinta Mirabela; a Quinta Splendida, para além dos Jardins da Quinta Palheiro Ferreiro, dos Jardins da Quinta Jardins do Lago, do Jardim Tropical no Monte e ainda o Museu da Quinta das Cruzes. Tudo bons motivos para visitar ou rever a Madeira com um outro olhar.

Para o acompanhar e liderar nesta viagem, terá a companhia da nossa Directora e Arquiteta Paisagista Teresa Chambel, bem como de guias locais especializados e ainda o ilustre Professor Raimundo Quintal.

Um programa exclusivo para quem ama os Jardins deste Mundo, um presságio de novas memórias inesquecíveis! Sem dúvida, um tentador convite que espera por si.

 

Voos

Ida Lisboa:

TP.1685: 17 Set., Lisboa, 06h50 – Funchal, 08h35, duração 1h45

Ida Porto:

TP.1709: 17 Set., Porto, 05h50 – Funchal, 05h50, duração 2h00

Volta Lisboa:

TP.1694: 22 Set., Funchal, 21h45 – Lisboa, 23h25, duração 1h40

Volta Porto:

TP.1714: 22 Set., Funchal, 23h45 – Porto ,#01h40, duração 1h55

 

Programa

Dia 1: 17 setembro (3ª feira)

Lisboa – Funchal – Porto Moniz

Comparência pelas 05h00 nas partidas do Terminal 1, do Aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque no voo TP.1685 e partida ás 06h50 com destino à Ilha da Madeira. Chegada ao Funchal às 08H35. Recepção e assistência pela guia local e transporte privativo até ao sempre emblemático Jardim Botânico do Funchal, criado em 1960, na Quinta do Bom Sucesso (esta criada em 1881, pela família Reid), com cerca de 8 hectares na encosta da baía do Funchal, com um excelente panorama. Alberga mais de 2000 espécies de plantas exóticas, incluindo plantas endémicas da Ilha da Madeira mas também oriundas de todos os continentes (algumas delas em extinção nos seus locais de origem), assim como de outras ilhas do Atlântico, tais como os Açores, as Canárias e Cabo Verde. Podemos encontrar espécies de zonas do globo ecologicamente distintas, tais como plantas dos Himalaias e dos trópicos. Devido à crescente perda de biodiversidade e de habitats um pouco por todo o mundo, este espaço conta, ainda, com uma zona de pesquisa e conservação, assumindo a missão de preservar espécies ameaçadas. Do seus 8 hectares, 5 são de área ajardinada, sendo este espaço verde constituído por variadíssimas espécies de árvores e arbustos ornamentais, uma área com relvados, orquídeas e miradouros com amplas paisagens sobre a capital madeirense. São visíveis árvores de frutas tropicais e subtropicais, tais como o mango, a papaia, o abacate e outras plantas como o café e a cana-de-açúcar e ainda outras utilizadas para cozinhar ou para a medicina popular madeirense.

Pelas 13h00, almoço de Boas Vindas na florida Quinta Splendida, um outro autêntico jardim botânico de 30,000m2, com origem também no séc. XIX. Pelas 15h00, seguiremos em transporte privativo até ao extremo noroeste da Costa Norte, até ao charmoso Porto Moniz, que apresenta algumas das mais belas imagens desta região, entre a imponência das montanhas e a superfície calma do oceano, bordada pelas piscinas naturais, junto ao nosso hotel.

Check-in, distribuição dos quartos e restante tarde livre para relaxar, desfrutando das facilidades do hotel e/ou das famosas piscinas naturais de Porto Moniz. Jantar e alojamento na Hotel Aqua Natura Bay 4*.

 

Dia 2: 18 setembro (4ª feira)

Porto Moniz – Reserva Natural do Fanal – Achadas da Cruz – São Vicente – Porto Moniz

Teleférico Achadas da Cruz

Após pequeno-almoço buffet no Hotel, saída à 09h00 em transporte privativo para explorarmos esta região do extremo da Costa Norte, mal explorada por muitos visitantes desta ilha, sendo uma região marcada profundamente pela diversidade botânica da floresta Laurissilva, espalhada pelos penhascos, falésias e enseadas.

Começaremos o dia com um trilho por um dos locais mais emblemáticos de Porto Moniz, a Reserva Natural do Fanal, conhecida pelo seu bosque centenário de tis (Ocotea foetens), um espaço privilegiado para ver a exuberância da Floresta Laurissilva, consagrada pela UNESCO como Património da Humanidade em 1999, sendo um dos tesouros naturais madeirenses mais sagrados e protegidos e é no Fanal onde o coberto desta floresta se expressa com maior vivacidade! Seguiremos para o Calhau das Achadas da Cruz, um dos pontos de interesse mais relevantes neste município, célebre pelo cenário deslumbrante a que os visitantes podem aceder através do Teleférico das Achadas da Cruz, que estabelece a ligação entre o topo e a Fajã da Quebrada Nova, com uma vista panorâmica de nos faltar a respiração, sobre a profundidade azul do Oceano Atlântico, em contraste com o verde da montanha e dos seus muitos terrenos cultivados e ainda a serenidade da pequena praia de calhaus cinzentos.

Chegada a hora do almoço, aguarda-nos uma autêntica refeição madeirense obtida com a faina que o mar nos proporcionou, elaborada pelos pescadores locais. Após subida pelo mesmo teleférico, seguiremos em transporte privativo pela Costa Norte, até São Vicente, para visitarmos a Quinta do Barbusano, um projeto familiar que nasceu em 2006, fundado por António Oliveira, que trabalhava com produtos fitofármacos, sendo o ‘ajuntador de uvas’ da Blandy’s (termo popular daquele que fala com os viticultores para entrega de uvas, servindo de mediador entre os viticultores e a empresa) há mais de 30 anos. Aqui nos aguarda uma visita guiada ás suas vinhas e uma experiência vinícola com uma agradável Prova de Vinho Tranquilo madeirense.

Regresso a Porto Moniz ao final da tarde. Jantar e alojamento na Hotel Aqua Natura Bay 4*.

 

Dia 3: 19 setembro (5ª feira)

Porto Moniz – Parque Florestal Queimadas – São Jorge – Porto Moniz

Parque Florestal das Queimadas

Após pequeno-almoço buffet no Hotel, saída às 08h45 em transporte privativo com guia local especializado, para visitarmos outro dos tesouros naturais desta ilha, que alberga uma riqueza biológica característica e com paisagens de uma beleza incontornável da Floresta Laurissilva madeirense, o Parque Florestal das Queimadas. Situado no concelho de Santana (zona oeste da Costa Norte), destaca-se pelos belíssimos exemplares de espécies arbóreas típicas da Laurissilva, como por exemplo urzes centenárias (Erica platycodon subsp. Maderincola), o pau-branco (Picconia excelsa) e a uveira-da-serra (Vaccinium padifolium). A vivacidade da paisagem deste parque é complementada pelas várias espécies de avifauna que por aqui são avistadas; os bis-bis (Regulus madeirensis), o Pombo-trocaz (Columba trocaz), a lavandeira (Motacilla cinérea schmitzi) ou ainda o tentilhão (Fringila coelebs madeirensis). Outro dos encantos que encontrará é a casa de abrigo das Queimadas, que parece saída dum conto de fadas, de onde partem vários trilhos, incluindo a vereda que chega ao Pico das Pedras.

Pelas 12h00, seguiremos para Santana, para visitarmos a Quinta do Furão, situada no topo da falésia da Achada do Gramacho, oferecendo uma vista panorâmica privilegiada para o recorte da costa nordeste madeirense, com destaque para o Ilhéu da Viúva, com os seus 94m de altitude, albergando um património botânico valioso com várias espécies de plantas autóctones madeirenses e fazendo parte da Rede Ecológica Europeia de Zonas Especiais de Conservação – Rede Natura 2000. Aguarda-nos várias atividades exclusivas ao nosso grupo, autênticas Cool Experiências tais como o Festival do Vinho (onde podemos acompanhar e participar no processo das Vindimas), bem como de saborosos Workshops, ora de Pão, ora de Poncha!

Almoço c/Vinhos incluídos, na Quinta do Furão. Tarde lúdica entre atividades a decorrer. Em hora a determinar localmente, regresso em transporte privativo a Porto Moniz. Jantar e alojamento na Hotel Aqua Natura Bay 4*.

 

Dia 4: 20 setembro (6ª feira)

Porto Moniz – Caniçal – Ponta S. Lourenço – Santo da Serra – Alto Lido

Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra

Após pequeno-almoço buffet no Hotel e formalidades de check-out, saída às 09h00 em transporte privativo com guia local especializada, em direção ao Caniçal, seguindo para o ponto extremo oriental da ilha, até onde o autocarro nos pode levar, junto à Ponta do Buraco. Daqui iniciaremos a nossa caminhada panorâmica pela Ponta de São Lourenço, percorrendo a Reserva Natural Parcial, uma península de origem vulcânica com uma paisagem única e algo surpreendente, passando pela baía d’Abra, pela praia de São Lourenço, até ao Miradouro da Ponta do Furado. Possibilidade de retorno do percurso via marítima, (desde o cais da praia da Sardinha, até á Marina da Quinta do Lorde no Caniçal), se as condições atmosféricas assim o permitirem, caso contrário faremos o percurso inverso até ao Caniçal (pedestre + autocarro).

Almoço Regional no Restaurante Amarelo com bebidas. Pelas 14h30, seguiremos para Santo da Serra, onde nos aguarda o Prof. Raimundo Quintal para uma exclusiva visita guiada à Quinta Campo de Educação Ambiental do Santo da Serra – Eva & Américo Durão, situada numa propriedade doada em 2019 à Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, com objetivo de ser criada uma unidade de paisagem vocacionada para a conservação da Natureza e promoção de ações de Educação Ambiental, realizando a plantação de espécies endémicas e nativas, possuindo já todas as espécies arbóreas da Laurissilva, assim como já um grande número de arbustos e de herbáceas. Segundo afirmações do Professor, “são 8,7 hectares de mata ajardinada, localizados entre 650-700m de altitude, povoada predominantemente por árvores da Laurissilva, com plantas oriundas dos quatro cantos do mundo, uma grande variedade de cogumelos, assim como uma grande diversidade de insetos, oferecendo refúgio a aves nativas e visitantes.”

Pelas 18h00, seguiremos para o Funchal, na zona do Alto Lido. Check-in e distribuição dos quartos. Jantar no hotel. Alojamento no Hotel Melia Madeira Mare 5*.

 

Dia 5: 21 setembro (sáb.)

Alto Lido – Funchal (Monte) – Alto Lido

Pequeno-almoço buffet no hotel. Pelas 09h30, saída em transporte privativo até ao centro histórico do Funchal, onde apanharemos o teleférico que nos levará até ao Monte, para uma visita guiada aos Jardins da Quinta Monte Palace, situada numa zona alta da baía do Funchal, conhecida no século XIX, como importante estância de veraneio. Ao Monte liga-se uma tradição romântica, pelas frondosas árvores e jardins, de quintas que nos espreitam de vários ângulos. No século XVIII o cônsul inglês no Funchal Charles Murray, comprou uma propriedade a sul da Igreja do Monte, tendo aí instalado a sua quinta de recreio, conhecida pela denominação de “Quinta do Prazer”. A propriedade foi adquirida em 1897 por Alfredo Guilherme Rodrigues, que construiu a atual casa da propriedade num estilo revivalista, tão ao gosto do final do século, inspirado na arquitetura do Reno. A Quinta foi transformada em Hotel, o prestigiado “Monte Palace Hotel”, fazendo parte do roteiro dos elegantes, e da aura de turismo cosmopolita do princípio de século na Ilha da Madeira. Já em 1987, após longos anos de encerramento (desde 1943), o “Monte Palace Hotel”, foi adquirido a uma instituição financeira pelo empresário José Berardo, que a doou a uma fundação com o seu nome, nascendo assim o Jardim Tropical Monte Palace.

Pelas 13h00, aguarda-nos uma Cool Surpresa para almoço na Quinta Mirabela. Pelas 15h30, transporte privativo para visita guiada ao Museu Quinta das Cruzes, aberto ao público desde 1953, alberga um vasto acervo de obras de arte, mobiliário, peças de ourivesaria, joalharia, cerâmica e de esculturas, revelando uma forte ligação histórica com a cidade do Funchal, ou não tivesse sido esta a 2ª residência da família de João Gonçalves Zarco, o descobridor da Madeira.

Regresso à Quinta da Bela Vista ao final da tarde. Pelas 20h00, saída em transporte privativo para Jantar Especial de Despedida com Show Madeirense, no Restaurante Quinta Estação. Pelas 22h30, regresso ao hotel. Alojamento no Hotel Melia Madeira Mare 5*.

 

Dia 6: 22 setembro (dom.)

Alto Lido – Funchal – Lisboa

Quinta Jardins do lago

Após pequeno-almoço buffet no hotel e formalidade Check-Out, pelas 09h45, saída em transporte privativo para visita exclusiva guiada aos Jardins da Quinta Palheiro Ferreiro, um dos jardins mais sumptuosos da Madeira, um autêntico monumento natural desta ilha. Construída no séc. XIX, pelo 1º Conde de Carvalhal, fica situada a 500m acima do nível do mar, sendo normalmente referidos como Blandy Gardens por serem da família inglesa Blandy desde 1885, tendo sido premiados(2006) com o prémio “Melhor Jardim da Cadeia Relais & Chateaux”. Com espaços encantadores, este jardim reúne algumas das mais raras e valiosas plantas exóticas (árvores com 200 anos de existência) constituindo um verdadeiro paraíso para os amantes de camélias, graças ao seu proprietário inicial, o Conde de Carvalhal, que iniciou a colecção de camélias.

Pelas 12h00, seguiremos para a visita à Quinta Jardins do Lago, onde nos aguarda uma exclusiva visita guiada dos seus luxuriantes jardins, pelo botânico Michael Benedito, atual Head-Gardener da propriedade. Trata-se de uma bonita Quinta Histórica que foi edificada no séc. XVIII, mais tarde residência de famílias francesas e inglesas bem conhecidas e durante as guerras napoleónicas, o General Beresford, comandante das forças inglesas que ocupavam a ilha, escolheu esta Quinta como a sua residência oficial. O seu magnífico aparador ‘sideboard’, uma das lembranças da sua estada nesta Quinta, continua a adornar a sala de jantar principal. Inserido na 24ª Edição do Concurso “Funchal – Cidade Florida” ganhou o Prémio de Qualidade na categoria Melhor Jardim de Unidade Hoteleira.

Almoço de Despedida no restaurante principal do Hotel Quinta Jardins do Lago. Pelas 15h00, transporte privativo de regresso ao hotel, para recolha das bagagens e continuação até ao Aeroporto Cristiano Ronaldo para as formalidade de embarque no voo directo TP.1694, com partida ás 21h45, com destino a Lisboa. Refeições ligeiras pagas a bordo. Chegada prevista ao Aeroporto Humberto Delgado ás 23h25.

FIM da Viagem

 

Alojamento

Porto Moniz | Hotel Aqua Natura Bay 4*

Alto Lido | Hotel Melia Madeira Mare 5*

 

Preços

preços viagem madeira

Veja aqui o programa detalhado, preços e pacotes

 

Informações & Reservas

Data limite para inscrições: 1 março 2024

Para reservar o seu lugar, envie email para: paulo.pinto@cooltravel.pt

Os lugares são limitados – inscrições aceites por ordem de chegada.

Depósito para confirmação: 250€ não reembolsáveis

Reforço / sinalização: 250€ até 30 Maio/24 (não reembolsável após 31 Maio/24)

Reforço de Sinal: 500€ até 30 Junho/24

Liquidação da viagem até 15 de agosto de 2024

Os pagamentos deverão ser efetuados por transferência bancária para: NIB: 0033 0000 4534 4507 4540 5

 

Organização

Agência de Viagens CoolTravel | 212 909 390

Paulo Pinto Assunção | 937 011 198 | paulo.pinto@cooltravel.pt

 

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar