De 20 a 23 de fevereiro, a IDF by Interdecoração volta a apresentar-se como um observatório das últimas tendências e propostas para a próxima estação, e neste caso, uma nova década.
Em Matosinhos, dá-se a conhecer o trabalho de cerca de 140 expositores e as criações 100% portuguesas de dezenas de jovens designers.
Das marcas intemporais à nova geração de criadores, a feira de decoração e design de interiores mostra soluções das mais variadas vertentes do sectores mobiliário, iluminação, cerâmica, ilustração, têxtil, papelaria, presente, e até flores e fragrâncias.
No foco desta edição está o Makers Showcase, um dos espaços que reúne nove projectos inspiradores, 100% portugueses.
Numa era marcada pela valorização do design de autor e da manufactura, esta iniciativa surge do desafio lançado pela Exponor Exhibitions a marcas e designers para mostrarem as suas abordagens criativas.
No grupo encontram-se soluções sustentáveis com peças de cortiça ou macramé, conta-se a história da arte secular da pintura em azulejos e ainda se apresentam peças de cerâmica, mármore, madeira ou latão. Fazem parte André Teoman, COMO, Cork Units, Gazete de Azulejos, Madre, Maria Beatitude, Maria Tigela, My Friend Paco e NóMeraki.
Para além de se posicionar como uma rampa de lançamento para as marcas portuguesas mais emergentes, a IDF by Interdecoração faz uma homenagem ao legado deixado por marcas com um percurso consolidado e inspirador.
Através da criação de um ambiente de galeria de arte, o espaço Iconic Brands apresenta uma selecção de peças de algumas das marcas portuguesas mais icónicas e intemporais, como são exemplo a Adico e a Herdmar.
Ainda entre as novidades, a temática do Feng Shui aplicado ao turismo recebe especial destaque através da presença de Vanda Boavida, Consultora e Professora na Escola Nacional de Feng Shui.
Numa altura em que Portugal recebe mais de 16 milhões de hóspedes ao ano, a especialista vai recriar um quarto de hotel, em parceria com a Época e a Alfaiate de Interiores, de acordo com os princípios desta arte milenar chinesa.
Nas restantes zonas de exposição, os visitantes poderão conhecer o Pure Collection – um colectivo de empresas de segmento médio-alto, de mobiliário, iluminação, cerâmica e têxteis-lar, que retrata a reinvenção de formas de exposição e apresentação de produto – e o Pure Edition, um espaço de inspiração e negócio onde vão ser exibidas, em primeira mão, novas colecções de tecidos de decoração.
Em simultâneo decorrerá a primeira edição do Paper Show, uma área de exposição totalmente dedicada às soluções de papelaria, presente e material de escritório. Em exposição estarão as propostas de empresas como a Ambar, Cartonex, Colibri e Firmo, entre outras.
O evento, com entrada exclusiva para profissionais de decoração e design de interiores, espera cerca de 10000 visitantes, nacionais e internacionais.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.