Sou particularmente apaixonado por coníferas em geral e juníperos em particular por diversas razões: os aromas, as formas bem definidas, os contrastes que se conseguem obter misturando manchas de diferentes espécies e a facilidade com que as plantas se adaptam a qualquer ambiente.
De entre os muitos juníperos de cores, formas e dimensões diferentes, uns mais altos e estreitos, outros piramidais ou mais arredondados, os arbustos que gostaria de destacar são os juníperos rasteiros e de baixo crescimento, vulgarmente chamados juníperos horizontais. Dou aqui três exemplos ornamentais de cores diferentes.
Utilização
Estes arbustos de ramagem prostrada e rasteira espalham-se horizontalmente. São indicados para bordaduras nos canteiros, jardins rochosos, taludes ou simplesmente como cobertura de solo. Ideal para pequenos jardins devido ao seu porte baixo e crescimento lento.
Plantação
Os juníperos preferem locais soalheiros, mas toleram sombra parcial. Não são muito exigentes quanto ao tipo de solo, mas deve evitar plantar em terrenos muito argilosos e com pouca drenagem. A sua versatilidade faz com que estes arbustos possam ser plantados em condições ambientais tão díspares como junto à costa, em jardins expostos à salinidade do mar, ou no interior do País, em zonas sujeitas a geadas frequentes no inverno e calor abrasador no verão.
Manutenção
Os juníperos são arbustos muito resistentes e de fácil manutenção. Não necessitam de poda e o ataque por pragas ou doenças é muito raro. Depois de bem enraizadas na terra, as regas podem ser esporádicas.
Tome nota
Nome vulgar: Junípero horizontal
Particularidade: Conífera ornamental rasteira com diferentes colorações de folhagem.
Local de plantação: Preferência por locais mais soalheiros, mas tolera sombra parcial.
Tipo de solos: Qualquer tipo de solos, tendo preferência por terrenos arenosos.
Utilização: Cobertura de solo, rock garden ou taludes.
Juniperus Squamata “Blue Carpet”
Planta rasteira e de crescimento lento, capaz de cobrir o solo, parecendo um tapete em tons de azul. Perfeito para rock gardens, caindo em cascata quando há declives.
Juniperus x Media “Old Gold”
Planta de médio porte com uma folhagem dourada muito decorativa.
Juniperus x Pfitzeriana “Mint Julep”
Juniperus x pfitzeriana é uma designação de um híbrido que resulta de cruzamentos entre Juniperus chinensis e Juniperus sabina. É um arbusto muito compacto de cor verde-menta e de crescimento médio.
Juniperus Communis (Zimbro)
O fruto do Juniperus communis é o zimbro. Estas bagas são valorizadas pelo seu efeito medicinal desintoxicante do organismo ou simplesmente para aromatizar um gin. O óleo essencial de zimbro é usado em fórmulas de massagem contra a dor. A sua ação antissética e anti-inflamatória pode ser benéfica na limpeza e tonificação da pele.
Fotos: Tiago Veloso
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.