Ornamentais

Lagerstroemia, a árvore ideal para pequenos jardins

A floração espetacular desta árvore, pode ser em tons de rosa, vermelho, lilás ou branco, é disposta em panículas terminais e atinge o seu maior esplendor durante o verão. Esta planta muito rústica e resistente pode ser conduzida em forma de árvore de copa ou em forma de grande arbusto, ramificado desde a base. As folhas oblongas verdes-escuras tornam-se alaranjadas no outono antes de caírem.

Plantação

A Lagerstroemia é uma planta muito pouco exigente quanto ao tipo de solos, adaptando-se a terrenos pobres e calcários. É tolerante ao frio, ao calor e à seca depois de bem adaptada ao local, mas deve ser regada nos primeiros anos. Para conseguirmos tirar partido de toda a potencialidade desta planta, devemos procurar terrenos férteis e bem drenados.

Manutenção

Por se tratar de uma planta muito resistente, os cuidados de manutenção são muito poucos. Além da rega nos meses mais quentes e nos primeiros anos após a plantação, deve procurar fertilizar todos os anos e estar atento à doença mais comum nesta espécie, que é o oídio. Se o ataque for muito acentuado, deve aplicar fungicida. Tenha sempre em conta que uma planta bem nutrida e regada se torna mais resistente às pragas e doenças.

Poda

As Lagerstroemias florescem nas extremidades do crescimento deste ano, por isso deve podar no fim do inverno. Pela minha experiência, uma poda ligeira anual dos ramos mais vigorosos irá proporcionar uma floração mais profusa no ano seguinte. Se procurar podar em bola ou se não podar de todo, a tendência será dar menos flor.

Curiosidade

O tronco e a casca lisa da Lagerstroemia são tão belos como as suas flores. Além de ter quase sempre uma forma elegante, com a idade, a casca vai ficando com um gracioso marmoreado entre o cinzento e o castanho com tendência a escamar.

B.I.

Origem: África central, Médio Oriente, Ásia Central, Península Ibérica, entre outras.

Nome científico: Lagerstroemia indica L.

Nome vulgar: Extremosa, flor-de-merenda ou suspiro.

Origem: Ásia.

Altura máxima: Cerca de 6 metros.

Plantação: Sol.

Particularidade: Floração muito exuberante no verão.

Utilização: Pequenos jardins e arruamentos.

Fotos: GettyImages

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar