Revista Jardins

Menta

menta (Mentha arvensis)

 

A menta oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da digestão, alívio de problemas respiratórios e dores musculares e redução do stress.

 

A menta (Mentha arvensis) pertence à família, à qual também pertence a hortelã. É uma planta herbácea, perene, caracterizada por folhas verdes, ovais e serrilhadas que exalam um aroma mentolado refrescante. As hastes são por norma quadrangulares e podem crescer até cerca de 30-90 cm de altura. As flores da menta são pequenas, de cor branca a roxo-claro, e agrupam-se em inflorescências no topo dos ramos. A planta propaga-se através de rizomas subterrâneos, o que facilita o seu cultivo e expansão.

Originária da Europa e do Sudoeste Asiático, é atualmente conhecida por todo o mundo. Devido à sua globalização, foi sofrendo diversas alterações, levando a uma dificuldade considerável na identificação de algumas variedades. O principal interesse industrial da menta reside no óleo essencial, mentol, que apresenta diversas utilizações industriais, alimentares e medicinais. A menta oferece diversos benefícios para a saúde, incluindo a melhoria da digestão, alívio de problemas respiratórios e dores musculares, promoção da saúde oral e da pele, redução do stress e ansiedade, proteção celular com a sua ação antioxidante e estímulo da concentração. É nutricionalmente rica e conhecida pelo seu baixo teor calórico e alta concentração de vitaminas e minerais. É particularmente rica em vitaminas A e C, que são importantes para a saúde ocular e imunidade.

 

Altura: 30-90 cm.

Época de plantação/sementeira: Se pretender semear menta, pode fazê-lo diretamente no solo ou em vasos. A sementeira deve ser feita superficialmente, devendo germinar ao fim de uma a duas semanas.

Época de colheita: As folhas de menta podem ser colhidas ao longo de toda a estação de crescimento, mas geralmente têm o melhor sabor antes de a planta florescer. As folhas mais jovens apresentam um sabor mais intenso.

Local de cultivo aconselhado: É uma cultura fácil de produzir, além de se autopropagar com bastante facilidade. O solo deve ser fértil e bem drenado, com pH entre 6,0 e 7,0. Prefere receber luz solar direta, durante pelo menos 4-6 horas, mas também é tolerante à sombra parcial.

Manutenção: Não necessita de muitos cuidados culturais. O mais importante é proceder a uma rega regular, para que se possa manter o nível de humidade no solo, especialmente nos meses mais quentes, mas sem causar excesso de água.

 

Leia também:

O verão pede aromáticas?

 

 

Condições ótimas de cultivo

A menta é uma cultura fácil de produzir, além de se autopropagar com bastante facilidade. O solo deve ser fértil e bem drenado, com pH entre 6,0 e 7,0. Prefere receber luz solar direta, durante pelo menos 4-6 horas, mas também é tolerante à sombra parcial.

Requer regas regulares de forma a manter o solo constantemente húmido, sem encharcar. Em termos de temperatura, desenvolve-se melhor em climas amenos, evitando extremos de calor e frio.

Podas regulares ajudam a promover o crescimento saudável e a evitar que se espalhe descontroladamente.

 

Sementeira/plantação

Se pretender semear menta, pode fazê-lo diretamente no solo ou em vasos. A sementeira deve ser feita superficialmente, devendo germinar ao fim de uma a duas semanas.

Pode também ser propagada por estaca, que é uma forma comum de plantar menta. Para isso, corta-se uma estaca saudável de cerca de 10-15 cm de comprimento, removem-se as folhas inferiores e coloca-se a estaca em água ou em solo húmido. A estaca deve ser mantida com luz indireta até que desenvolva raízes, o que pode levar algumas semanas.

A divisão de rizomas é outra maneira eficaz de propagar a menta. Para isso, desenterra-se uma planta de menta estabelecida e cortam-se os rizomas em partes mais pequenas, de forma que cada uma possua raízes e brotos. Posteriormente replanta-se em solo preparado, garantindo que cada nova planta tenha espaço suficiente para crescer.

Precedentes culturais a evitar: É apenas de evitar o milho.

Consociações favoráveis: Couves e alface.

 

Cuidados culturais

A menta não necessita de muitos cuidados culturais. O mais importante é proceder a uma rega regular, para que se possa manter o nível de humidade no solo, especialmente nos meses mais quentes, mas sem causar excesso de água. Como já referido anteriormente, devem ser promovidas podas regulares de forma a conseguir um crescimento mais vigoroso, removendo flores gastas. É de se evitar também o acumular de infestantes ao redor da planta, pelo que é aconselhável mondas regulares.

 

Colheita e conservação

As folhas de menta podem ser colhidas ao longo de toda a estação de crescimento, mas geralmente têm o melhor sabor antes de a planta florescer. As folhas mais jovens apresentam um sabor mais intenso.

Para colher deve ser utilizada uma tesoura de poda limpa, para cortar as hastes de menta cerca de 5-10 cm acima do solo. Isso promove o crescimento saudável da planta e permite colher mais folhas ao longo do tempo.

A colheita da menta não tem uma regularidade, podendo ser colhida sempre que necessário, removendo-se apenas o que vai ser utilizado para manter a planta robusta e produtiva. Para armazenar as folhas frescas, estas devem ser colocadas num recipiente com água e guardadas no frigorífico. A água deve ser trocada para manter a folhas frescas durante mais tempo. As folhas podem também ser secas, amarrando os caules em pequenos ramos e pendurando num local seco e com sombra. Outra opção também bastante prática é congelar as folhas de menta em cubos de gelo ou sacos, procedimento que ajuda a preservar as suas características organoléticas.

 

Leia também:

Manjericão

 

Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais FacebookInstagram e Pinterest.

Exit mobile version