Aromáticas e Medicinais

3 Óleos essenciais para ter sempre à mão

Devido às suas propriedades, os óleos essenciais de louro, de lavanda e de hortelã-pimenta são um bom aliado a ter por perto, especialmente durante o verão.

oleos essenciais

O verão chegou e com ele o calor, os jantares demorados com amigos e as festas de verão de que tantas saudades tínhamos. Mas o verão não

são só rosas, e há algumas situações que, quando o sol desperta, surgem como pedras no sapato. Por entre as mais comuns, destaco a malfadada celulite, os insetos que em zonas de campo não deixam ninguém usufruir do exterior, os escaldões, que, na realidade, devem ser evitados, a má circulação e, por fim, a sensação de pernas pesadas e cansadas. A Natureza, com toda a sua riqueza, dá-nos soluções naturais para todas estas situações!

Independentemente da estação do ano, usar óleos essenciais promove o bem-estar, fortalece o sistema imunitário e ajuda-nos a atenuar as maleitas e os sintomas comuns a cada estação do ano. Neste artigo, destaco três plantas portuguesas que estão na base de três óleos essenciais com particular benefício no verão: o óleo essencial de louro, o óleo essencial de lavanda e o óleo essencial de hortelã-pimenta.

Óleo essencial de louro

Laurus nobilis

Tipicamente português, o óleo essencial de louro, extraído a vapor de água da folha e do ramo do louro, é um excelente aliado no verão.

Topicamente, o óleo essencial de louro pode ser usado (devidamente diluído em óleo vegetal) para favorecer a circulação sanguínea, eliminar micoses e fungos e nutrir o cor cabeludo. Por ingestão, este óleo essencial pode ser usado na cozinha para dar aquele toque especial aos cozinhados.

louro

Laurus nobilis

Óleo essencial de lavanda

Lavandula angustifolia

O óleo essencial de lavanda, também designado por alfazema, é um dos mais conhecidos e usados em Portugal e tem como principais ações eliminar pensamentos negativos e estados de ansiedade e stresse. No verão, o óleo essencial de lavanda, além de promover o bem-estar, ajuda-nos a hidratar a pele no fim de um dia de praia, alivia a sensação de pernas pesadas e cansadas, permitindo-nos ainda relaxar e usufruir das férias com tranquilidade. Ideal para conseguirmos ‘desligarmo-nos’ das rotinas do quotidiano.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

Mentha piperita

Rico em mentol, o óleo essencial de hortelã-pimenta é muito utilizado em sintomatologias do foro respiratório, estimula a agilidade mental e potencia a concentração. Quando as temperaturas sobem, o óleo essencial de hortelã-pimenta refresca-nos e dá-nos a energia necessária para aproveitar cada segundo das férias de verão

hortelã-pimenta

Mentha piperita

Para ter sempre à mão

Partilho algumas sinergias – soluções naturais obtidas através da junção de óleo(s) essenciais e óleo vegetal – que pode usar por inalação ou topicamente e ter um verão em pleno.

Solução pernas cansadas

Para alívio imediato da sensação de pernas cansadas, deite dez gotas de óleo essencial de lavanda e dez gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta num frasco conta-gotas de 30 ml. Encha o restante com um óleo vegetal à sua escolha. Pode aplicar até três vezes ao dia para sentir frescura e leveza nas pernas.

Pés hidratados e protegidos

Para prevenir possíveis micoses e fungos em locais públicos, deite 15 gotas de óleo essencial de louro num frasco de spray de 30 ml e encha o restante com um óleo vegetal nutritivo como, por exemplo, o OV de amêndoas doces ou coco. Aplique nos pés antes de dormir para hidratar e criar uma barreira protetora.

Inalador refrescante

Coloque seis gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta num inalador pessoal e traga-o sempre consigo. Quando se sentir sem energia ou
cansado, pode inalar profundamente e sentir a frescura apoderar-se de si nos dias de calor intenso.

NOTA: Não usar em grávidas, asmáticos ou epiléticos.

Bálsamo pós-solar

Num boião de vidro, coloque três colheres de sopa de óleo vegetal de coco e junte 12 gotas de óleo essencial de lavanda. Para que a sensação de frescura se mantenha consistente, guarde o boião no frigorífico antes de aplicar. Aplique em todo o corpo após exposição solar prolongada.

 

Entre idas à praia e momentos em família, lembre-se que a aromaterapia permite-lhe prevenir inúmeras situações que, certamente, não quer que façam parte das suas férias de verão.

 

Texto: Liliana Santos

 

Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no FacebookInstagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar