“Lixo” transformado em apoios para instituições de solidariedade social no distrito de Évora
2ª fase da Missão Cascas Solidárias encerra com entrega de apoios monetários a instituições locais
Conclusão da segunda fase da Missão Cascas Solidárias, projeto-piloto de reciclagem de resíduos orgânicos desenvolvido pela Gesamb-EIM em conjunto com os 12 municípios da sua área de intervenção, foi assinalada com a entrega de apoios monetários a três Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do distrito de Évora, concretizando assim a vertente solidária numa cerimónia simbólica que decorreu no dia 16 de fevereiro nas instalações da Gesamb, em Évora.
Implementado em 12 municípios do distrito de Évora, o projeto que tem por objetivo principal acompanhar as rigorosas metas para a prevenção de resíduos a nível nacional e europeu, impulsionando o desvio de resíduos orgânicos de aterro por meio da sua reciclagem, chega agora ao fim da segunda fase, momento que fica marcado pela concretização da vertente solidária, que prevê a entrega de apoios monetários a três instituições prestadoras de cuidados a crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais, que foram sorteadas em setembro de 2021: a ASCTE – Associação Socio-Cultural e Terapêutica de Évora, a CERCIESTREMOZ – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL e a CERCIMOR – Cooperativa para a Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão de Montemor-o-Novo, CRL.
“Lixo” que significa solidariedade
A excecional participação dos cidadãos permitiu que se alcançasse uma taxa de adesão à compostagem comunitária de 89% e a entrega de mais de 1240 compostores domésticos, representando as duas soluções em conjunto cerca de 2500 famílias aderentes e um total de 7200 cidadãos que já reciclam os seus resíduos orgânicos localmente por meio da compostagem com recurso aos equipamentos disponibilizados pelo projeto. Além de todos os benefícios ambientais para a região que podem ser retirados da prática da compostagem, também a solidariedade social marcou este projeto, ao transformar o “lixo” em apoios monetários a entregar a IPSS locais.
O valor atribuído às três instituições de solidariedade social foi calculado em função da quantidade de biorresíduos desviados de aterro e do número de equipamentos domésticos e comunitários distribuídos, o que resultou num montante total de 12 mil euros para o qual todos os aderentes contribuíram, tendo sido entregues 4 mil euros a cada uma das IPSS beneficiárias. A concretização da vertente solidária culminou com a entrega simbólica deste valor, que aconteceu na manhã do dia 16 de fevereiro, numa cerimónia que teve lugar nas instalações da Gesamb em Évora, e que contou com a presença dos membros do Conselho de Administração da Gesamb e dos representantes de cada IPSS.
A Missão Cascas Solidárias surge no âmbito da 3ª edição do Re-Planta! e abrange as populações residentes nos 12 municípios de Évora servidos pela GESAMB, a saber: Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas e Vila Viçosa. A ideia principal é fomentar o espírito de comunidade e entreajuda, com vista à promoção de uma sociedade mais igualitária e sustentável. Com a reciclagem das cascas das frutas, legumes, talos, folhas (excluindo proteína animal, gordura e líquidos), todos os residentes destes concelhos estão a contribuir para angariar apoios para ajudar crianças e adultos com deficiência e necessidades especiais.
Fique a par de todas as notícias. Clique aqui.
Gostou deste artigo? Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.