Notícias

Myplant & Garden já plantou a sua primeira árvore em Milão

A International Green Expo vai participar na iniciativa que pretende transformar Milão numa cidade mais verde, através do projecto de florestação urbana “ForestaMI” apoiado pela Câmara de Milão.

O proposta do programa ForestaMI é plantar 3 milhões de árvores até 2030 — em adição aos 5,5 milhões já existentes — espalhadas pela área metropolitana da cidade.

É um projecto ambicioso, e no passado dia 25 de outubro, Myplant & Garden plantou a primeira árvore em pleno Parco Nord, tendo sido um ato simbólico do nascimento de uma nova floresta na cidade, que começará a ser efectivamente plantada na próxima primavera, com o plantio das primeiras 200 árvores, graças à contribuição dos vários expositores.

Este projecto é extremamente relevante nesta próxima década pois aumentar o coração verde das cidades tem resultados muito positivos — entre eles, a redução dos níveis de CO2 na atmosfera e outros gases poluentes, limitando assim o impacto da crise climática pela mitigação dos efeitos das ondas de calor e melhor controlo do fluxo de água durante as estações chuvosas.

Todos estes resultados oferecem vantagens para a saúde das pessoas, o que faz das florestas urbanas um investimento irrepreensível que beneficia directamente não só os cidadãos, mas também o valor dos imóveis, a resiliência do espaço urbano face às intempéries, a poupança energética e ainda a drenagem hidráulica das superfícies da cidade.

O Bosque da Myplant (Il Bosco di Myplant, em italiano) vai ser implantado dentro do velódromo do Parco Nord Milano. Uma vez crescida, esta pequena floresta será capaz de absorver cerca de 50 toneladas de CO2 todos os anos. As espécies a ser usadas neste Bosque vão desde o Quercus robur, Quercus cerris, Quercus petrae, e outras árvores de folha maior como o Acer, Carpinus betulus, Prunus avium, e arbustos vários.

O fornecimento destas plantas será assegurado por vários viveiros hortícolas e ornamentais da região também muito envolvidos no projecto.

As outras iniciativas

Este Bosque personifica uma visão ampla de promoção da consciencialização ambiental e compromisso social que são lemas centrais ao interno da International Green Expo. A par com o projecto florestal, serão ainda introduzidas duas outras iniciativas muito significativas:

  • Jardins da Myplant (I Giardini di Myplant), um concurso anual de design organizado pela Expo, dedicado à caridade e organizado em cooperação com a Fondazione Minoprio, que visa a remodelação de estruturas exteriores destinadas à assistência e protecção de pessoas em precária situação social e de saúde;
  • Reciclagem de Madeira Urbana (Riuso del legno urbano), que procura mostrar como deve funcionar e o que deve significar a economia circular numa cidade. Fazendo uso do capital natural da cidade — como por exemplo os resíduos produzidos pela poda ou queda de árvores instáveis devido à sua idade, doenças, desenvolvimento urbano ou normal regeneração da flora citadina — anulam-se parte dos custos e impacto ambiental associados a estas intervenções de limpeza e manutenção.

Como se depreende, esta será uma iniciativa muito dinâmica e ambiciosa mas igualmente necessária para bem do equilíbrio natural dos ecossistemas bem como da vida dos cidadãos.

Por essa razão se preza o contributo não só de todos os singulares envolvidos nesta obra mas das variadas empresas públicas e privadas que fizeram nascer este grandíssimo projecto bem no centro da cidade italiana de Milão.

Gostou deste artigo?
Então subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.

Poderá Também Gostar