Green On

Nogueira

Usa-se no tingimento natural a casca da árvore da nogueira, as folhas e o casco verde que protege a casca da noz interna.

Acompanho com atenção o ciclo de vida da nogueira, desde quando as suas folhas ainda estão a regressar da sua temporária nudez de inverno até à recompensante colheita das nozes. Uma das características da colheita é a mão que se tinge e recorda a poderosa propriedade desta magnífica árvore. O tingimento natural é ecológico e promove a revolução verde. As cores naturais, como comprovado por muitos dos estudos realizados, têm propriedades antibacterianas, inseticidas e propriedades medicinais, devido à sua origem natural. Usa-se no tingimento natural a casca da nogueira, as folhas e o casco verde que protege a casca da noz interna.

A noz, com as suas imensas qualidades terapêuticas, é usada desde a Antiguidade pelos seus extraordinários poderes curativos para dores de cabeça, em virtude da semelhança das dobras sinuosas do seu miolo com a estrutura e as dobras do cérebro.

O nome científico da nogueira, Juglans regia, visa homenagear o deus Júpiter. De acordo com a mitologia, Júpiter teve muitos filhos, tanto de deusas como de mulheres. Quando se apaixonava por mortais, Júpiter assumia diversas formas para poder aproximar-se delas. Similarmente, a nogueira assume muitos envoltórios antes de chegar o seu fruto.

Aplicação no tingimento natural

Antes de revelar a casca enrugada da noz, esta está envolta numa casca carnuda e verde. Esta casca não é comestível. Por essa razão, eu gosto de utilizá-la no tingimento natural. Tenha em mente, entretanto, que essas humildes cascas verdes produzem uma tinta extremamente forte em tom castanho. Após a colheita, basta remover a casca verde utilizá-la no tingimento natural sem previamente preparar o tecido com mordentes. Sim, simples!

As cascas podem ser utilizadas na hora ou secas para uso posterior. À medida que os cascos abertos são expostos ao ar, eles rapidamente começam a oxidar e a ficar castanho-escuros. Nessa etapa, as mãos são pintadas, por isso convém usar luvas ao manusear cascos não seco:, use luvas de borracha ou lave as mãos com frequência.

Relação psicoexistencial

A noz está associada à inteligência, sabedoria, conhecimento e inspiração. Algumas tribos nativas americanas acreditavam que simbolizava clareza e foco. Já as folhas são caracterizadas pelo número três. Ou seja, um conjunto de entidades genéticas, energéticas e espirituais ou, a ciência, a arte e a sabedoria ou, o Pai, Filho e o Espírito Santo… são apenas representações envolvidas na folhagem que se desenvolvem de forma alternada e são compostas por três folhas ovaladas que remetem para o feminino. Já a casca rija, que requer força física para se abrir, representa o masculino. Podemos concluir então que o impulso curador e transformador refletido na peça de tecido natural tingido por essa planta auxilia no equilíbrio para navegar entre a razão e a emoção, ou yin e o yang.

A quem se dirige

Aconselho o uso dessa planta através do tingimento natural a todas as pessoas que desejam a manutenção deste conceito de equilíbrio para aprofundar o saber sobre nós próprios a caminho da obtenção da consciência coletiva.

QUERO FAZER PARTE DA MUDANÇA

Revelart está a fazer um inventário colorido de plantas tintórias dos quintais de Portugal. Se quiser, poderá fazer parte desse processo criativo e colaborativo, recebendo em troca um documento em PDF com a introdução ao tingimento natural. Para participar é preciso ter a planta tintória mencionada no artigo em floração. Através do envio da planta (sem custos) para Revelart, vai contribuir para uma exibição final a ser realizada em prol das cores naturais de Portugal. Basta entrar em contacto, através das plataformas digitais, com a Revelart.

Poderá Também Gostar