A trepadeira-de-jade, da família das Fabáceas, é endémica das florestas tropicais das Filipinas.
A notoriedade desta trepadeira, lenhosa e volúvel, depende, quase exclusivamente, das enormes inflorescências pendentes, que chegam a atingir um metro de comprimento e cerca de uma centena de flores pedunculadas ao longo do eixo.
Nos locais mais quentes no Sul da Madeira, as flores ocorrem, normalmente entre março e junho, mas este ano, porque não houve o habitual arrefecimento de inverno, começaram a dar nas vistas na última quinzena de janeiro.
Pode viver ao sol ou com meia-sombra, florescendo melhor nos recantos com boa exposição pela manhã e resguardados dos raios solares durante a tarde.
O solo deve ser fértil, rico em húmus, neutro ou ácido. Enquanto está na fase de crescimento, deve ser regada com abundância, mas na fase adulta, a rega deve ser muito mais moderada.
A trepadeira-de-jade floresce abundantemente nos jardins madeirenses do primeiro andar fitoclimático, mas a frutificação é rara, possivelmente pela falta dos morcegos, seus polinizadores nas Filipinas.
As flores
A cor das suas flores papilonadas, entre o verde e o azul, é uma raridade, ou talvez caso único, no reino das plantas. Essa tonalidade está na génese do seu nome vulgar trepadeira-de-jade.
Strongylodon macrobotrys é o seu nome científico. Estas duas palavras associadas significam grandes cachos de flores com o cálice arredondado.
Sementes e frutos
Os frutos são vagens, oblongas ou redondas, que podem atingir 15 cm de comprimento e conter até 12 sementes. Multiplica-se por semente, mas só com temperaturas entre os 27 e 30 ºC.
A sementeira deve ser feita logo que as sementes estejam maduras.
Também é possível propagá-la por estacas, por alporquia ou mergulhia, no ambiente morno duma estufa.
Dimensão
Esta trepadeira tem um crescimento rápido e os seus ramos, com folhas persistentes divididas em três folíolos oblongos, atingem 15 a 20 metros de comprimento.
B.I.
Nome científico: Strongylodon macrobotrys
Nome vulgar: Trepadeira-de-jade
Porte: Trepadeira
Família: Fabaceae
Origem: Filipinas
Fotos: Raimundo Quintal
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.