Muito Sol e pouca água são suficientes para inundar o jardim e o terraço com as cores intensas das sardinheiras. Saiba como cuidar desta planta para desfrutar das flores até ao Outono ou mesmo ao Inverno.
A floração prolongada e a folhagem atractiva fazem da sardinheira uma das plantas de vaso mais apreciadas. A sardinheira pertence ao género Pelargonium que compreende mais de 250 espécies que se dividem em quatro grandes grupos.
A saber:
- Zonal, híbrido de P. zonal, que se destaca por uma mancha em forma de ferradura no centro das folhas;
- Gitanilla ou gerânio de hera (P. peltatum), ideal para cestas pendentes;
- Aromático, com odor a limão, P. citriodorum) com cheiro a rosa e P. graveolens, com folhagem muito perfumada.;
- P. grandiflorum que produz flores maiores e mais atractivas que as restantes. Excepto esta última, que oferece floração mais curta, as outras começam a decorar em Maio, podendo chegar até meados do Inverno em condições climatéricas favoráveis.
Nas regiões de clima quente, a sardinheira pode ficar sempre ao ar livre, enquanto nas zonas de invernos frios convém proteger com plástico ou trasladar para ambiente seco e fresco. Pode ser cultivada em vaso ou em maciços, desde que receba Sol directo e conte com sistema de drenagem que permita eliminar o excesso de água.
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.