Plantas

Sardinheira: floração prolongada com exposição ao sol

 

Muito Sol e pouca água são suficientes para inundar o jardim e o terraço com as cores intensas das sardinheiras. Saiba como cuidar desta planta para desfrutar das flores até ao Outono ou mesmo ao Inverno.

A floração prolongada e a folhagem atractiva fazem da sardinheira uma das plantas de vaso mais apreciadas. A sardinheira pertence ao género Pelargonium que compreende mais de 250 espécies que se dividem em quatro grandes grupos.

Leia também: Sardinheira, uma planta muito mediterrânica

A saber:

  1. Zonal, híbrido de P. zonal, que se destaca por uma mancha em forma de ferradura no centro das folhas;
  2. Gitanilla ou gerânio de hera (P. peltatum), ideal para cestas pendentes;
  3. Aromático, com odor a limão, P. citriodorum) com cheiro a rosa e P. graveolens, com folhagem muito perfumada.;
  4. P. grandiflorum que produz flores maiores e mais atractivas que as restantes. Excepto esta última, que oferece floração mais curta, as outras começam a decorar em Maio, podendo chegar até meados do Inverno em condições climatéricas favoráveis.

Nas regiões de clima quente, a sardinheira pode ficar sempre ao ar livre, enquanto nas zonas de invernos frios convém proteger com plástico ou trasladar para ambiente seco e fresco. Pode ser cultivada em vaso ou em maciços, desde que receba Sol directo e conte com sistema de drenagem que permita eliminar o excesso de água.

 

DE CHEIRO “Ballerina” é uma das variedades mais desconhecidas mas mais apreciadas. Conta com deliciosa fragrância a lima e menta e é de hábito rasteiro, muito prático para jardinagem em zonas mediterrânicas. Não gosta de ser encharcada.

 

ZONALE A variedade “Mr. Wren” do gerânio zonal (Pelargonium
zonale) é indestrutível e ao mesmo tempo bonita. Indispensável a aplicação de ferro na Primavera para evitar amarelecimento.

 

GRANDIFLORUM Os Pelargonium grandiflorum “Mme. Layal” são os mais elegantes e delicados de todas as espécies.

 

PELTATUM Nesta época, as sardinheiras mais utilizadas ao Sol-sombra são os P. peltatum “Christian”.

 

STELLAR As duas variedades mais procuradas pelos aficionados são as “Capullos rosa” e as “Stellar”. Entre as últimas, este gerânio “Orange pixie”, com delicadas flores de pétalas bicudas e folhagem matizada em verde e bronze.

 

Gostou deste artigo? Subscreva o canal da Jardins no Youtube e siga-nos no Facebook e no Instagram.

 

Poderá Também Gostar