Hortícolas

Bolbos com sabor: o outro valor das plantas!

Este mês, destacamos bolbos com sabor, do género Allium. Geralmente estas são espécies com valor ornamental, sendo cultivadas principalmente para servirem de alimentos.

Consoante as espécies, estes bolbos podem ser do tipo entunicado (cebola), escamoso ou sólido (alho).

Embora tenham um importante contributo no regime alimentar humano, podem ser nocivos para os animais.

Estas plantas são boas companhias de outras espécies no jardim, uma vez que a sua presença tende a protegê-las de doenças e pragas.

O nosso desafio é que conheça as principais características destes bolbos: a cebola, o cebolinho, o alho-francês, a chalota e o alho.

ALLIUM CEPA L.

Planta bianual de bolbo entunicado, originária do oriente europeu. No primeiro ano, dá um bolbo comestível de cor variável e, no segundo ano, dá um caule floral.

É cultivada para obtenção dos bolbos, existindo em muitas variedades. Folhas semi-circulares, ocas, achatando para o vértice e flores em inflorescências esféricas.

O fruto é uma cápsula com numerosas sementes, negras, angulosas e reticuladas.

18 a 24 de novembro

Família: Liliaceae.

Altura: 0,45-1 m.

Época de plantação/colheita: A cebola branca é semeada na primavera e colhida no verão. As cebolas de cor (amarelo ou vermelho) são semeadas no outono e no final do inverno, sendo colhidas no verão.

Condições de cultivo: Muito fácil de cultivar, geralmente semeada em viveiro e transplantada posteriormente para local definitivo. Plena exposição ao sol.

Regar sem excesso de água e, no final do ciclo, quando começam a secar as primeiras folhas, parar de regar, para que se forme a casca.

ALLIUM SHOENOPRASUM L. (cebolinho)

Planta de bolbo entunicado, originária da Eurásia, cultivada para obtenção dos bolbos e folhas. Raízes fasciculadas na base do bolbo. Bolbos muito pequenos (cerca de 1 cm) fasciculados.

Folhas comestíveis, verde-escuras, 1-2 por bolbo, finas e sub-roliças, quando frescas têm um suave sabor a cebola.

Flores comestíveis, rosa-pálido, agrupadas em inflorescências esféricas, no final da primavera, início do verão.

O Allium fistulosumcebolinha asiática – é muito semelhante ao A. shoenoprasum, sendo por isso frequentemente confundidos; uma forma fácil de os distinguir é pelas folhas. Enquanto o A. fistulosum possui secção de folha circular, o A. shoenoprasum apresenta secção semicircular.

Família: Liliaceae.

Altura: 0,15-0,3 m.

Época de plantação/colheita: É possível semear e colher em qualquer altura do ano.

Condições de cultivo: Muito fácil de cultivar, geralmente é semeado no local definitivo. Plena exposição ao sol e solos ligeiros bem drenados.

ALLIUM AMPELOPRASUM L. VAR. PORRUM (L.) GAY (alho-francês, alho-porro)

Planta de bolbo entunicado, originária da região mediterrânica e Norte de África, cultivada para obtenção de bolbos e bainhas das folhas.

Raízes fasciculadas na base do bolbo. Bolbos com túnica externa membranácea e sem ou com 1-2 bolbilhos. Folhas de limbo largamente lineares, planas, canaliculadas até 4 cm de largura.

Caule florífero robusto. Flores em inflorescência globosa. Fruto seco, de 3-4 mm, abrindo para saírem as numerosas sementes angulosas.

Família: Liliaceae.

Altura: 0,45-0,60 m.

Época de plantação/colheita: Pode ser semeado de fevereiro a setembro. Semeado em fevereiro, para colheita de junho a agosto. Semeado em abril-maio, para colheita do outono à primavera. E semeado de julho a setembro, para colheita de maio a junho.

Condições de cultivo: Espécie de crescimento fácil, que requer pouca manutenção. Prefere plena exposição ao sol e solos profundos e frescos desde que bem drenados.

ALLIUM ASCALONICUM L. (chalota-rosa)

Plantas de bolbo entunicado, originárias do Norte de África e Ásia Temperada, cultivadas para obtenção dos bolbos.

As chalotas distinguem-se das cebolas devido à produção de múltiplos bolbos (envolvidos por uma túnica ténue), enquanto a cebola produz apenas um.

Bolbos oblongos, avermelhados ou castanho-avermelha- dos, com cerca de 1,5 cm de diâmetro. Folhas longas, finas e cilíndricas e flores roxas.

Possuem um sabor semelhante ao da cebola, mas mais delicado, sendo por isso usados em vez da cebola em pratos e molhos mais refinados. Além da chalota-rosa (Allium ascalonicum) existe a cha- lota-cinza, da espécie Allium oschaninii.

Família: Liliaceae.

Altura: 0,15-0,45 m.

Época de plantação/colheita: Os bolbilhos da chalota-rosa são plantados no início da primavera, e os da chalota-cinza no outono, entre outubro e novembro. Colheita de junho a agosto, tal como o alho.

Condições de cultivo: Muito produtivo e de fácil cultivo, sendo por isso de presença obrigatória em qualquer horta. Necessitam de muitas horas de exposição solar. Preferem solos ligeiros e bem drenados.

ALLIUM SATIVUM L.

Planta vivaz de bolbo sólido, originária da Ásia Central, cultivada para obtenção dos bolbos.

Raízes fasciculadas na base do bolbo. Bolbo de 3-6 cm, composto por numerosos bolbilhos (dispostos regularmente à volta do eixo 10-14 dentes) oblongo-aguçados, arqueados e sésseis, os dentes-de-alho. Folhas planas, alongadas e finas.

Conforme a coloração da película que reveste os bolbilhos ser branca, rosa ou roxa, toma respectivamente o nome de alho-branco, alho-rosa (ou alho-temporão) e alho-roxo (ou alho-violeta).

Família: Liliaceae.

Altura: 0,30-1 m.

Época de plantação/colheita: O alho-branco e o alho-roxo devem ser plantados no outono. E o alho-rosa na primavera.

No entanto, a colheita de ambos é feita na altura do verão, assim que as folhas ficam amarelas, no primeiro caso (branco e roxo), oito a nove meses após plantação e, no segundo caso (rosa), quatro a cinco meses.

Condições de cultivo: Muito fácil de cultivar e de crescimento rápido. Pouco exigente em termos de água. Prefere plena exposição ao sol.

Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.


Poderá Também Gostar