
Características
A Primula acaulis, vulgarmente conhecida como Prímula ou Primavera, é uma planta herbácea anual de porte baixo, atingindo tipicamente entre 10 a 30 cm de altura. A sua folhagem é disposta em forma de uma roseta basal junto ao solo, com folhas de textura rugosa. A sua principal atração são as flores, que desabrocham no final do inverno e início da primavera, sendo uma das primeiras a adicionar cor ao jardim. O seu nome inglês “primrose” vem do facto de ser uma das primeiras flores de primavera em Inglaterra, em Portugal é das primeiras a florir no Inverno, pois os nossos Invernos assemelham-se às primaveras inglesas. As flores são constituídas por cinco pétalas e distinguem-se por nascerem com hastes muito curtas, parecendo estar diretamente inseridas na roseta foliar (daí o seu nome, acaulis, que significa “sem caule”). São muito apreciadas pela vasta gama de cores que apresentam nos cultivares modernos — incluindo tons de amarelo, branco, rosa, vermelho, roxo e azul — frequentemente com um centro contrastante.
Condições de cultivo
A primula deve ser plantada no outono ou no inverno, num compasso de plantação mínimo de 20cm. Prefere locais de meia-sombra ou sombra, com um solo fresco, húmido e com boa drenagem. Resiste bem ao frio, mas não tolera geadas nem o calor intenso.
Pode ser usada na varanda ou terraço, em vasos, floreiras ou cestos suspensos. Resulta bem em floreiras de janela ou até como planta de interior. Pode substituir as flores de corte. Nos jardins, é excelente para bordaduras e taludes.
Manutenção
A Primula acaulis é uma planta relativamente fácil de manter, desde que as suas necessidades básicas sejam atendidas. O fator mais importante é a água: a Prímula gosta de solo consistentemente húmido, mas nunca encharcado. O excesso de água pode provocar o apodrecimento das raízes. A rega deve ser mais frequente durante os períodos mais secos e quentes, e reduzida no inverno.
Para estimular uma floração contínua e prolongada, bem como para prevenir doenças fúngicas, remova as flores murchas, secas e velhas, removendo-as cuidadosamente desde a base. Durante a época de floração pode aplicar um fertilizante líquido equilibrado para manter o vigor da planta.
Leia também: