O poejo é ótimo para usar como repelente de insetos. Esfregue-o na pele em piqueniques ou quando andar a trabalhar no jardim durante as “épocas de insetos”.
Descrição
- Poejo inglês (Mentha pulegium): Perene resistente com 30 cm de altura.
- Poejo americano (Hedeoma pulegioides): Anual resistente com 30 a 40 cm de altura.
Flores: Flores tubulares lilases azuladas florescem entre meados e finais do verão nos pontos em que as folhas nascem dos caules.
Folhas: Ambos os tipos de poejo são membros da família das hortelãs e possuem os característicos caules quadrados. O poejo forma um tapete de folhas opostas com 2 cm de comprimento, ligeiramente pilosas, em caules rastejantes. O poejo americano é uma planta mais direita com folhas até 3 cm de comprimento.
Em locais protegidos, esta planta pode manter as folhas no inverno.
Sabor e fragância: Possui uma fragância a hortelã.
Como cultivar
Quando plantar: Semeie directamente no jardim cerca de duas semanas antes das últimas geadas. Plante estacas ou faça mergulhias do poejo inglês no início do verão; divida as plantas na primavera ou no outono.
Onde plantar: Prefere a luz direta do sol ou sombra parcial.
Solo e fertilidade: O poejo prefere solos húmidos de fertilidade mediana; aplique composto em anos alternados. O variedade americana necessita de um local fértil e bem drenado.
Espaço entre as plantas: Conceda 15 cm de distância entre plantas da variedade inglesa e 20 a 25 cm entre plantas da variedade americana.
Pragas: Afídios, aranhiços, pulgões, lagartas.
Colheita
Quando colher: Apanhe raminhos individuais de manhã, quando a planta tiver atingido pelo menos 20 cm de altura ou os caules tiverem 20 cm de comprimento. Para secar colha na primavera e no verão antes e depois do florescimento.
Como colher: Corte a ponta dos caules ou caules inteiros, vários centímetros acima da superfície do solo.
Secagem: Pendure os ramos pela base para secarem ao ar.
Utilizações: Esfregue poejos na pele para repelir de insetos. Ou apanhe um bouquet para enfeitar uma mesa de piquenique e esmague as folhas de vez em quando para libertarem a sua fragância. Junte folhas secas a almofadas repelentes de pulgas para os seus animais de estimação.
Livro “Manual prático de plantas e ervas aromáticas” de Miranda Smith
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.