Assim que nos aproximamos do Natal, surgem, nos centros de jardinagem, enormes manchas encarnadas às quais é impossível passar indiferente.
As Euphorbia pulcherrima são efetivamente as estrelas desta época e tornam-se um presente perfeito para amantes de plantas ou para curiosos que as queiram incluir nas decorações natalícias. São sinónimo das festas e conferem um alegre toque de cor aos invernosos dias de dezembro.
A “mais bela das Euphorbias”, como indica o seu nome em latim, é um arbusto originário da América Central, mais propriamente do México, razão pela qual se adapta ao clima mediterrânico. Em condições favoráveis, este arbusto pode crescer até 3,5-4m de altura e normalmente larga as folhas quando a floração começa. Ao contrário do que as pessoas acreditam, não são as flores que tornam encantadora esta planta, mas as graciosas brácteas que passam de verde a encarnado nesta época do ano e cuja função é proteger as pequenas flores ao centro.
Embora as “estrelas” mais comuns sejam as encarnadas, ao longo dos anos foram-se desenvolvendo cultivares de poinsétias que não só resistem melhor a ambientes interiores, como florescem durante mais tempo. Também se encontram plantas de diferentes colorações: branca, cor-de-rosa ou fúchsia, marmoreadas, cor de pêssego ou salpicadas.
Veja o vídeo:
5 dicas para escolher a sua poinsétia
1. Atenção à forma como está acondicionada a sua planta: é comum nesta época do ano as lojas terem plantas expostas em embalagens de papel, plástico ou malhas decorativas. Qualquer planta necessita de arejamento e exposição à luz, e as poinsétias não são exceção: quanto mais tempo permanecerem embaladas, mais rapidamente se deteriorarão.
2. Procure plantas maduras: evite plantas cujos bordos das brácteas ainda se encontrem verdes. Procure as estrelas com as brácteas mais encarnadas e ricas em folhas verde-escuras!
3. A escolha de uma poinsétia bonita e saudável também se prende com o formato que apresenta: a planta deve ter uma proporção equilibrada entre a sua altura e o
tamanho do vaso. Escolha plantas com folhagem densa e abundante em todo o caule e que não esteja estiolada! As plantas devem parecer compostas e robustas a 360º e não estarem demasiado altas ou despidas na base.
4. Um dos principais truques para assegurar que a sua planta vai durar mais tempo é garantir que tem caules rígidos e sem sinais de emurchecimento, quebra ou queda de folhas. Certifique-se de que todos os ramos mantêm a sua integridade.
5. Se adquirir as suas plantas fora de centros de jardinagem certificados, tem de ter mais atenção ao estado da planta. Deverá inspecionar a parte inferior das folhas para garantir que não levará para casa pragas e também examinar o solo para perceber se se encontra encharcado. Evite comprar poinsétias com solo encharcado, sobretudo se a planta apresentar sinais de emurchecimento pois pode indicar podridão das raízes.
5 dicas para prolongar a vida da sua estrela-do-natal
1. Cuide da sua poinsétia desde o momento da compra. Ao transportar a planta para casa, proteja-a de ventos frios e, caso não o façam, peça que a embalem em papel, apenas para o transporte.
2. Rega: esta planta não aprecia excesso de água pelo que o solo deve ser mantido ligeiramente húmido, mas nunca encharcado. Em vaso, faça o teste do dedo para garantir que se encontra seca ao toque até 4 cm de profundidade e regue caso esteja seca. Após cada rega, retire o excesso de água que drenou para o prato. Se optar por plantar a sua poinsétia no jardim, não regue por aspersão, optando antes por uma rega localizada, junto ao pé.
3. Assegure luz e temperaturas amenas! Embora as poinsétias sobrevivam em casa, devem receber luz suficiente. Colocá-las próximo de uma janela, idealmente com luz abundante, fará com que se mantenham saudáveis durante mais tempo.
4. Proteja-as de fontes de calor, evitando ainda que sejam expostas a grandes diferenças de temperatura, seja de portas para o exterior seja de aquecimentos ou lareiras.
5. Por fim e no final da floração, pode, fertilize e mantenha a sua planta num local soalheiro. Vai resistir às estrelas-do-natal?
Leia também:
Gostou deste artigo? Veja este e outros artigos na nossa Revista, no canal da Jardins no Youtube ou nas redes sociais Facebook, Instagram e Pinterest.