Lifestyle

Projeto Semear: sustentabilidade ambiental, económica e social

Nesta edição de final do ano 2021 e início do ano 2022, que é especialmente dedicada à sustentabilidade, não podemos deixar de falar de um projeto que muito nos orgulha e com o qual a Jardins teve a honra de colaborar durante este ano, o projeto SEMEAR. Um projeto que se destaca pela sua sustentabilidade ambiental, económica e social.

Foi estabelecida uma parceria e, durante este ano, grande parte dos vídeos que gravámos para as redes sociais (nossas e das marcas nossas parceiras, foram gravados nas instalações do SEMEAR Terra, na Estação Agronómica de Oeiras.

Foi uma iniciativa única e desafiante, e, pela primeira vez, a Jardins teve, com a ajuda das marcas, um projeto com uma componente de responsabilidade social e pôde, ao mesmo tempo que criava um conteúdo útil para o público amante de jardinagem, horticultura e bricolage, ajudar um projeto e uma instituição a melhorar as suas condições de trabalho.

“A revista Jardins garantiu a transformação do nosso espaço, permitindo aumentar o nosso impacto social e ambiental através da empregabilidade de pessoas com deficiência e sensibilização da comunidade para a inclusão e práticas ambientais, contribuindo para uma sociedade mais sustentável.”

JOANA SANTIAGO, PRESIDENTE DA SEMEAR

O que é o SEMEAR?

Este projeto é um sonho concretizado de muitos homens, mulheres e crianças com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID) que decidiram superar os seus obstáculos e dificuldades e construir para si uma vida nova, mais plena e feliz. Um programa da Associação BIPP que começou em 2014 e que promove princípios como o respeito, o empenho, a inovação e a sustentabilidade. É este sonho que o SEMEAR ajuda a tornar realidade. Atualmente, o SEMEAR conta com 42 colaboradores e, ao longo do programa, o SEMEAR já acolheu mais de 2000 voluntários.

O SEMEAR é composto por três projetos diferentes: a Academia, a Terra e a Mercearia.

“No SEMEAR na Terra, os nossos colaboradores assimilam a prática do trabalho com uma grande consciência ambiental. Produzem de forma biológica o melhor que a terra dá e fazem chegar às pessoas cabazes de frescos carregados de valor social.”

JOÃO AMADO, GESTOR DA SEMEAR NA TERRA

SEMEAR Academia

Iniciado em 2014, o SEMEAR Academia conta com o apoio da família Soares dos Santos, EEAGrants Cidadania Ativa e BPI Capacitar, além de beneficiar de um protocolo elaborado com o Instituto Superior de Agronomia (ISA), onde funcionam as suas aulas teóricas e práticas, no edifício da Abegoaria, que foi todo recuperado com verbas do projeto SEMEAR.

Este projeto de enorme relevância e que tem como principal objetivo a inclusão socioprofissional de jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento (DID) entre os 18 e os 45 anos, e tem por base um conjunto de formações certificadas que permitem o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos formandos e a sua integração no mercado de trabalho.

Contempla, igualmente, um acompanhamento de coaching (ao jovem e à empresa), de forma a garantir a sua autonomia e manutenção no posto de trabalho. Quando os jovens terminam a sua formação, são autónomos pessoal e profissionalmente.

“Aprender e ensinar, produzir e ajudar a construir projetos de vida – é aquilo que fazemos com as pessoas, comunidade e empresas..”

JOSÉ BLANCO, OPERADOR LOGÍSTICA

Formação

Neste momento, a formação é no sector agroalimentar e no desenvolvimento de competências, por forma a garantir a empregabilidade e inserção socioprofissional destes jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento nestas áreas laborais o modelo de formação é certificado e individualizado, sendo a equipa multidisciplinar, havendo participação de alunos da universidade através de mentoria bidirecional.

No ano de 2021, estão 67 jovens e adultos com DID em formação (+25% face a 2020) e 30 pessoas com DID apoiadas na inserção profissional. O curso tem uma taxa de 90% de conclusão de percurso formativo com sucesso e 60% de taxa de participação ativa no mercado de trabalho após o fim do curso, o que são números muito bons para este sector.

SEMEAR Mercearia

É um negócio social inclusivo que se dedica à preparação, confeção, transformação e venda de produtos gourmet artesanais com o propósito de empregar pessoas com DID. Ao mesmo tempo, este projeto procura combater o desperdício alimentar através da recuperação de produtos hortícolas e frutícolas em risco de irem para o lixo, pois não seriam aproveitados de outra forma.

A oferta do SEMEAR Mercearia é diversificada, passando designadamente por compotas e chutneys, temperos e biscoitos, que são vendidos individualmente ou em cabazes cuidadosamente preparados.

“O SEMEAR É um programa integrado que forma, capacita e integra na sociedade pessoas com dificuldade intelectual e do desenvolvimento.”

JOÃO AMADO, GESTOR DA SEMEAR NA TERRA

Os produtos são confecionados com o apoio de jovens adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, empregados e beneficiários dos vários projetos SEMEAR. Estes são responsáveis pelo processo de transformação (triagem dos produtos, lavagem, processamento manual e confeção), pelo embalamento e armazenamento do produto final.

Os produtos SEMEAR Mercearia estão disponíveis para serem adquiridos, tanto por indivíduos como por empresas que estejam interessados em produtos certificados de qualidade e carregados de valor social.

Além do que é produzido pelos formandos e voluntários do SEMEAR, também trabalham com agricultores e produtores locais que contam com o SEMEAR para escoar a sua produção. Em conjunto, partilham riscos e asseguram que os produtos mantêm a sua integridade natural. Graças à Mercearia, anualmente mais de 65.000 produtos gourmet são transformados, mais de 52 formandos com DID participam em formação prática na Mercearia e mais três pessoas com DID são empregadas, o que representa 40 por cento da equipa afeta à Mercearia.

SEMEAR na Terra

É um negócio social inclusivo que tem como objetivo formar, empregar e integrar socioprofissionalmente jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento através da produção hortícola biológica.

Este projeto dedica-se à produção hortícola biológica numa exploração agrícola com 9 ha (90.000 m2) e composta por culturas diversas, situada no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I. P. (INIAV), concelho de Oeiras.

Em cada etapa, a preocupação é sempre a de privilegiar o que é mais natural, próximo e sustentável. Apoia a agroecologia, ou seja, o tipo de agricultura que promove ecossistemas adaptados e perduráveis, quer a nível do processamento, quer da comercialização dos produtos. Ao mesmo tempo, o SEMEAR na Terra esforça-se por evitar o desperdício e criar uma maior proximidade entre produtores e consumidores, pela partilha de processos de produção, distribuição e consumo.

Assim, desde que as sementes são lançadas à terra até ao dia em que as hortícolas e frutos chegam à mesa, tudo está pensado para que o sabor final seja outro. O grande objetivo é apostar numa agricultura diferenciada que se baseia numa cultura de proximidade e, com isso, semear um futuro melhor.

Todo o processo do SEMEAR na Terra assenta em mão de obra especializada, através de colaboradores, estagiários e formandos com deficiência, em processo de aprendizagem prática.

Esta é uma produção agrícola biológica e urbana única, com uma área que produz e vende mais de 5000 cabazes de hortícolas por mês, produzindo anualmente mais de 27 toneladas de hortícolas. Em termos de gestão, tem 75 por cento de fundos provenientes de receitas próprias de vendas de cabazes e eventos, conta com a participação de 52 formandos nos trabalhos práticos de agricultura e seis trabalhadores permanentes com DID. Prémios e empresas patrocinadoras/beneméritas/doadoras/mecenas

“Na terra, aprendem a prática do trabalho com uma grande consciência ambiental.”

PAULO AUGUSTO, RESPONSÁVEL AGRÍCOLA SEMEAR

SEMEAR para Cuidar uma parceria de sucesso

As nossas marcas

Nada disto tinha sido possível sem a colaboração das marcas que acreditam nesta parceria e no projeto desde a primeira hora, e que se juntaram nesta iniciativa para transformar alguns espaços e munir a equipa do SEMEAR de ferramentas e produtos úteis para o desempenho das suas tarefas diárias de manutenção das hortas biológicas.

“Na Academia formam-se, aprendem, crescem, convivem, ensinam e ajudam causas. Tornam-se cidadãos activos!”

JOANA FIALHO, COORDENADORA DA FORMACAO

A zona de estar e refeições

O Bricomarché Portugal construiu connosco a série Para Fazer Você Mesmo, em que ao longo de cinco vídeos transformámos um espaço onde não existia nada num espaço de convívio, descanso e refeições para as pessoas que trabalham no SEMEAR. Um espaço que pode agora ser rentabilizado com eventos para empresas que vão fazer ações de team building ou de voluntariado e que ali podem ter refeições saudáveis ao ar livre e com produtos biológicos provenientes da horta e mercearia do SEMEAR. Nesta série de vídeos, com a preciosa ajuda do Paulo Augusto, responsável agrícola do SEMEAR, e do João e do Vitor, trabalhadores agrícolas, conseguimos fazer com os materiais e ferramentas das lojas Bricomarché, uma pérgula, uma mesa e dois bancos de madeira, um candeeiro, tendo ainda colocado um tapete de relva artificial e decorado o espaço com pufes, lanternas, vasos e cestos vários. O espaço ficou fantástico e valorizado.

“Na Mercearia transformam os excedentes da terra em produtos gourmet de elevada qualidade”

JOANA SANTIAGO, PRESIDENTE DA SEMEAR

O relvado

A criação de uma zona relvada era um sonho antigo da Joana Santiago e de toda a equipa do SEMEAR, para poderem receber as empresas que ali vão fazer as suas variadas atividades. Para isso a empresa Grass4you ofereceu os tapetes de relva que colocámos com a ajuda das ferramentas Einhell, e com a mão de obra da equipa do SEMEAR, da Jardins, da Grass4you e da Vasverde. O espaço mudou radicalmente e passou de uma zona árida de terra batida a um relvado luxuriante e verde. O sistema de rega Gardena, os adubos KB e o corta-relvas a bateria Einhell têm feito toda a diferença na manutenção diária deste novo jardim do SEMEAR.

Os trabalhos de manutenção

A Einhell prestou uma ajuda preciosa nesta iniciativa, oferecendo ferramentas e acessórios de jardinagem que usámos nos vídeos sobre podas de árvores, arbustos e sebes, limpezas e preparação do terreno, colocação do tapete de relva e sua manutenção.

Além de termos podido fazer vídeos didáticos para a audiência da Jardins, fizemos trabalhos úteis para o SEMEAR, e as máquinas oferecidas são imprescindíveis para uma série de tarefas quotidianas.

Trouxemos vários especialistas da Jardins e da Novagril, e gravámos alguns vídeos sobre preparação do solo, adubação, pragas e doenças, tendo a marca oferecido os produtos utilizados nos vídeos ao SEMEAR. Criaram-se sinergias muito interessantes entre os colaboradores da Jardins, das marcas e do SEMEAR, o que acabou por ser muito proveitoso e enriquecedor para todos.

“Produzem de forma biológica o melhor que a terra dá e fazem chegar até si cabazes de frescos carregados de valor social.”

ANTONIO SOTTOMAYOR, COORDENADOR DA ACTIVIDADE AGRICOLA

O canteiro de flores silvestres comestíveis

Para enquadrar a zona de estar e fazer a transição para um espaço mais naturalizado, existia um canteiro que com a ajuda das ferramentas Gardena e dos substratos Nutreasy foi plantado com uma bordadura de sálvias, perovskias, gauras e alfazemas, para garantir que nos cabazes semanais vão sempre algumas flores.

A manutenção das madeiras

São muitas as madeiras exteriores que o SEMEAR tem e que necessitavam de tratamento e manutenção. Com a ajuda da Dyrup e os produtos Bondex, fizemos o acabamento da pérgula que tínhamos construído. Pintámos também uns cadeirões feitos em paletes e que estavam a precisar de intervenção, e ainda aplicamos um óleo para tratamento do deck de madeira que existe no SEMEAR.

Poderá Também Gostar