As framboesas estão repletas de benefícios para o nosso dia-a-dia. Chegou a hora de ficar a conhecer as suas principais propriedades e usos medicinais.
As folhas e os frutos da framboesa podem ter diversas aplicações. O chá das suas folhas estimula os rins e relaxa os músculos uterinos, por isso é recomendada às mulheres. As raízes têm propriedades adstringentes. Como a raiz apresenta um alto teor de ácido tânico e gálico, tem propriedades antibióticas.
Vários são os remédios caseiros que pode fazer utilizando esta fruta:
Tintura para a asma
Adicione 4 colheres de sopa de folhas de lobélia a 4 colheres de sopa de sementes de lobélia (esmagadas) em 4 chávenas de vinagre de framboesa. Deixe repousar durante 2 semanas. Coe e tome à colher durante os ataques de asma.
Remédio para a tosse brônquica
Misture 1 colher de cada um dos seguintes ingredientes: musgo da Irlanda, consolda, lobélia, casca de cerejeira brava, verbena e semente de anis. Adicione duas chávenas de água. Deixe ferver até metade do líquido se evaporar. Coe e adicione 2 chávenas de mel. Deixe ferver novamente. Deixe estar mais 10 minutos em lume brando. Retire do lume e adicione 3 colheres de sopa de vinagre de framboesa antes de mexer bem e guardar no frigorífico. Tome 1 colher de sopa sempre que necessitar.
Tratar aftas com folhas de framboesa
Deite uma colher de sopa de folhas de framboesa numa chávena de água. Tape o recipiente e deixe assentar até arrefecer. Coe e aplique no interior da boca com uma cotonete várias vezes ao dia.
Chá de framboesa para a gravidez
O chá de framboesa vermelha facilita o parto se for tomado com frequência durante a gravidez. Pegue em 4 ou 5 folhas e deite numa chávena de água a ferver. Tape e deixe repousar durante 10 minutos. Coe e adoce.
Livro “Remédios caseiros com plantas” de Jude C. Todd
Gostou deste artigo?
Então leia a nossa Revista, subscreva o canal da Jardins no Youtube, e siga-nos no Facebook, Instagram e Pinterest.