O rabanete é uma hortícola que se pode cultivar o ano inteiro, quer na hora quer em floreira ou em vaso.
O rabanete (Raphanus sativus L.) pertence à família das Brassicáceas, onde se incluem também os diversos tipos de couves, brócolos, nabo, couve-nabo, agrião e rúcula.
Além de ser decorativo nas saladas, o rabanete possui um sabor levemente picante. É rico em fibras, vitamina C, ácido fólico e minerais como o potássio e o fósforo, além de antioxidantes. É calmante, diurético, mineralizante, alcalinizante, tónico para os músculos, antiescorbútico, aperiente e eupéptico. Pode ser consumido com as folhas, que partilham das mesmas propriedades.
Existem dois tipos principais de rabanetes:
Rabanetes de primavera, de cresci-mento rápido, aroma pouco intenso, cor branca, vermelha ou rosa; forma cilíndrica, oval ou esférica. Rabanetes de inverno, de cor branca ou preta, forma redonda ou alongada, de crescimento mais lento; são mais aromáticos. Incluem os grupos: “German Beer”, “Chinês”, “Daikon” e “Espanhol”.
Condições ótimas de cultivo
Requer um clima fresco e húmido. Embora se adapte a diversos tipos de solos, prefere solos férteis, de textura leve ou média, com intervalo de pH ótimo entre 5,5 e 7.
Sementeira e/ou plantação
Preparar o terreno de forma a deixar uma camada bem esmiuçada nos primeiros 5 cm de solo. Juntar cerca de 10 cm de composto à terra e misturar bem, numa camada de 30 cm. Armar camalhões de 1,20 a 1,50 m de largura ou semear em solo à rasa.
A sementeira é direta, fazendo-se praticamente todo o ano, em linhas espaçadas de 15 a 25 cm e um espaçamento entre plantas de cerca de 5 cm. A profundidade de sementeira é de 1 cm para variedades redondas e de 2-3 cm para variedades alongadas. Em períodos mais quentes, é preferível, independentemente da variedade, semear a maior profundidade. Fazer uma sementeira escalonada, um pouco todas as semanas ou quinzenalmente, permite obter uma produção contínua.
Rotações e consociações favoráveis
O rabanete é ideal para consociações, dado o seu ciclo de crescimento curto.
Consociações favoráveis: Alface, cenoura, couve-nabo, agrião, espinafre, morango, feijão, ervilha e tomate.
Para afastar a altica (Phyllotreta): Alface, hissopo ou hortelã-pimenta. A forma mais eficaz de evitar esta praga é, no entanto, o uso de uma rede ou manta térmica sobre a cultura, a partir da emergência das plantas.
Precedentes culturais a evitar: Tomate, beterraba, ervilha.
Cuidados culturais
É importante assegurar uma rega que mantenha um teor de água relativamente constante no solo, especialmente na fase final do ciclo cultural e em períodos de maior calor.
As condições desfavoráveis (calor, secura) provocam o fendilhamento das raízes e o aumento da sua fibrosidade.
Colheita e conservação
O ciclo cultural do rabanete dura de cerca de 30 dias no inverno e 50 dias no verão. Deve ser colhido no estado de maturação ideal, quando atinge o calibre máximo. Se se colher mais tarde, tende a tornar-se fibroso e a sofrer alterações no sabor devido à concentração de enxofre, passando de um agradável picante a um sabor acre.
Pode armazenar-se durante vários meses em caixas com areia, em local fresco, retirando a folhagem. O vinagre pode ser de malte, vinho ou sidra, podendo ser aromatizado com especiarias, deixadas no vinagre durante um mês. Também podem juntar-se, no frasco, sementes de mostarda, pimenta em grão ou malagueta seca.
Os rabanetes de inverno podem ser conservados sob a forma de picles*:
Escova-se e lava-se bem a casca.
Cortam-se os rabanetes em pedaços com o tamanho desejado.
Cobrem-se os pedaços com sal ou deixam-se em água salgada (100 g de sal por litro de água) durante 24 horas.
Colocam-se em frascos e cobrem-se com vinagre (uma camada de 1 cm ou mais sobre os rabanetes).
Fecha-se o frasco com tampa com recobrimento interior plástico ou papel de cera, para evitar que o vinagre corroa o metal da tampa.
*RECEITA DE HOW TO STORE YOUR GARDEN PRODUCE, DE PIERS WARREN, ED. GREEN BOOKS