Recorde de 2021: A STIHL gera mais de 5 mil milhões de euros em receita
- Novos recordes em quatro áreas: receita, vendas, produção e número de funcionários
- STIHL fortalece aliança internacional de produção
- Inúmeros novos produtos no segmento a bateria e a gasolina para profissionais e utilizadores hobby
O Grupo STIHL alcançou uma receita recorde de 5,06 mil milhões de euros no ano fiscal de 2021, o que equivale a um aumento anual de 10,4%. Excluindo os efeitos cambiais, a receita teria aumentado 12,3%. O Grupo, cuja sede está localizada em Waiblingen, na Alemanha, gerou 90% da sua receita de vendas no exterior. “Superámos as nossas próprias expetativas em 2021”, disse Michael Traub, Presidente do Conselho Executivo da STIHL, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados anuais da empresa a 26 de abril de 2022. “Não só alcançámos novos recordes em termos de vendas e produção, como também ultrapassámos a marca de 5 mil milhões de euros em receita pela primeira vez nos nossos 96 anos de história, apesar das circunstâncias extremamente desafiantes.” Embora a interrupção global das cadeias de fornecimento e a grave escassez de materiais e de pessoal tenham impactado significativamente na situação de fornecimento do mercado, a STIHL conseguiu manter a sua produção a funcionar a toda velocidade graças ao planeamento proactivo, permitindo continuar a fornecer aos seus clientes produtos STIHL da melhor forma possível. “Os novos recordes que alcançámos em receita, vendas e produção em 2021 são uma prova do excelente desempenho de toda a equipa STIHL e da enorme dedicação e flexibilidade demonstrada pela nossa força de trabalho”, acrescentou Traub. “Tornaram possível o impossível.” O quadro de funcionários do Grupo também está em níveis recorde. A 31 de dezembro de 2021, o Grupo STIHL tinha 20.094 funcionários em todo o mundo, o que equivale a um crescimento de 10,4% em relação ao ano anterior.
Crescimento em todos os mercados – equipamentos de jardinagem com procura particularmente alta
A tendência de jardinagem e “faça você mesmo” – com clientes que procura criar uma sensação de bem-estar em casa e compram produtos de jardinagem de alta qualidade – continuou em 2021. Muitos clientes, principalmente na Europa Ocidental e na América do Norte, têm vindo a explorar abordagens totalmente novas para embelezar os seus espaços verdes. Como resultado, a procura por produtos de alta qualidade e fáceis de utilizar que aumentam ainda mais o fator de bem-estar nas casas e jardins das pessoas foi particularmente forte. Inúmeras inovações de produtos e condições climáticas favoráveis também impulsionaram as vendas noutras partes do mundo. As vendas online também tiveram um crescimento significativo. A procura por produtos de consumo e profissionais aumentou em todas as regiões. A tendência para ferramentas operadas por bateria continuou no ano passado, particularmente no segmento de bens de consumo nos países industrializados ocidentais. No entanto, a procura entre utilizadores profissionais por ferramentas operadas a bateria de elevado desempenho também aumentou. A procura por produtos a gasolina da STIHL também permaneceu elevada, com as vendas também a aumentarem ano após ano neste segmento. “Estes números mostram claramente que os nossos clientes continuam a considerar ambos os segmentos como relevantes e importantes”, disse Traub. “É por isso que continuaremos a investir muito no segmento a bateria com visão de futuro, sem comprometer o nosso negócio de ferramentas a gasolina.”
Em muitos mercados, a STIHL poderia estar a vender mais ferramentas se existissem melhores condições da cadeia de fornecimento global. Conforme afirma Traub: “Estamos a fazer tudo ao nosso alcance para garantir que os nossos clientes continuam a receber os nossos produtos. No entanto, simplesmente não é possível prever com segurança a disponibilidade de produtos considerando os eventos atuais. Os problemas causados pela tensão existente na cadeia de fornecimento foram ainda exacerbados pelo conflito na Ucrânia”.
A STIHL faz investimentos significativos em alianças de produção, fabricando quantidades recorde
O Grupo STIHL investiu um total de 331 milhões de euros em 2021, 16,9 por cento acima do ano anterior. Deste montante, 91,8 por cento foram atribuídos a empresas de produção internacionais. “Os efeitos da pandemia de coronavírus mostraram mais uma vez a importância das cadeias produtivas e logísticas flexíveis e resilientes”, disse Traub. “Em 2021, fizemos investimentos não programados de várias centenas de milhões de euros nas nossas fábricas globais para a aquisição de máquinas e sistemas adicionais para tornar a aliança internacional de produção STIHL ainda mais resiliente e responder à elevada procura global por produtos.” Os maiores investimentos foram na produção de cilindros no Brasil, produção de barras nos EUA, produção de correntes na Suíça e produção de cambotas e plásticos na Alemanha. A produção funcionou 24 horas por dia em muitas das fábricas do Grupo.
- A empresa fundadora da STIHL na Alemanha registou o seu segundo maior volume anual de produção desde que foi fundada em 1926.
- A STIHL Inc., em Virginia Beach, EUA, aumentou a sua produção de cabeças de motor em 19 por cento em relação ao ano anterior. Ao intensificar a formação de funcionários, a fábrica conseguiu aumentar a sua flexibilidade para responder rapidamente às mudanças na cadeia de fornecimento e nas vendas.
- A STIHL China comemorou o seu produto 25 milhões na unidade de Qingdao desde a sua fundação em 2006. Graças a medidas para aumentar a eficácia, a unidade de produção chinesa conseguiu aumentar a sua produção em quase 50% em relação a 2019.
- A STIHL Brasil produziu o seu cilindro nº 100 milhões, em 2021. Desde a sua fundação em 1996, a unidade fabril de São Leopoldo ampliou a sua capacidade de produção numa margem considerável.
- A nova unidade de produção de plástico está programada para entrar em operação na STIHL Tirol no verão de 2022, o que aumentará significativamente a integração vertical neste local. O Grupo STIHL fabrica a maioria dos seus produtos a bateria (incluindo a STIHL MSA 300, a motosserra a bateria mais potente do mercado) na STIHL Tirol.
- A produção na fábrica de correntes STIHL na Suíça aumentou 20% em 2021, resultando num novo recorde de produção. A empresa também investiu consideravelmente na ampliação da sua maquinaria. Foi colocado um foco particular em máquinas especiais, que são desenvolvidas e fabricadas internamente e são usadas numa variedade de processos de produção e montagem de correntes.
- A ZAMA, uma subsidiária integral do Grupo STIHL, expandiu a sua gama de peças e fabrica carburadores de membrana e cablagens desde 2021. A produção de cablagens é um investimento no futuro, pois são necessárias em produtos movidos a gasolina e em todos as ferramentas operadas por bateria, bem como no cortador de relva robot iMOW.
Receita cresce na Alemanha apesar da tensão no fornecimento
A STIHL teve um aumento de vendas e receita na Alemanha em 2021. A procura entre utilizadores profissionais de silvicultura, construção, horticultura e paisagismo foi tão alta como a procura entre clientes particulares. A tendência de passar mais tempo em casa e investir na manutenção da casa e do jardim continuou nesta área. A loja online STIHL também registou um aumento de negócios na Alemanha. No ano passado, a forte procura de produtos foi afetada pela tensão contínua nos mercados de fornecimento, que se intensificou ainda mais no primeiro trimestre de 2022 devido à situação geopolítica. Como resultado, os concessionários autorizados STIHL e os clientes foram forçados a esperar – em alguns casos por uma quantidade significativa de tempo – pelos produtos encomendados.
Empresa fundadora da STIHL na Alemanha gera receita recorde e molda transformação
A ANDREAS STIHL AG & Co. KG, empresa fundadora alemã, continuou a crescer em 2021, gerando uma receita recorde de 1,59 mil milhões de euros. Este número equivale a um crescimento de receita de 15,2% em relação ao ano anterior. O número de funcionários aumentou 9,2% numa base anual para 5.748 em 31 de dezembro de 2021. Dessa quantidade, 4.094 trabalhavam em Waiblingen, 427 em Fellbach, 254 em Ludwigsburg, 896 em Weinsheim e 77 em Wiechs am Randen.
No meio da pandemia de coronavírus, a STIHL deu um passo importante ao concluir um acordo para salvaguardar empregos e operações até 2025. O acordo garante a continuidade do emprego na empresa fundadora, o apoio financeiro à formação e qualificação avançada e contínua e um investimento de 200 milhões de euros em edifícios e maquinaria. “A STIHL está atualmente a transformar-se em especialista em mecatrónica e software”, disse Traub. “O acordo para proteger empregos e operações é uma parte vital para garantir que seremos capazes de moldar e realizar mudanças e inovações nos próximos anos.” Para que possa desempenhar um papel ativo nessa transformação, a STIHL continua a investir em infraestrutura de IT, concentrada na empresa fundadora, bem como em investigação e desenvolvimento. A empresa também está a concentrar a sua atenção em áreas de negócios voltadas para o futuro, como baterias, eletrónicos, robótica, inteligência artificial e comércio eletrónico. A empresa fundadora da STIHL está atualmente à procura para preencher mais de 200 cargos, incluindo empregos para especialistas em engenharia elétrica, robótica, engenharia de software, mecatrónica, sistemas integrados e tecnologia da informação.
Inúmeros novos produtos movidos a bateria e gasolina para consumidores particulares e profissionais
Traub destacou que, na STIHL, o foco é o cliente: “Isso também se aplica ao desenvolvimento dos nossos produtos, que alinhamos sistematicamente com os requisitos dos nossos clientes. É por isso que estou tão feliz em ver tantos novos produtos a serem lançados desde o início de 2022 que facilitam o trabalho das pessoas na e com a natureza.” Mais inovações de produção estão a caminho.
O sistema de alimentação por bateria STIHL AP para profissionais, que já abrange uma dúzia de aplicações diferentes e mais de 30 ferramentas, deve ser implementado em vários produtos.
- A STIHL MSA 300, lançada em meados de março de 2022, é atualmente a motosserra a bateria mais potente do mercado. O seu enorme intervalo de desempenho abre uma nova dimensão de trabalho com motosserras em ambientes sensíveis ao ruído. A gama de aplicações estende-se desde o corte seletivo, poda e corte de árvores de tamanho médio até a construção com madeira. O equipamento responde às elevadas exigências dos profissionais de horticultura e paisagismo, municípios e silvicultura. Uma bateria novinha em folha, a STIHL AP 500 S, foi desenvolvido para alimentar a STIHL MSA 300. Graças à sua tecnologia inovadora de laminado elétrico, o novo pacote oferece excelente desempenho com baixo peso, além de duplicar o número de ciclos de carregamento possíveis, o que aumenta significativamente a vida útil da bateria em comparação com as convencionais baterias de iões de lítio. A capacidade energética também foi aumentada.
- A recém-lançada STIHL MSA 220 T é o principal produto da STIHL na linha de paisagismo a bateria. É a ferramenta ideal para trabalhos profissionais de manutenção de árvores e possui um cockpit de operação eletrónico com display LED de 180° que facilita a operação do equipamento em qualquer posição.
- Graças ao aparador STIHL RGA 140 a bateria, que está no mercado desde março de 2022, os profissionais dos municípios e dos serviços de manutenção de estradas, horticultura e paisagismo têm agora uma nova solução para a remoção de ervas daninhas e relva.
- O primeiro soprador de mochila movido a bateria da STIHL – o STIHL BGA 300 – está programado para ser lançado em setembro de 2022.
O sistema de bateria STIHL AK, projetado para utilizadores particulares e semiprofissionais, foi implementado noutra nova ferramenta, além das 12 já existentes. Graças ao seu comprimento total de 280 centímetros, a podadora STIHL HTA 50 a bateria, que estará disponível a partir de maio de 2022, pode ser usada para realizar a manutenção de árvores ornamentais e pomares a partir da segurança do solo. Vem de fábrica com a mesma corrente STIHL 1/4” PM3 que é montada nas podadoras profissionais da STIHL. Juntamente com o motor silencioso e de alto desempenho, a ferramenta permite um avanço rápido com um padrão de corte limpo. Dependendo do tipo de madeira, ramos com diâmetro de até 25 centímetros podem ser cortados com precisão.
Um novo produto foi adicionado à gama de sistemas de bateria STIHL AS juntamente com os dois best-sellers existentes – a podadora de jardim STIHL GTA 26 e a tesoura de arbustos STIHL HSA 26 – na forma do aspirador de mão a bateria STIHL SEA 20. Esta nova ferramenta prática é um dos aspiradores de mão de maior desempenho na categoria de 10,8 volts e é perfeito para limpar pequenas áreas graças ao seu impressionante poder de sucção e ampla gama de características standard.
O segmento acionado a gasolina também está a ser expandido:
- Quatro novas ferramentas — STIHL FS 361 C-EM, FS 411 C-EM, FS 461 C-EM, e FS 491 C-EM — estão prontas para se juntar à linha de foices a motor profissionais a gasolina. A área de novos produtos é ideal para trabalhos de corte e limpeza na manutenção florestal e paisagística, bem como para utilização por autoridades municipais e serviços de manutenção de estradas. Um diâmetro de corte estendido até 520 milímetros torna possível concluir os trabalhos de corte rapidamente e distribuir os recursos com eficiência.
- A motosserra a gasolina STIHL MS 162 está programada para ser lançada em julho de 2022. Esta motosserra de nível básico é ligeira e simples de usar, oferecendo uma excelente relação custo/benefício. Equipada com um motor STIHL 2-MIX com 1,2 kW de potência, é a ferramenta perfeita para preparar lenha, enfrentar projetos de construção com madeira e derrubar e podar árvores de menor porte em jardins.
- Muito aguardado pelos profissionais florestais, o novo sistema STIHL Hexa está disponível desde fevereiro de 2022 como um complemento às motosserras a gasolina no segmento de médio desempenho. A inovadora corrente Rapid Hexa de 3/8” da STIHL, com novo formato de dente e corte mais estreito, supera o desempenho de corte da STIHL Rapid Super de 3/8” em até 10%. Além disso, a novíssima lima de afiação Hexa de seis lados especialmente projetada para a nova corrente torna a afiação mais rápida da corrente no ângulo de afiação ideal. O sistema Hexa, uma inovação global com patente pendente, consolida mais uma vez a posição da STIHL como líder em tecnologia no sector.
- A podadora STIHL HT 135, com motor STIHL 4-MIX, é a ferramenta de melhor desempenho deste grupo de produtos da gama STIHL. Foi projetada para profissionais de manutenção de árvores, gestão de pomares e serviços municipais, remoção de madeira morta e danificada pela tempestade e corte de árvores de fruta.
- O combustível especial STIHL MotoMix testado e comprovado para todos os motores STIHL de 2 tempos estará disponível em breve na sua nova e atualizada formulação. O novo STIHL MotoMix ECO contém 10% de matérias-primas renováveis, reduzindo as suas emissões de carbono em pelo menos 8% em comparação com o MotoMix convencional. A STIHL MotoMix ECO não contém etanol e apenas quantidades mínimas de aditivos. O recipiente para o combustível especial é feito de pelo menos 50% de materiais reciclados.
A gama de limpeza STIHL foi ampliada com as lavadoras de alta pressão STIHL RE 80 X, RE 80 e RE 90. Estas ferramentas de nível básico são perfeitas para trabalhos de limpeza em casa ou em jardins. Todos apresentam tecnologia de alta qualidade, oferecendo uma excelente relação custo/benefício. A RE 80 X possui alça de transporte e não possui kit de rodas. A RE 80 e a RE 90 vêm com kits de rodas integrados. Além disso, a RE 90 também está equipada com suportes para cabos e mangueiras, bem como uma posição de estacionamento para desligar a lança de alta pressão durante os intervalos. A lavadora de alta pressão STIHL RE 140 PLUS também é nova. Com motor de indução sem escovas e bomba de alumínio de alta qualidade, é a lavadora de alta pressão mais potente da classe compacta da STIHL. Vem com uma série de recursos standard impressionantes, tornando a ferramenta simples e confortável de usar.
STIHL brand store faz com que as pessoas queiram estar ao ar livre
A nova COLEÇÃO STIHL já está disponível na loja da marca, bem a tempo para o início da temporada outdoor 2022. Ajustes descontraídos, design funcional e cores terra e naturais – como casacos de algodão inspiradas na tendência workwear ou t-shirts para jovens e adultos – são os destaques da nova coleção. Uma nova motosserra de brinquedo com a aparência da inovadora STIHL MS 500i reproduz de forma divertida todas as funções do adulto, desde a corrente móvel e substituível e o display de operação LED até ao novo design da barra.
STIHL TIMBERSPORTS® 2022 season: os espectadores estão de vota
Depois de ser dominado pela pandemia em 2020, e com 2021 vendo apenas um retorno à normalidade parcial, o calendário STIHL TIMBERSPORTS® está de volta com força máxima para 2022. Os espectadores irão voltar às competições individuais e por equipas que formam os destaques da temporada desportiva da madeira de 2022. O Troféu Mundial iniciará a temporada internacional a 28 de maio de 2022, na Rathausplatz, no coração de Viena, na Áustria, com o campeonato mundial de iniciados a decorrer um dia antes. O evento final da temporada será realizado nos dias 28 e 29 de outubro de 2022, em Gotemburgo, na Suécia, com um campeonato mundial por equipas com mais de 100 atletas programado para acontecer pela primeira vez em dois anos. Outras competições internacionais em 2022 incluem o Troféu Europeu na França e a Copa das Nações Europeias na Suíça.
Perfil da empresa
O Grupo STIHL desenvolve, fabrica e distribui ferramentas elétricas para silvicultura e agricultura profissional, bem como para manutenção de jardins e paisagismo, sector de construção e proprietários de jardins privados. A gama de produtos é complementada por soluções e serviços digitais. Os produtos são distribuídos através de concessionários autorizados e lojas on-line próprias da STIHL, que serão expandidas internacionalmente nos próximos anos – incluindo 42 empresas de vendas e marketing, cerca de 120 importadores e mais de 55.000 revendedores de serviços em mais de 160 países. A STIHL possui fábricas próprias em sete países: Alemanha, EUA, Brasil, Suíça, Áustria, China e Filipinas. A STIHL é a marca de motosserras mais vendida do mundo desde 1971. A empresa foi fundada em 1926 e está sediada em Waiblingen, perto de Stuttgart. Em 2021, a STIHL atingiu um volume de vendas mundial de 5.06 mil milhões de euros com uma força de trabalho de 20.094 pessoas.