Se existe o provérbio “fazer das tripas coração”, creio estar na altura de um novo entrar na gíria popular: “fazer das espinhas refeição”. Utilizar as carcaças de peixe para aromatizar um prato não é propriamente uma novidade. Não há programa de culinária nem livro de receitas que se preze que não mencione os tão afamados caldos.
No entanto, quantos de nós ignoramos este facto e optamos por usar os de compra? Sejamos sensatos: para quê gastar dinheiro se podemos fazê-los em casa, tirando partido daquelas partes do peixe que normalmente são descartadas? Usar a cabeça e as espinhas não só é uma ótima forma de poupar na cozinha, como também evita o desperdício.
Esta é uma receita fácil de preparar, com poucos ingredientes e que fica pronta em pouco mais de 30 minutos. Além disso, é bastante versátil, já que pode ser feita com diferentes tipos de peixe. Garanto-vos que ficarão deliciados com todo o sabor a mar que emana. Proposta perfeita para matar saudades dos dias de verão passados na praia.
Ingredientes
1 batata grande
1 colher (de sopa) de sal
1 dourada (espinha e cabeça)
1,3 l de água
300 g de tomate maduro
2 colheres (de sopa) de coentros frescos picados
1/2 pimento vermelho 1 cebola
1 dente de alho
1 alho-francês
2 colheres (de sopa) de azeite
150 g de cenoura
200 g curgete
Passo a passo
Descasque e pique finamente a cebola, o alho e a parte branca do alho-francês. Descasque as cenouras, a curgete e a batata, corte-as em pedaços pequenos.
Depois de tudo muito bem lavado, deite, num tacho, as cascas e os topos da curgete e da cenoura, juntamente com as cascas da cebola e a parte verde do alho-francês. Junte a espinha e a cabeça do peixe e a água.
Tempere com um pouco de sal e deixe ferver destapado em lume médio durante 30 minutos.
Leve ao lume, numa panela com o azeite, a cebola, o alho-francês e o dente de alho. Depois de amolecer, junte os restantes legumes. Tempere com o restante sal e tape.
Entretanto, adicione à panela com os legumes o tomate e o pimento vermelho, limpos de sementes e cortados em pedaços pequenos.
Com a ajuda de um coador, coe o caldo do peixe para a panela com os legumes. Mexa e cozinhe durante cerca de 20 minutos com a panela tapada.
Retire toda a carne que conseguir das cabeças e espinhas do peixe. Junte-a ao caldo, bem como os coentros picados.
Acompanhe a sopa polvilhada com coentros frescos (ou hortelã se preferir) e alguns croûtons.